SRZD



Cadu Zugliani

Cadu Zugliani

Jornalista, trabalha no Sportv há 5 anos e na TV Globo há 18. Compositor campeão da Mangueira em 2004. Louco, amante, apaixonado por Carnaval, onde já fez de tudo um pouco, ou muito.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



16/04/2012 12h44

Enredos 2013: primeiras impressões
Cadu Zugliani

As escolas do Grupo Especial se adiantaram e já começam a definir seus enredos para 2013. E o que o que vi e ouvi, até agora, me agradou bastante.

As novelas da São Clemente em "Horário Nobre" mantém a pegada sensacional que a escola imprimiu em 2012. Repete a fórmula de juntar bons espetáculos, popularizar mais a escola e conseguir um bom samba. Aliado a  isso, está a mobilização que a escola da zona sul consegue para angariar recursos para o desfile e a permanência, mais do que merecida, do Fabinho como carnavalesco. Tomara que, se for repetido o sucesso do desfile de 2012, ela seja melhor julgada do que foi este ano.

Madureira vai guiar a Portela. O famoso e histórico bairro também pode ser bom combustível para, novamente, encher a alma do portelense de orgulho. Marca também a busca por passagens importantes da escola em seus 90 anos (que serão completados em 2013) e a possibilidade de homenagear sambistas que fizeram o nome do carnaval. Além de todos estes ingredientes, Madureira tem uma história rica mas que precisa ser muito bem desenhada e explorada pelo Paulo Menezes. É preciso fazer uma belíssima pesquisa para enriquecer e dar forma a todo o contingente de uma escola de grupo Especial.

Vinícius não é novidade, a novidade é a Ilha falar de Vinicius. A escola insulana vai apostando, definitivamente, numa mudança de postura. Ganha ares mais sóbrios em vez de apostar na alegria e na leveza que sempre foram a principal marca da escola. Aliás, mudança que já pode ser vista no desfile deste ano. Então o que falta à Ilha? Talvez mudar o estilo de samba para acompanhar o novo caminho. Vinicius pede um samba mais bonito, mais trabalhado e mais cadenciado do que as obras que a escola vem apresentando. Se é para mudar, então chegou a hora de mudar de vez!

Os cavalos da Beija-Flor me agradam demais. Talvez seja o animal mais presente na história da humanidade em passagens épicas de várias culturas deste mundo. Riquíssimo e cheio de variáveis possíveis para ilustrar o tema, a Beija promete vir galopando forte para recuperar o título perdido em 2012.

E o mais legal é que todos estes enredos citados acima nos permitem sonhar com bons sambas e, pelo menos, com uma repetição da boa safra deste ano. Vamos torcer!!!

Boas novas no Grupo A

A Império da Tijuca chegou com novidades e contratou Juninho Pernambucano. Fiquem tranqüilos, vascaínos, o seu time não vai ficar desfalcado por causa do carnaval. O carnavalesco, homônimo do craque, é formado em Três Rios, na escola Bom das Bocas, e é conhecido do mestre Capoeira. Quem já viu os desenhos do rapaz garante que vem coisa boa por aí. Bela aposta do Presidente Tê.


Veja mais sobre:Carnaval 2013

Comentários
  • Avatar
    18/04/2012 19:36:52Sol da meia-noiteMembro SRZD desde 09/04/2012

    a Beija-flor, chama de Amigo fiel um cavalo que quase ninguem tem convivio, bota minas como destaque em produção de café, se vende mais que mariola em trem e vem dizer que todo mundo que ataca este enredo de m... é fake de uma tal de duquesa, ah!Quem tá com ideia fixa é vc, se liga formiga, se toca motoca, meteram os pés pela cabeça sim e agora estão tentando consertar, não aceito se unirem o cavalo ao carregamento de café num enredo chamado de amigo fiel, é muito punk para minha cabeça!!!!!!!!!!!!!!!!!E com todos com quem falo as pessoas só falam que mmmmmmmmmmmmmm esta historia comprada, vendida e suja

  • Avatar
    18/04/2012 17:06:40Fabio FerreiraMembro SRZD desde 02/09/2009

    Calma pessoal, o dia da Beija Flor chegará o mais rápido que vcs pensam, ela pagará muito caro por esses anos de mandos e desmandos na liesa e no carnaval carioca...O dia que papai cantar para subir todos esses puxa sacos terão que escolher uma nova "profissão".

  • Avatar
    18/04/2012 17:00:57Fabio FerreiraMembro SRZD desde 02/09/2009

    É muito engraçado mesmo... Se a Beija-Flor vier falando de cocô o cara vai falar que é um excelente enredo pois ele existe desde que o ser humano apareceu na face da terra, e pq não falar dos dinossauros que também cagavam... Até onde eu sei o enredo é sobre o cavalo manga larga e não sobre qualquer cavalo, Já pensaram se o carnavalesco fosse o Max Lopes... Campeã com certeza né? Se este enredo fosse da Grande Rio ou da Imperatriz já estariam descendo o cacete nos comentários. Que a escola vai vir bem isso vai, ninguém tem dúvida, agora que é uma bosta é.

  • Avatar
    18/04/2012 08:13:25AndreMembro SRZD desde 17/07/2009

    Em primeira mão: Squel é a nova PB da Mocidade!

  • Avatar
    17/04/2012 21:37:17VerdeRosaFTMembro SRZD desde 08/04/2012

    Não estou me precipitando, apenas disse o que acho, que se o enredo for desenvolvido do mesmo jeito que este ano, seria um péssimo desfile, cheio de monstros, terrores, cores fortes... Não muita haver com o enredo.

  • Avatar
    17/04/2012 16:46:30Mauricio SantosMembro SRZD desde 01/02/2011

    Beija Flor é Beija Flor, em Abril falar que a Beija Flor não vai ser campeã por causa do enredo? é se precipitar um pôs título de sinopse não ganha nem perde carnaval, tudo vai depender da abordagem que a escola vai trazer, e do desenvolvimento da mesma e de quem vai abordar o tema, é a Beija Flor, ou poderia ser o Salgueiro ou a Mocidade e Portela, escolas que têm peso de bandeira, que fizeram e fazem história, os jurados analisam diferente.

  • Avatar
    17/04/2012 14:51:11VerdeRosaFTMembro SRZD desde 08/04/2012

    Ele deve ter esquecido da Mocidade, por ser a primeira a falar de seu enredo... E espero também, assim como o Marcelo Durval, que o enredo fale de todo rock, da história... E não focado no Rock in Rio. Assim como foi a Ilha este ano, falando das Olimpíadas em Londres, mas falou dela toda. Em questão do manga larga, acho que a Beija-Flor vacilou um pouco no enredo, mas se for bem desenvolvido, ela pode ser dar bem... Mas acho que campeã ela não é... E referente ao que o usuário BoadSamba disse, sobre 4 escolas, como Mocidade, Portela, Mangueira e Beija-Flor, meu filho... Bom de samba você não é. Te enxerga né! Até parece que essas escolas vão descer esse ano. Mesmo que faça um desfile horrível, a bandeira tem peso... Mesmo não concordando com isso. E principalmente sobre a Mangueira e a Portela. As duas escolas mais antigas do Rio. São um patrimônio do samba, não lixos como as trata. Meça bem suas palavras, pois você pode estar MUITO enganado. Tome vergonha na cara você.

  • Avatar
    17/04/2012 11:54:50Sol da meia-noiteMembro SRZD desde 09/04/2012

    Cadu seu artigo é um dos mais hipócritas que já li aqui nesse site e para seu governo, se vc entende um pouco de carnaval a globo tem feito péssimas transmissões do espetáculo erram muito, não mostram a escola, quantas ficaram prejudicadas pela falta de tato e conhecimento dos diretores?Boninho é o ó!!!!!!!!!, os diretores que fazem isso detestam e tem preconceito com todos do samba, meu tio é funcionário da globo e dá plantão na avenida e ouve horrores de preconceitos com a "Gentalha do samba", segundo eles.A liesa ao vender a transmissão deveria impor um dirtor que mandasse no resultado final da transmissão , para se valorizar ainda mais o espetáculo.O calainho que está bancando a são clemente precisa puxar o saco da globo, tudo um esquema podre de interesses... e vc ridicularmente elogiando, ridiculo, argh!!!!!!!!!!Tô enjoado de tanta hipocrisia

  • Avatar
    17/04/2012 11:45:39Sol da meia-noiteMembro SRZD desde 09/04/2012

    O piores enredos são;"Rock in rio" fala sério né !!!Surreal esta parada. e o "Escravo fiel" mangalarga marchador, estão ladeira abaixo caindo na antipatia popular do sambista, que cada vez mais vai ficando achatado pelas imposições crueis dos dirigentes das escolas sem uma previa consulta dos membros, só ditadura no samba dessas escolas, enfim que tenham o que mereçam.

  • Avatar
    17/04/2012 10:38:18JEFFERSON ARAUJO SOUZAMembro SRZD desde 13/11/2011

    Olha só... quase todos os enredos, pra não falar de todos, já passaram pela avenida. Será que realmente é isso mesmo? Não há mais nada de novo pra se falar? Madureira, cavalo, Vinícius de Moraes.... tudo isso já passou e alguns até recentemente. E tem gente que acha isso maravilhoso. Se repetir sempre! Madureira é celeiro do samba e sempre será. De lá surgiram e surgirão nomes que marcaram e marcarão nossa cultura... mas já tá manjado! Cavalo passa todo ano na Sapucaí!!! Vinícius veio com o Império ano passado! Queria ver enredo novo, coisas novas. Ou então que as escolas fizessem grandes homenagens para algum baluarte da prórpia história da escola. Quero ver um dia Portela fazer uma homenagem para Paulo da Portela que ainda não vi um enredo só dele feito pela escola. A Ilha de Aroldo Melodia! A Beija-flor de sua Velha-Guarda (meus respeitos). Só não peçam pra'gente achar normal ver mais do mesmo.

  • Avatar
    16/04/2012 23:56:54Marcelo DurvalMembro SRZD desde 16/04/2012

    Na minha modesta opinião, deste rol, somente a São Clemente me agradou. Falar de lugares(cidades, países, bairros...) já deu. Também essa insistência de homenagear personalidades a exaustão, acho que não já cabe mais. O poetinha foi tema do Império Serrado ano passado, com uma samba à altura do homenageado. Por que trazê-lo novamente na Ilha? Cavalos?? Todo ano eles estão presentes aos borbotões nos desfiles! Acho que a cota de homenagens equinas já foi devidamente prestada. O enredo da São Clemente renderia uns 20 desfiles! Original e de muito bom gosto, espero que receba uma elaboração esmerada e criativa, pois o tema mais que permite... ele exige! A Mocidade, que os colegas mencionam, exibe uma proposta interessante, só creio que deveria ser mais expandida, poderia falar do rock de um modo universal, como estilo musical, que também permitiria muitas viagens carnavalescas e ainda agradaria ao patrocinador. Não aposto numa queda da Mocidade. A abertura da nova quadra, pode resgatar a auto-estima dos componentes e torcedores, que sonham com a volta da grandeza de outrora... Mas vamos lembrar que é uma outrora bem recente. O campeonato de 1996, foi espetacular! Bons sambas!

  • Avatar
    16/04/2012 23:51:46S.GonçaloMembro SRZD desde 17/07/2011

    sinceramente não sei como esse cadu consegue ver graça nesse enredo plimplim da são clemente, a escola esta se vendendo rede globo. pior ainda e se agradar com enredo sobre cavalo, bem se ver que seus comentários não devem ser levados a sério.

  • Avatar
    16/04/2012 22:23:33FILHO...Membro SRZD desde 15/12/2011

    REALMENTE, FICO MUITO TRISTE COM ESSE PRECONCEITO COM A MOCIDADE INDEPENDENTE QUE POR SINAL VEM SOFRENDO A ANOS COM ESSAS QUESTÕES, SEJA DE ENREDO OU DE PURO QUESTIONAMENTOS NEGATIVOS PELA CRÍTICA. PIOR DE TUDO QUE INFELIZMENTE A LIESA NÃO SE PRONTIFICA A TOMAR DECISÕES CABÍVEIS COM RELAÇÃO AS ESCOLAS NO QUE DIZ RESPEITO AS ELEIÇÕES. MUITA ESCOLA CLARAMENTE ESSE ANO FOI PREJUDICADA COM RELAÇÃO A VOTAÇÃO, QUE NÃO FOI CONVINCENTE. NÃO FALO PELA MINHA OPINIÃO, E SIM PELAS PESSOAS QUE CRITICARAM MUITO. MAIS ENFIM, O QUE ERA PARA SER REALMENTE UM ESPETÁCULO A SER APRECIADO, ESTÁ VIRANDO NADA MAIS QUE UMA JOGADA DE MARKETING E UMA RODA DA FORTUNA, ONDE SEMPRE QUEM TEM SEUS DEDINHOS PODRES E ALTO PODER DE INFLUÊNCIA, SAEM SEMPRE GANHANDO. ATÉ ONDE ISSO VAI DAR NÃO SABEMOS, MAIS QUE INFELIZMENTE ISSO VAI LONGE...VAI.....

  • Avatar
    16/04/2012 21:10:42BoadSambaMembro SRZD desde 10/01/2010

    ha é bom mesmo descer a mocidade, mas acho que vai ser Portela, ou mangueira, estas escolas precisam dar uma sacudidada , criar vergonha na cara e melhorar seus barracões,e renovar de vez este especial, torço tambem para a Beija flor descer, mas por enquantoa ainda levará un coices.kkkkkkkkk

  • Avatar
    16/04/2012 21:05:06alfredMembro SRZD desde 13/04/2012

    É realmente concordo com vc "Sol da meia noite" Vai ser um grande engodo, estou pensando em não desfilar este ano, imagine dar força par comerciante de mangalarga marchador, ha muito venho percebendo várias atidudes dos dirigentes da escola utilizando nossa garra, nossa força, isso está demais de descarado!Vc me convenceu com suas questões bem colocadas, e primando pelo nexo do enrendo com seu titulo, mas não esquenta isso tudo já deve ser uma quadrilha que já esteja faturando alto na escola para empurrarem garganta abaixo e elevarem o preço do cavalo no mercado de compra e venda..DESPENCA BEIJA-FLOR!!!!!!!!Com este enredinho vendido!O cão é que é o amigo fiel, quantas pessoas fazem carinho todo dia num cavalo mangalarga marchador? Só uns poucos riquinhos, e querem empurrar isto garganta abaixo de nilopolis, relincha-flor!

Comentar