SRZD


19/05/2012 16h25

'Carrossel': ator conta ao SRZD como é trabalhar com elenco infantil
Sabrina Pirrho

A novela "Carrossel" estreia na próxima segunda-feira com elenco principal de crianças. Maioria dos personagens adultos é secundária e SRZD quis saber do ator Ithamar Lembo, que faz papel de Germano Ayala (pai do aluno Mario) sobre trabalho com elenco e seu personagem.

Foto: Lourival Ribeiro/SBTSRZD - Como é trabalhar em elenco com tantas crianças?

?Ithamar Lembo - Na verdade, a primeira vez que eu gravei com muitas crianças foi essa semana que passou, uma festa na escola, mas posso dizer que essa primeira experiência foi bem "intensa" (risos). Deu para comprovar que quando os diretores falam que é uma "coisa de louco", é mesmo! Mas também é gratificante, porque todos são talentosos, esforçados, adoram o que fazem e você percebe que estão dando tudo que podem para fazer seu trabalho. Na verdade, trabalham mais que o elenco adulto, porque a novela é delas e para elas, né? É uma experiência nova para mim um trabalho infantil. Está sendo bem legal, principalmente gravar com meu filho (Mario Ayala, personagem de Gustavo Daneluz), que é uma criança, mas no talento, na simpatia, no coleguismo é gente grande. O moleque é fera e, além da novela, já apresentou programas, está no elenco do musical "Família Adams" e eu acho até que é parecido um pouco comigo. E a minha filha (Diana Ayala), que ainda é bebê, mas muito linda.

SRZD - Nos conte um pouco de seu personagem.

?Ithamar Lembo - Eu faço Germano Ayala, pai do Mário. Germano é um cara simples, de poucos recursos, batalhador que ficou viúvo muito cedo e sofre muito com essa perda e, principalmente, com o sofrimento do filho sentindo a falta da mãe. Casa-se de novo e arruma mais uma coisa para causar sofrimento, já que seu filho e sua mulher não se dão de jeito nenhum. Ele quer o melhor para o filho, mas tem dificuldade de lidar com a situação, não consegue controlar a mulher, nem as atitudes do filho, principalmente porque trabalha demais para conseguir sustentar a família, que já é uma preocupação difícil de lidar. Mas a Escola Mundial e a professora Helena, aos poucos, vão colaborar para que essa família tenha uma convivência mais harmoniosa. Ah, e o Rabito, o cachorro da família, também vai fazer parte dessa mudança.

SRZD - Como foi a construção de seu personagem? Viu cenas da novela mexicana para alguma característica do Germano ou preferiu não assistir?

Ithamar Lembo - A construção foi tranquila, meio natural de acordo com o perfil do personagem e à medida que ia recebendo os capítulos. Como novela é uma coisa mais naturalista e meu personagem não tem uma característica marcante, diferente, você começa a gravar meio com a sensibilidade, vai se afinando com os parceiros, principalmente com minha mulher, feita pela atriz Nábia Vilela, e com o Gustavo Daneluz, que faz meu filho. Os diretores também vão orientando e o personagem vai surgindo naturalmente. Eu não assisti a nada da novela mexicana. Eu sei do sucesso que a novela fez, mas não assisti e não quero conhecer a história antes. Prefiro ir vivendo a trama sem conhecê-la. E quando você vê alguém fazendo, existe o risco de ser contaminado por aquilo, mesmo que inconsciente, e eu não acho legal, porque o estilo mexicano de interpretar é muito diferente do nosso. Achei melhor confiar no meu feeling e fazer do meu jeito.??

Foto: Lourival Ribeiro/SBTSRZD - Há quanto tempo você é ator e como passa sua experiência para as crianças?

Ithamar Lembo - Meu primeiro trabalho profissional, eu era mais novo que essas crianças da novela, lá se vão bem mais de 30 anos. Eu não tenho uma preocupação de passar alguma experiência para as crianças. Primeiro porque elas são muito bem orientadas pelos diretores, que são excelentes, principalmente o Roberto Menezes que é o "herói" que mais encara as feras. Segundo porque eu gravo muito pouco com elas, então não existe muito essa possibilidade. E terceiro porque elas gravam muito com Ilana Kaplan, Noemi Marinho, Henrique Stroeter, Fernando Beniniou, então eles estão muito bem assessorados pela direção e por artistas mais talentosos e experientes que eu. O que eu sempre procuro fazer é ajudar o Gustavo (Daneluz), que faz meu filho Mário. Aí sim, sempre que possível eu dou um toque, dou uma sugestão aqui outra ali, quando a gente está batendo um texto.??

Leia também:

- 'Carrossel': diretor e atores falam com SRZD sobre novela

- Entrevista com atriz Larissa Manoela, que faz papel de Maria Joaquina

- Veja aqui outras notícias de 'Carrossel'


Veja mais sobre:Carrossel

Comentários
  • Avatar
    18/05/2013 12:12:51mirella setaAnônimo

    oi todo mundo do carrossel eu queria trabalha na novela carrossel e meu sonho eu queria ver todo mundo do carrossel eu queria mesmo eu assisto todo dia carrossel eu amo eu queria que voces me escolhava pra. eu te amo todo mundo.

  • Avatar
    29/03/2013 16:15:57kaique bezerraAnônimo

    quero trabalhar no carrosel

  • Avatar
    27/02/2013 14:08:37samuel alves vaz brasilAnônimo

    trabalhar no carrossel

  • Avatar
    01/02/2013 21:18:54raissaAnônimo

    raissa

  • Avatar
    01/02/2013 21:17:26raissaAnônimo

    valeria

  • Avatar
    19/01/2013 17:53:49KELLYAnônimo

    eu quero participar no carrossel mechama para pardisipar pufavor ta txau

  • Avatar
    19/01/2013 17:47:28KELLYAnônimo

    eugosto do carrossel muito muito mesmo

  • Avatar
    19/01/2013 17:45:31KELLYAnônimo

    ola so

  • Avatar
    16/12/2012 19:54:38kleber lucas pereira romanoAnônimo

    GENTE eu gostaria muito de trabalhar na novela CARROSEL

  • Avatar
    30/11/2012 12:28:03esterAnônimo

    ola o meu nome e ester eu tenho12 ano eu queria fazer partin da novela as minhas colegas fala que eu so muito boa a cantar mim chama ta nao esquerce de mim eu so de belo horizonte de mg

  • Avatar
    23/11/2012 11:47:14luizgustavoAnônimo

    quero trabalhar na novela carrossel

  • Avatar
    04/11/2012 20:57:42cintiacristina da silvaAnônimo

    eu amei saber sobre voceis amo voceis de mais

  • Avatar
    11/10/2012 11:00:52ana paulaAnônimo

    oi amo muito voces assisto todos os dias carrocel e adorei a apresentaçoes de voces foquei emocionada te amooooooooooooooooooooooooooooooooooooo! 1111 de coracão voces são nª:01 para mim sem duvidaaa um beijo e amo muito voces xau!!!

  • Avatar
    08/10/2012 19:17:17matteo.antoniettiAnônimo

    ola.meu.nome.matteo.quero.moito.trabalha .da.novela.carrossel.eu.tenho12anos.gost o.muito.da.novelacarrossel.

  • Avatar
    02/10/2012 18:08:25Ana Luiza CaputoAnônimo

    eu quero trabalhar na novela carrossel porque é o meu sonho.E eu tem 8 anos

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.