SRZD | Decepção na safra mangueirense | Carnavalesco | Eugênio Leal


Decepção na safra mangueirense

Eugênio Leal | Eugênio Leal | 19/08/2008 15:34

No ano passado, a verde-e-rosa teve uma das finais mais bonitas do carnaval. Os quatro sambas finalistas eram de alta qualidade e poderiam representar a escola na avenida. Para 2009 a história é bem diferente. A safra é sofrível e a diretoria dispõe de pouquíssimas opções. Acredito que o enredo repetitivo e a sinopse por demais confusa e extensa foram decisivos para isso. 

Outro fator que colabora para a diminuição da quantidade de boas obras é a junção de três eventuais parcerias. Lequinho e Gilson Bernini, que polarizaram as últimas disputas, se uniram e ainda acolheram o recém-chegado Gusttavo Clarão. Já escrevi sobre isso antes: pode ser bom para eles, mas é péssimo para a agremiação. Se o resultado desta parceria não for dos melhores a escola se vê em maus lençóis.

Dos sambas que possuem seus áudios disponíveis na internet, três aparecem com fôlego para disputar a vitória. São os que analiso abaixo.

Lequinho, Jr.Fionda, Gílson Bernini e Gusttavo Clarão

Aconteceu o que eu previ. Como num time de futebol, "muito craque junto às vezes atrapalha". Alguém sempre se intimida ou tem que ceder em função do colega. Dificilmente o talento de todos aflora. 

O samba fruto da junção de parcerias é um reflexo deste processo. Sou fã de cada um deles e sei do potencial criativo destes grandes nomes, mas sou obrigado a reconhecer: a obra está abaixo do que cada um produziria isoladamente. 

Não é um samba ruim, entendam. É apenas correto e fluente - "padrão básico". Falta a ele o "algo a mais" que todos esperamos destes compositores. A letra é composta por chavões e soluções óbvias e a  melodia, embora muito animada, segue o mesmo caminho da falta de ousadia e criatividade. Acaba se destacando na baixa média da escola e se transforma num dos grandes favoritos, pois deve contar com uma "mega-estrutura" de quadra.

A excelente qualidade da gravação passa um clima de animação muito grande e encobre eventuais problemas. Poderia ter um andamento mais lento para que pudéssemos sentir melhor a melodia.  
 
Marcus Moniz, Renan Brandão, Machado e Marcelo Nunes

A parceria do inesquecível refrão "Então não chora Pierrot" (2008) não produziu para este ano uma passagem tão bonita quanto aquela. Mesmo assim conseguiu fugir do lugar comum na poesia e gerar a melhor letra da safra mangueirense. 

Os autores mostraram grande sensibilidade artística para contar de maneira diferente uma história que já estamos cansados de ouvir. Ser poeta é isso: buscar o diferente, o novo, sempre com beleza. Versos como "Brasil, no plural se tornou singular", "um dia o sonho migrou", "Pátria que sorri ao chorar" e "Mangueira, tradução mais singela" são exemplos de uma letra que vai além da sinopse e busca sua própria maneira de contar a mesma história. 

A melodia mantém o estilo do ano passado. É cadenciada e densa, sem deixar de ser fluente. Possui passagens bonitas e é fácil de cantar em desfile. Não apela para a animação fácil. É uma espécie de resistência consciente.Talvez por isso encontre rejeição por parte de alguns segmentos importantes. 

A aposta dos compositores não é na alegria, mas sim na emoção do mangueirense, o que se comprova no verso "Sou a força da paixão que cresce na dor". A indignação com o que aconteceu no ano passado, aliás, vai além e gera um verso que soa como uma bronca na própria escola e que poderia ser evitado: "Mangueira... tem um nome a zelar". 

David Corrêa, Marcelo D'Aguiã, Rosemar da Mangueira e Bizuca

Mestre é mestre. Mesmo sem fazer sucesso recentemente David Corrêa mostra que ainda tem o dom de criar. Ele volta à escola em que produziu seu último "hit" (Atrás de verde e rosa só não vai quem já morreu) com um samba tipo "arrasta povo", que pode desbancar os favoritos.

A grande proeza da obra é respeitar a batida da bateria da escola. Na gravação já fica claro que a melodia se encaixa de forma suave nos cortes característicos dos surdos da verde e rosa. Isso promete fazer a quadra balançar especialmente no refrão principal. 

Ele (o refrão) se utiliza da batidíssima fórmula da resposta ("A Mangueira é... guerreira"), mas com uma divisão diferente e gostosa. O verso "respeite o meu tamborim" é um dos lugares do samba onde se percebe a diferente musicalidade de David. Assim como em "o homem branco também bate tambor", em "Sertanejo, pantaneiro, repentista, sanfoneiro, boiadeiro cantador" e em  "visão de um sonhador". Acordes e entonações que alegram quem está acostumado com sambas quadradões montados sobre soluções melódicas e harmônicas previsíveis.

O samba, entretanto, está longe de ser uma obra-prima. Tem quebras repentinas de melodia em alguns trechos e rimas quebradas "aqui e ali". A letra procura fugir do "detalhismo" descritivo, mas carece de maior requinte poético em algumas passagens.


Para comentar essa notícia é necessário estar logado. Por favor entre o seu login e senha no formulário abaixo. Caso não possua um, clique aqui para criar o seu.


Postado por:AVALLONE | 26/08/2008 01:06:41

PARA A AVENIDA SÓ VAI UM SAMBA E SE ESSE RAPAZ TIVESSE A CAPACIDADE DE ESTAR CONCORRENDO NA MANGUEIRA NÃO ESCREVERIA TANTA ASNEIRA. A VOZ DO SAMBA É VERDE E ROSA E "NEM CABE EXPLICAÇÃO".

Postado por:Luis Araujo | 22/08/2008 17:32:13

A pior safra da Mangueira em 5 anos. Ainda bem que é só um que vai pra avenida.

Postado por:GLORIOSO | 22/08/2008 15:18:43

Um amigo meu,tem uma música que num trexo diz: "se nas ruas eu disser que sou Deus,alguém irá acreditar". Pois digo diferente: "se o Eugênio disser que é Deus,haverá quem lhe dirá amém,meu pai".

Postado por:Ricardo Dias | 22/08/2008 05:30:04

Eugênio Leal, estou, ou melhor, estamos no aguardo de suas análises dos sambas de outras agremiações, principalmente as de patrono. Aliás acredito que as de patrono deva falar que a safra é maravilhosa.

Postado por:RICARDO | 22/08/2008 01:32:33

PARABENS sr. EUGENIO LEAL, o senhor almejou o que buscava, polemizar. Por favor deixe a MANGUEIRA EM PAZ, já disse, e agora repito, nada irá abalar a VERDE E ROSA, ela é milhões de anos luz, maior que eu, maior que o senhor. Este site não necessita de polêmica, o hino que vier, será cantantado com orgulho, amor e paixão por nós mangueirenses de alma, e coração. SER MANGUEIRA, SER VERDE E ROSA....... É SER FELIZ, É TER AMOR NO CORAÇÃO................

Postado por:Penelope | 21/08/2008 22:10:40

Por sinal já comentei que o menos ruim NA MINHA OPINIÃO é do Lequinho, Jr.Fionda, Gílson Bernini e Gusttavo Clarão, mas concordo quando o samba cai na mesmice utilizando a mesma estrutura de sempre, mesmo desenho melódico estrutura e poética. Mas até o momento é menos mal.....

Postado por:Penelope | 21/08/2008 22:06:08

Ricardo, a questão de entendimento do texto acho que não é problema meu, em que momento faltei com respeito a entidade MANGUEIRA ????? só ainda não ouvi um bom samba , posso ????? Aliás , realmente não ouvi o do ìndio que por sinal conheço muito mais do que o senhor possa imaginar e sei do talento que possui , quem sabe não gostarei ????? Agora torno a repetir ainda não ouvi um bom samba .... por caso o senhor escreveu algum deles ???? não se irrite o poeta não acerta todo o ano.... se acompanhasse meus comentários saberia que não rendo homenagem pra ninguém , muito menos pra compositor nenhum... a Manga está a parte.... aliás torço muito que apareça uma ótima composição para defender a escola na avenida, como vê eu falo uma coisa o senhor entende outra ....

Postado por:RICARDO | 21/08/2008 21:11:50

É, CHARMOSA (Penelope), voce assim como, wagner e outros poucos, insistem, em corroborar o que este bloguista ( que se intitula compositor, porque venceu com um "sambinha", na gloriosa São Clemente), nas tolices descritas em sua coluna. Realmente sou um "filho da Mangueira", e por minha "mãe", se preciso for, morro por ela. Agora, quem é voce, pra dizer que "gostaria que fossem feitos comentários sustentáveis", dizer que os sambas são fracos, que essa, aquela parte do samba cai melodicamente e etc. Filha voce com certeza tem algum tipo de problema. Ele ( E.L.) em sua coluna, só comentou 03 sambas, Penelopizinha, voce teria a condição de me dizer algo sobre os outros sambas, este responsável pela coluna, teria tambem algo a falar sobre os outros sambas. Fica aí a questão, parece que nem voce, e muito menos ele, estiveram no PALÁCIO DO SAMBA, para assistir a, ERALDO, INDIO, GUSTAVO LOUZADA, CELSO TROPICAL e tantos outros. Já perdi a paciência com voce, que não tem qualquer tipo de conhecimento, e tambem poucos neurônios para entender aquilo que lê, é a típica COMENTARISTA DE FOFOCAS, POR FAVOR CALE-SE.

Postado por:Penelope | 21/08/2008 20:17:10

Sinceramente !!!!!!! Gostaria que as pessoas fizessem comentários mais sustentáveis para defender os sambas em questão, do que se posicionar como torcida organizada OS SAMBAS ESTÃO FRACOS !!!!!!!!!!! qual parte desta frase vocês não entenderam ??????? mostrem então porque é o contrário, o autor da análise , justificou samba por samba e acentuou com detalhes as falhas , as divisões do samba, as letras, e etc... é só contestar a altura.

Postado por:RICARDO | 21/08/2008 18:24:25

PARABENS sr. EUGENIO LEAL, o senhor almejou o que buscava, polemizar. Por favor deixe a MANGUEIRA EM PAZ, já disse, e agora repito, nada irá abalar a VERDE E ROSA, ela é milhões de anos luz, maior que eu, maior que o senhor. Este site não necessita de polêmica, o hino que vier, será cantantado com orgulho, amor e paixão por nós mangueirenses de alma, e coração. SER MANGUEIRA, SER VERDE E ROSA....... É SER FELIZ, É TER AMOR NO CORAÇÃO................

Postado por:GLORIOSO | 21/08/2008 17:23:19

Fábio,o que está sendo contestado,é a maneira com que ele expôs sua opinião,totalmente depreciativa e em se tratando de um colunista,beira a má vontade e o desrespeito com a ala de compositores e a escola.Justamente por também se tratar de um compositor,sabe dos sentimentos e emoções que os envolvem nos momentos de composições de suas obras,a não ser que seja um dos que só assinam...esses sim,são desprovidos dos sentimentos aos quais me refiro....

Postado por:Fábio | 21/08/2008 16:37:39

Bom ,eu particularmente gostei da safra. Não é nehhuma maraviiiiilha ,mas tem boas obras . Agora pessoal , ele é colunista ,ama carnaval como nós . E tem o direito ,como todo mundo de apresentar tua opinião .

Postado por:carrasco no samba | 21/08/2008 14:16:54

ué.... clarão nao foi pra mangueira com tantos campeonatos pela viradouro? kd sua genealidade??? rsrs

Postado por:JOÃO CARLOS SALVADOR PEREIRA | 21/08/2008 08:56:07

NOBRE EUGÊNIO... Posso talvez até concordar com o mínimo do mínimo de suas considerações, quando falas das composições e aprofundamentos de tais... Mas, existe uma regra bem clara na TEORIA DO CONHECIMENTO - onde diz que tudo tem que ter clareza e distinção. E isso a parceria do Lequinho têm na sua composição. Sem fazer arrodeios ele foi direto ao assunto. Vá a pelo menos duas eliminatórias no Palácio do Samba. Pois sua opinião para mim neste momente é pífia.

Postado por:Ricardo Dias | 21/08/2008 05:57:58

Eugênio Leal, não entendi esta sua análise e crítica aos sambas, sinopse e enredo da Mangueira. É muito estranho, que antes de ser escolhido o samba de 2009 e antes de ser apresentado na avenida o senhor dar os seus comentários. Como o senhor é do ramo, eu acho, sabe muito bem que samba enredo tem: o cantado nas quadras nas eliminatórias, o gravado no cd, o desenvolvimento do samba nos ensaios depois de escolhido e o no dia "d". O sr. já foi alguma eliminatória este ano da Mangueira? Pois se não foi fica difícil de analisar. Escutar gravações é molhe. Agora que escreveu o que escreveu o samba que ganhar vai criar polêmica aos mangueirenses, falsos mangueirenses e aos torcedores contrários à Mangueira. Agora o senhor terá que fazer análises de outras agremiações, principalmente de patronos. Não adianta que esse ano a imprensa não tumultuará a ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA.

Postado por:RICARDO | 21/08/2008 01:40:45

É wagner, a falta de amor no coração, nos faz ver o que é bonito, ficar feio, o que é atraente, ficar chato. Todos, como voce, devem realmente achar o enredo chato. Sabe o porque, é um enredo com conteúdo, com fantasias, com a verdade, ou seja, com a CULTURA. Cultura essa, desconhecida não só por voce, como tambem por muitos brasileiros. Querido Wagner, preste muita atenção neste carnaval, que não só voce, mas muitos brasileiros aprenderam um pouco da nossa cultura COM A NOSSA VERDE E ROSA. Amigo Wagner, FREQUENTE A MANGUEIRA, QUE O AMOR VOLTARÁ PARA O SEU CORAÇÃO.

Postado por:wagner | 21/08/2008 00:36:45

A Manga ja tem o enredo mais manjado possível para o carnaval de 2009 chato que dói, ae ter sambas concorrentes ruins já é de mais, ta realmente difícil pros lados da verde e rosa.

Postado por:Dennis Lira | 20/08/2008 23:21:51

Lamentável.... Eu acho que ele não teve a paciência de ouvir todos os sambas para comentar... ele so escutou os 4 primeiros pela ordem e escolheu 3.... Sambas como o do Indio da Mangueira e do Eraldo deveriam estar nas cabeças... Se for para escrever por escrever é melhor ficar quieto.

Postado por:RICARDO | 20/08/2008 17:45:51

É sr. EUGENIO LEAL, tem um puxador (interprete), que diz assim: A HOOOORA É EEEESSA..................... em vez de analisar os SAMBAS DA VERDE E ROSA, o senhor deveria, SIM, procurar um analista, conselho de amigo, E MANGUEIRENSE

Postado por:renato dos santos | 20/08/2008 17:31:45

Este tal de Eugênio Leal, talvez esteja procurando justamente o que esta encontrando, alguns minutos de atenção, devido ao que ele relata em seu comentário a respeito da safra de sambas da Mangueira, e além disso, ele não se deu nem ao trabalho e ao RESPEITO de comentar os outros sambas que ainda continuam na disputa! Infelizmente o sr. Sidnei Rezende não se preocupou em selecionar melhor os seus "blogueiros", permitindo que este sr. comentasse sobre alguns sambas, que podem até não vir a representar a Mangueira no carnaval de 2009. Este sr. Eugênio deveria se preocupar mais com a sua escola "ioiô" , que já desfilou com seus sambas e até hoje não conseguiu se firmar, então quem é ele? e com que direito ele se acha capaz de comentar sobre esse ou aquele samba de uma ecola do porte da Mangueira!

Postado por:RICARDO | 20/08/2008 15:49:55

Parabens sr. EUGENIO LEAL, o senhor conseguiu provocar o que buscava, polemizar. Por favor deixe a MANGUEIRA EM PAZ, já disse, e agora repito, nada irá abalar a VERDE E ROSA, ela é milhões de anos luz, maior que eu, maior que o senhor. Este site não necessita de polêmica, o hino que vier, será cantantado com orgulho, amor e paixão por nós mangueirenses de alma, e coração. SER MANGUEIRA, SER VERDE E ROSA, É SER FELIZ, É TER AMOR NO CORAÇÃO................

Postado por:JOÃO CARLOS SALVADOR PEREIRA | 20/08/2008 15:17:29

MEU DEUS AINDA EXISTEM SERES HUMANOS QUE PARA SUBIREM DESCEM AO CHARCO.... Comentários como: DECEPÇÃO... FRACO... com a safra de sambas da Mangueira é muita sacanagem. Tudo bem que não seja uma das melhores safras da escola, mas também não é das piores. Aliás, nunca vi uma safra ruin na manga não. É muita implicância com a Verde e Rosa. Sugiro que os cidadãos que não acompanham as apresentações desses sambas na quadra, deveriam ficar calados. "... A VOZ DO SAMBA É VERDE E ROSA..."

Postado por:Penelope | 20/08/2008 14:42:06

Como diria o amigo Antonio em um outro tópico degringolou de vez... mas estamos falando realmente de escolas de samba de verdade, rsrsrsr

Postado por:Sidnei Silva | 20/08/2008 14:28:54

Sr Eugenio, o que voce entende de samba enredo? é por que voce ganhou algumas vezes na são clemente, escola de segundo grupo, sem tradiçao. Voce anda muito mal-humorado, seria por que não ganha mais samba enredo???? nem a sao clemente aguenta mais os teus sambas??? primeiro se iguala ao lequinho, gilson, david.... para poder critica-los. INVEJOSO

Postado por:Jairo do Recreio | 20/08/2008 14:00:39

DESCULPE, NÃO PRESTEI ATENÇÃO NA PERGUNTA, ACHEI QUE FALÁVAMOS DA SAFRA GERAL E NÃO SÓ DA MANGUEIRA

Postado por:Jairo do Recreio | 20/08/2008 13:58:32

Ainda faltam os sambas da Portela, acho cêdo falar de safra. Vamos aguardar um pouco mais

Postado por:Penelope | 20/08/2008 11:30:47

Bem... Diogo Nogueira escrevendo samba enredo ... é um bom imitador do pai...

Postado por:GLORIOSO | 20/08/2008 11:14:46

Pelo jeito,já ví que aqui não será diferente,será apontado o samba do André Diniz como um dos melhores na Vila,o do Cláudio Russo na Beija Flor,do Diogo Nogueira na Portela,etc,etc,etc.......(e o samba vai perdendo a tradiçãaaaaao...e o samba vai perdendo a tradição,que saudade!...)

Postado por:Penelope | 20/08/2008 09:17:11

Sr. Ricardo , com todo respeito a vc e a Mangueira , amar a escola não significa dizer amém a tudo que os compositores escrevem e a tudo que a diretoria faz e nem tão pouco aos desmandos que uma determina gestão, pode fazer a uma escola. Amar uma agremiação é querer o melhor para ela e justamente por respeitar a escola como entidade é que devemos querer sempre o melhor enredo, o melhor samba e o melhor desfile. Separar o joio do trigo é justamente analisar o que está sendo feito e cobrar que seja o melhor. E neste momento é quando estamos escolhendo o que vai ser disputado ponto a ponto na avenida. Com carinho Penelope Charmosa!!!!!!!!!!

Postado por:CRAUDIA PANTERA | 20/08/2008 01:27:27

EU TENHO FALADO VÁÁÁÁRIAS VEZES ISTO NO ORKUT E EM VÁRIOS LUGARES, MAS AS DOENTES FANÁTICAS PELA MANGA NUNCA DERAM RAZÃO. MAS UM CARA Q ENTENDE MT DE SAMBA DISSE TUDO. REALMENTE ESTAMOS ASSISTINDO UMA DECADÊNCIA DA MANGA. POR OUTRO LADO, A PORTELA ESTÁ UM LUXO ,SUBINDO CADA VEZ MAIS ... As invejosas que se cuidem, pois tem 3 sambas de amigos meus que já ouvi que vão ABALAR Bangu, tudo para ser o melhor samba do ano. Vai, minha águia guerreira

Postado por:RICARDO | 20/08/2008 01:00:03

Penelope ( que não deve ser charmosa ), voce quando cai, vai ao chão, levanta-se e sacode a poeira, assim como todos nós. Acredito, talves, que voce não gostaria que alguem, no momento em que voce estivesse levantando, atirasse uma pedra, por pura vontade própria.As pesoas que aqui estão defendendo a ESTAÇÃO PRIMEIRA ( com certeza voce ainda não teve o prazer de conhece-la, mas terá, acredito eu.), e digo mais, todos nós temos vontade própria, e tecer elogios, não é para qualquer um. E a respeito desse "chororo" a que voce se refere, não é essa a palavra, mas sim, são pessoas apaixonadas pela VERDE E ROSA, e que a defendem seja por que motivo for. JÁ DISSE, E REPITO , O QUE ele QUERIA, ERA JUSTAMENTE POLEMIZAR - DE PÉSSIMA MANEIRA. REALMENTE UMA BOLA FORA, TAMBEM PARA O SITE. A propósito, voce deveria se apropinquar mais das pessoas de bom gosto, COMO NÓS MANGUEIRENSES. Existem polemicas boas, e as tendenciosas, de má intensão, saiba separar o joio do trigo.

Postado por:Serginho da Mangueira | 20/08/2008 00:44:23

Eugenio, gostaria que você ouvisse na quadra os sambas da Mangueira!!! acredito que sua opinião iria mudar muito!!! Existem além desses sambas pelos menos mais uns três que podemos considerar bons sambas!!! Incluiria os sambas de Celso Tropical; do Índio e com certeza o samba do Fininho!!!! São sambas que têm despontado na quadra!!!! Com relação à safra sofrível, ainda não vi nada muito melhor em nenhuma escola!!! Acho precipitados esses comentários nessa fase inicial de cortes!!! Forte Abraço Seu amigo Serginho

Postado por:Carlos | 20/08/2008 00:41:25

Que chavões na letra do samba de lequinho e cia. sr Eugênio Leal?? Cade os comentarios dos outros sambas que tb estão brigando?? E sao mt bons.. Pare de polemizar!! Lamentavel essa sua mais nova colocação sobre a mangueira!!

Postado por: | 19/08/2008 22:16:44

Por falar em safra sofrível, que texto sofrível... Como pode um senhor parcial e mau intecionado escrever para um respeitoso site como este? Acredito que ele tenha "passado o ouvido" nas obras e tenha dado essa lamentável opinião!!! Ele sequer cita os sambas do Índio da Mangueira e do Eraldo Caê, que juntamente com o Lequinho devem polarizar a disputa... Basta olharmos nas pesquisas, enquentes, comunidades em sites de relacionamentos que vamos perceber quanto é tendenciosa essa opinião!!! O site quando traz um texto desse "Decepção", concorda e acata essa opinião particular e mal resolvida!!! Que bola fora!!!

Postado por:Serginho | 19/08/2008 21:03:00

É isso aí Mangueira. A gente sempre colhe o que plantamos! Salve a Estação Primeira. Rumo ao Grupo A!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postado por:Penelope | 19/08/2008 20:45:15

Chororô de mangueirense , não tem jeito é em todo lugar. A safra está fraca mesmo como todas as outras escolas ainda não ouvi nenhum que realmente tivesse destaque , no caso da mangueira o menos ruim é do Lequinho, Jr.Fionda, Gílson Bernini e Gusttavo Clarão. Ainda é cedo, porém o jornalista assim como nós blogueiros, tem o direito de gostar ou não, claro que em momento de disputa , não favorece muito a uns e outros. E tempo blog sem polêmica, onde já se viu isso ???? ridiculo é o cara vir comentando um atrás do outro, texto perfeito, texto perfeito, você escreve bem, você escreve bem.... não tem opinião gente !!!!! Ficar rendendo homenagem é pra quem não tem o que dizer, nem sabe pra o que veio...

Postado por:Theus | 19/08/2008 19:26:35

Ricardo, falou pouco e bonito! Ele conseguiu polemizar...

Postado por:RICARDO | 19/08/2008 19:11:18

Parabens sr. EUGENIO LEAL, o senhor conseguiu provocar o que buscava, polemizar. Por favor deixe a MANGUEIRA EM PAZ, já disse, e agora repito, nada irá abalar a VERDE E ROSA, ela é milhões de anos luz, maior que eu, maior que o senhor. Este site não necessita de polêmica, o hino que vier, será cantantado com orgulho, amor e paixão por nós mangueirenses de alma e coração. SER MANGUEIRA, SER VERDE E ROSA, É SER FELIZ, É TER AMOR NO CORAÇÃO................

Postado por:Cassius | 19/08/2008 18:54:51

Voltando... Não ouvi quase nada da Mangueira, nem li direito os comentários, mas alguém aí falou que não era para ser parcial. Pelamor, se não fosse para ser parcial, para que teríamos de ter comentaristas? Para ficar em cima do muro? Se o comentarista não gosta da/do (ala de compositores / escola / enredo / carnavalesco) Mangueira, fazer o quê, é gosto/impressão dele, temos de cobrar argumentos, mas não dá para ficar pedindo imparcialidade, isso é coisa para a parte descritiva e informativa do site que, mesmo assim, nem sempre conseguirá ser imparcial 100% (vide a forma como os jornais tratam a reação do público a um desfile, isso é parcialidade em matéria jornalística etc).

Postado por:mARCELLE | 19/08/2008 18:51:31

mARIA APARECIDA TAMBÉM TEM O SEGUINTE O SAMBA DELES ESTANDO BOM OU RUIM É SEMPRE ELES QUE GANHAM MESMO NINGUÉM TEM PEITO DE TOMAR ATITUDE LÁ COM MEDO!!!

Postado por:Renata | 19/08/2008 18:47:07

Concordo com o Manoel. Faltou citar o samba do Eraldo Caê, que também merece destaque. Fora esses, a safra realmente veio fraca. Gosto de ouvir a opinião de quem sabe mais do que eu. Parabéns, Eugênio, pela coluna. Espero a sua opinião sobre as outras safras deste ano.

Postado por:Maria Aparecida | 19/08/2008 18:44:49

é que lá já tem ganhador sempre que começa pois o time que ganha é sempre o mesmo lequinho , Junior Fiunda e cia então desanima os compositores de verdade que gosta mesmo de samba e FAZ né!!!!!

Postado por:GLORIOSO | 19/08/2008 18:32:58

Galera,temos que por na cabeça,que é apenas a opinião pessôal do colunista. Dentro do preceito que rege uma bôa convivência,temos a obrigação de respeita-la,como também,temos o direito de discordar,até porque,o colunista não é o dono da verdade,mas devo confessar,que muito me estranha tal atitude e em se tratando de disputa de samba,não estou acusando nem insinuando,mas aprendí que tudo vale,por isso,não me deixarei levar,continuarei a prestar atenção nos outros sambas...

Postado por:Theus | 19/08/2008 17:58:09

A safra da estação primeira esta longe de ser deprimente! A MANGUEIRA tem 4 sambas que podem representar muito bem a escola...falar que o samba do Lequinho e cia é fraco é sacanagem... Pelo contrario, o samba é muito bom, superior ao do ano passado! Os comentarios desse colunista poderiam ser melhor...parece que ele quer ferrar com a imagem da VERDE E ROSA!

Postado por:Ricardo | 19/08/2008 17:14:47

Eugenio, sua preocupação parece ser polemizar sobre os sambas-enredo da verde e rosa, e principalmente sobre o samba, por sinal muito bem feito, pelas parcerias de LEQUINHO, JR., GILSON E GUSTAVO. Concordo com voce, sobre o andamento do samba, agora, dizer que tem samba apelando para a animação( O ÚNICO ANIMADO, É JUSTAMENTE DESSA PARCERIA). Voce como comentarista deste site, deve sim criar situações, mas não conflitos, muitas palavras colocadas em seu texto, deveriam ser aprovadas por SIDNEY RESENDE, justamente, no falar sobre o samba das parcerias MARCUS MONIZ, RENAN, MACHADO E MARCELONUNES, ao falar sobre resistência consciente, por parte de alguns segmentos da escola. Faça-me um favor, se isso fosse verdade, com certeza seriam cortados na fita. E tambem sobre a "apelar para animação fácil", os sambas-enredos já algum tempo, passa por isso, não só na MANGUEIRA, como em todas as escolas, tanto do especial, como no grupo de acesso. Abraços para os amigos deste site, e para voce EUGENIO LEAL, espero que tenha mais sorte da próxima vez, este site, não precisa polemizar, porque ele é cercado de amigos fieis.

Postado por:Manoel da Cunha | 19/08/2008 16:59:27

COMENTÁRIO BRILHANTE DO COLUNISTA EUGÊNIO LEAL, ESSA É A GRANDE VERDADE. SÓ ACRESCENTO A ESSA LISTA O SAMBA DO ERALDO CAÊ. É MUITO GOSTOSO ESSE SAMBA NA MINHA HUMILDE OPINIÃO, A SEGUNDA É MUITO BONITA, PRINCIPALMETE O VERSO QUE DIZ " VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE A LUTA", TIRANDO ESSES JÁ CITADOS PELO EUGÊNIO E ESSE DO ERALDO, A SAFRA É FRAQUISSIMA. POREM ACHO QUE A MANGUEIRA ESTÁ ENTRE O TRADICIONAL POÉTICO CADENCIADO E O MODERNO PORRADÃO OBA OBA. NA MINHA ÓTICA, ESTÁ ENTRE, MARCUS MONIZE CIA E LEQUINHO E CIA RESPECTIVAMENTE DENTRO DO COMENTÁRIO.

Postado por:Mangueirense | 19/08/2008 16:51:01

Uma safra que conta com 21 concorrentes, ter 6 sambas que podem representar muitíssimo bem a Estação Primeira de Mangueira na avenida, é louvável. Veja a letra, além desses três citados, veja o samba do Aníbal, o samba do Índio, do Tuaregue, e do Celso Tropical. Antes de fazer qualquer avaliação temos que entender a proposta do enredo. Será que a proposta é tão óbvia e lógica como foi falado? Falta pesquisa e conhecimento na avaliação, que é PARCIAL, e sem nenhuma base clara de comparação. Falta conhecer bem a obra de Darcy para entender a proposta do enredo. E desde quando com 1 mês das obras, é momento para se avaliar?! E por gravações feitas onde alguns tem a oportunidade de fazer boas, e outros nem tanto. Só teremos a cara quase verdadeira dos sambas no início de outubro, e só depois das adaptações feitas pelo intérprete oficial na escolha, e a gravação dos cds, é que poderemos dizer como ficou o samba. AVALIAÇÃO SEM BASE E PARCIAL. Será que enredo bom é falar do "biscoito", da "bicicleta"?! Esse na visão desse comentarista deve ser grandes enredos, que com certeza proporcionam grandes momentos culturais na avenida.

Postado por:Bianca Cernigoi | 19/08/2008 16:35:44

Temos que tirar o chapéu pro Eugênio Leal, pois é um cara critico e vencedor de sambas. Realmente o melhor samba pra 2009 na Mangueira é do Marcus Monis, Renan Brandão, Machado e Marcelo Nunes. É um samba que tem a cara da Mangueira e leva qualquer mangueirense a bater no peito, cantando o samba com raça e AMOR... EU SOU A FORÇA DA PAIXÃO!!!!!!!

Postado por:Amilton | 19/08/2008 16:20:21

A manga tem letras boas, o problema está na musicalidade/melodia, que deveria ter sido melhor.

Postado por:Marcelo | 19/08/2008 16:19:22

Eugênio, em minha opinião, o samba do Indio da mangueira&cia também é merecedor de analise(aliás todos são). Pra ser sincero, eu prefiri o samba do Rosemar no ano apassado sem o David Corrêa(com os devidos respeitos e reverencias a esse grande compositor). Concordo com a sua analise em relação as outras parceiras em questão. "Que pena Mangueira"

Postado por:Brian | 19/08/2008 16:13:52

A safra realmente deixou a desejar , porém havendo apenas um samba que seja o que a escola quer pra desfilar , já é o suficiente. E esse samba é o samba de Lequinho Clarão e cia. Uma verdadeira pancada capaz de não deixar sequer um torcedor na avenida sentado . Verdadeira obra prima dessa parceria que tem esse ano o reforço do Gusttavo . Parabéns aos compositores .

Galeria do Carnavalesco