SRZD



Chico Junior

Chico Junior

Jornalista, escritor, carioca, viajante. Trabalhou nos principais veículos cariocas, dentre eles, Correio da Manhã, Pasquim, O Dia, Jornal do Brasil e O Globo. Foi um dos fundadores do jornal Repórter, um dos ícones da imprensa alternativa no final da década de 1970. É autor dos livros Roteiros do Sabor Brasileiro e Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro, além de editar o portal Viagem e Sabor. E-mail: chico.junior@srzd.com

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



17/04/2012 22h01

Aconchego Carioca faz jantar especial para o Instituto Maniva
Chico Junior

katita barbosaO cardápio será assinado pelos chefs Kátia Barbosa (na foto ao lado), do restaurante de comida brasileira Aconchego Carioca, e Jan Santos, do bar especializado em gastronomia espanhola tradicional, Entretapas, no Humaitá. As mesas serão servidas pelos chefs Teresa Corção (O Navegador), Flávia Quaresma, Ciça Roxo, Ana Salles, Ana Ribeiro e Margarida Nogueira. O motivo: lançamento do Projeto Amigos do Maniva, ou seja, do Instituto Maniva, criação de Teresa Corção.

E esse jantar especial vai acontecer a partir das 20 horas do dia 23 de abril (segunda-feira), dia de São Jorge, no restaurante Aconchego Carioca, na Praça da Bandeira, ao preço de R$ 150 por pessoa. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para o Instituto Maniva. As reservas devem ser feitas pelo telefone (21) 2273-1035.

Aperitivos
Caldinho de feijão preto servido com farofa de torresmo, harmonizado com a cerveja especial Colorado Demoiselle, uma cerveja escura, tipo porter que utiliza café em sua fórmula.

"Una tapa", uma fatia de pão coberta com queijo de ovelha curado da região da Mancha, chamado manchego, harmonizado com vinho de Jerez, vinho fortificado da região de Andaluzia, sul da Espanha.

Entradas
Refogado de feijão verde, harmonizado com a cerveja especial Colorado Cauim, uma cerveja clara, tipo pilsen que contém mandioca.

"Habitas con Jamón", baby favas verdes e tenras, refogadas no azeite de oliva extravirgem com "jamón serrano", harmonizado com a cerveja espanhola Estrella de Galícia, uma cerveja lager, elaborada com uma seleção de maltes e lúpulos ao estilo pilsener, leve, refrescante e aromática.

Principais
"Paella" de Verduras Orgânicas, harmonizada com a cerveja espanhola 1906, uma cerveja de coloração âmbar escuro, resultante da elaboração a partir de maltes torrados e o uso de duas variedades de lúpulos.  

Deus e o Diabo na Terra do Sol (na foto de abertura). Um risoto de arroz vermelho com queijo catiara da Serra do Salitre (MG), acompanhado de carne de sol. Harmoniza com a cerveja especial Colorado Indica, uma cerveja avermelhada, estilo India Pale Ale, de alta fermentação, além de generosas quantidades de malte, lúpulo e rapadura.

Sobremesas
Caipirim, um pudim de limão com calda feita à base de limão e cachaça. Harmoniza com cerveja Colorado Appia, uma cerveja tipo Weiss, que utilizar em sua composição uma mistura equilibrada de méis de abelhas.

 "Cacau y Pedro", mousse de chocolate fabricado com cacau orgânico produzido no sul da Bahia, e redução preparada com vinho de sobremesa Pedro Ximenez, servido com frutas vermelhas. Esta sobremesa é uma homenagem à Espanha e ao Brasil.

O Aconchego carioca fica na Rua Barão de Iguatemi, 379, Praça da Bandeira, Tel. (21) 2273-1035

Sobre o Instituto Maniva

teressa corçãoO Instituto Maniva , fundado pela ecochef Teresa Corção (foto), desenvolve projetos nas áreas de cultura, educação e agricultura. Utilizando a gastronomia como instrumento de transformação social, a organização iniciou suas atividades com as Oficinas de Tapioca em 2002, ensinando a mais de 3.200 crianças sobre as origens da mandioca e sua importância para o Brasil. Hoje os ecochefs diretores do Instituto Maniva atuam como consultores junto às comunidades de agricultores familiares promovendo o fluxo desses alimentos aos restaurantes e consumidores diretos.
Os ecochefs são uma rede de chefs de prestígio do Rio de Janeiro e da rede Terra Madre (Slow Food). São eles: Teresa Corção, Margarida Nogueira, Claude Troisgros, Ana Pedrosa, Ana Luisa Salles, Claudio Lourenço, Flavia Quaresma, Ciça Roxo, Frederick de Maeyer, Joca Mesquita, Leonardo Araújo, Ana Carolina Portella, Ana Ribeiro, Jan Santos, Kátia Barbosa, Bia Lopes, Marcelo Scofano, e Osvaldo Gorski Castro.


Veja mais sobre:Gastronomia

Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.