SRZD



Chico Junior

Chico Junior

Jornalista, escritor, carioca, viajante. Trabalhou nos principais veículos cariocas, dentre eles, Correio da Manhã, Pasquim, O Dia, Jornal do Brasil e O Globo. Foi um dos fundadores do jornal Repórter, um dos ícones da imprensa alternativa no final da década de 1970. É autor dos livros Roteiros do Sabor Brasileiro e Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro, além de editar o portal Viagem e Sabor. E-mail: chico.junior@srzd.com

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



19/05/2012 17h54

Alguns sabores de Sergipe, a próxima atração dos Amigos do Maniva, no Rio
Chico

Os Ecochefs Maniva anunciam a próxima edição do jantar para os Amigos do Maniva. Assinado pelas chefs Teresa Corção, Margarida Nogueira e Ana Salles, o festim será no próximo dia 28 de maio, às 20h, no restaurante Aconchego Carioca (foto ao lado). Na ocasião serão apresentados alguns sabores de Sergipe, uma degustação de produtos originais do estado e queijos artesanais trazidos de lá.

Mas a matéria-prima deste banquete é criar um elo entre a cadeia produtora de alimentos e os convidados (consumidores finais). Por exemplo, a a mistura de cachaça, limão e mandioca, uma das bebidas servidas no menu degustação, composto de nove itens. Os clientes poderão saborear o famoso baby aipim com palha de carne seca feito por Teresa Corção; o bacalhau confit com abóbora e palmito pupunha assados, pesto de agrião e aioli, da Ana Salles; e o fondant de chocolate Amma com sabayon de cachaça, sobremesa da Margarida Nogueira. Os pratos serão servidos pelos Ecochefs Maniva, entre eles Kátia Barbosa, Jan Santos, Osvaldo Gorski, Ana Pedrosa e Bia Lopes.

O jantar custa R$ 150 por pessoa e as reservas devem ser feitas pelo telefone (21) 2273-1035. Toda a renda será revertida para os projetos do Instituto Maniva, que desenvolve projetos nas áreas de cultura, educação e agricultura.

Os Ecochefs Maniva, diretores do instituto, atuam como consultores junto às comunidades de agricultores familiares e promovem o fluxo desses alimentos para os restaurantes e consumidores diretos. São eles: Teresa Corção, Margarida Nogueira, Claude Troisgros, Ana Salles, Ciça Roxo, Ana Pedrosa, Flávia Quaresma, Frederic de Mayer, Joca Mesquita, Leonardo Araújo, Cláudio Lourenço, Ana Ribeiro, Ana Carolina Portella, Jan Santos, Kátia Barbosa, Bia Lopes, Oswaldo Gorski Castro, Marcelo Scofano e Vitor Brandi.

Menu degustação
Batida de limão e mandioca
Caldinho de aratu, leite de coco e aipim
Salada xeporgânica
Bacalhau confit com abóbora e palmito pupunha assados, pesto de agrião e aioli
Baby aipim com palha de carne seca
Degustação de queijos artesanais e passas de caju do Sergipe
Fondant de chocolate Amma com sabayon de cachaça
Tapioca bruleé de café e doce de leite
Café com tuilles do agreste

O Aconchego Carioca fica na Rua Barão de Iguatemi, 379 - Praça da Bandeira.


Veja mais sobre:Gastronomia

Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.