SRZD



Alemão do Cavaco

Alemão do Cavaco

Formado pela Faculdade de Música Carlos Gomes em São Paulo, é compositor, arranjador, produtor musical e multi-instrumentista (cavaquinho, bandolim e violão). Como compositor, é autor de diversas obras em escolas de samba, sendo 8 na Gaviões da Fiel, uma na X-9 Paulistana, uma na Estação Primeira de Mangueira, agremiação em que foi diretor de harmonia e musical no Carnaval de 2013.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



22/03/2012 17h55

A importância do carro de som nos desfiles
Alemão do Cavaco

Foto: Raul Machado - SRZDMuitos me perguntam: Como funciona um carro de som no desfile de uma escola de samba?

Pensando nesta questão, resolvi escrever sobre este assunto que para nós músicos, possui grande importância e para o público em geral, pode ser de extrema curiosidade.

Em primeiro lugar é interessante deixar bem claro, que não existem regras e nem uma padronização específica para a montagem de uma carro de som.

As escolas cresceram e estão se profissionalizando em diversos setores, mas muitas ainda não tratam com grande atenção este importante ítem do desfile.

Muitas agremiações se preocupam somente com o intérprete principal, que realmente merece respeito e todos os cuidados, no entanto, o carro de som é composto por uma equipe que desenvolve um trabalho em conjunto.

Para o bom andamento e resultado positivo de um trabalho, precisa-se de coesão, união, talento e muita harmonia no sentido literal da palavra, estendendo-se à musical.

Em um time de excelentes cantores e ótimo entrosamento, faz-se necessário também uma equipe de músicos qualificados para realizar um perfeito acompanhamento. Sem a base musical correta e equilibrada, todo o trabalho pode ser prejudicado, mesmo a entidade tendo um excelente samba.

Antigamente, mal tínhamos um cavaquinho, o que dirá um violonista pra acompanhar o canto de uma nação regido por um puxador de samba-enredo.

Nos últimos anos, acompanhamos uma evolução musical considerável e gradativa neste segmento. Muitas escolas estão trazendo músicos qualificados para as suas apresentações no Anhembi.

Vários arranjos programados e até ensaiados ao extremo, enriquecem um desfile de Carnaval, fazendo com que a obra contribua consideravelmente com a evolução e harmonia da escola.

Aquele simples detalhe na trilha sonora do maior espetáculo da Terra pode ser decisivo em uma disputa de título. A música é capaz de emocionar, empolgar e comover os desfilantes e o público em geral. Daí a importância de sua plena harmonia.

Em nosso próximo encontro, especificarei detalhadamente sobre o funcionamento do carro de som,  que não é quesito, mas influencia diretamente no desfile das escolas de samba.


Comentários
  • Avatar
    08/04/2012 18:28:14Thiago FreitasAnônimo

    ACHEI A MATERIA INTERESSANTE ALEMÃO, EU GOSTARIA DE ENTENDER O PORQUE QUE OS MUSICOS, CAVAQUINISTAS E VIOLOES NÃO SÃO RECONHECIDOS EM UM DESFILE, POIS DA MESMA FORMA QUE O INTERPRETE É DESTACADO OS MUSICOS QUE O ACOMPANHAM MERECIAM NO MINIMO SEREM RECONHECIDOS NO DESFILE E APARECER O NOME NA TELA DA TELEVISAO. UM ABRAÇO

  • Avatar
    29/03/2012 08:42:31Renan bierMembro SRZD desde 26/11/2009

    Primeiramente, parabéns pela matéria. E relamente ainda temos GRANDES escolas de sambas que não valorizam seu carro de som ou só se preocupa com o interprete oficial. Hoje em dia uma escola de samba é uma empresa e uma empresa para trabalhar bem e satisfeita tem que valorizar todos os departamentos dela. Essa falta de Reconhecimento gera insatisfação e desmotivação e com isso as escolas estão perdendo seus "musicos" para as concorrentes que estão se profissionalizando muito mais rápido... Uma escola de samba também tem seus clientes internos e externo e ambos devem estar satisfeitos com o trabalho que esta sendo desenvolvido e também com as condições e recursos disponiveis para o bom andamento do serviço... ESTÁ NA HORA DAS ESCOLAS DE SAMBA DE SÃO PAULO ACORDAR POIS CARNAVAL TAMBÉM FAZ PARTE DO MUNDO EMPRESARIAL E NESSE MUNDO INSATISFAÇÃO GERA PROCURA E QUEM PAGA MAIS LEVA... COMEÇEM A OLHAR PARA O QUINTAL DE CASA, DESENVOLVER SEUS (PRATAS DA CASA) PARA NUM FUTURO NAÕ PERDEREM A IDENTIDADE OU A "MORAL"... Valeu Valeu Valeu Alemão do Cavaco ... Um beijo no coração...

  • Avatar
    23/03/2012 16:06:20VICENTE VENANCIO -VICENTINHOAnônimo

    PARABENS ALEMAO PELA MATERIA ATE Q EM FIM ALGUEM,ENALTECEU O TRABALHO DOS APOIOS DE CARRO DE SOM OS INTERPRETES OU PUXADORES NUNCA ESTAO SOZINHOS.

  • Avatar
    23/03/2012 14:42:39jean claudioAnônimo

    vou te ser sincero ninguem se preocupa mesmo com os apoios,porque a uma gana de so o interprete ser o astro principal da festa mais ele nao ganha nada sozinho,se o interprete ganha o melhor premio agradeca aos cantores de apoio que dao sustento a sua voz na avenida coisa que acontece na quadra ja depois da escolha do samba oficial falta compromisso real com os apoios principalmente da agremiacoes do acesso A e B ja que alguns disputam eliminatorias e varias agremiacoes vlw pela moral abrcs.

  • Avatar
    23/03/2012 01:52:08alexandred'mendesAnônimo

    Gostei do seu comentário sobre o carro de som de uma escola de samba pois faço parte do carro de som da Imperatriz Leopoldinense.Só não concordo com uma coisa:Você mencionou sobre não ser quesito.O carro de som,para muitos que não sabem,entra automaticamente e diretamente nos quesitos:Harmonia,evolução e conjunto.Mas essa sua matéria é muito interessante sim,pois muita gente acha que nós estamos ali para só cantar o samba enredo e a escola evoluir através do canto e de sua bateria.Mas digo e repito:adorei a sua matéria e aguardo uma nova oportunidade de podemos comentar sobre isso.ABRAÇOS!!!

  • Avatar
    23/03/2012 00:21:59Célio P. CarvalhoAnônimo

    BOM DIA!! A TODA EQUIPE DO SRZD E TBM A TODOS OS FREQUENTADORES DESTE RENOMADO SITE. QUERIDO ALEMÃO DO CAVACO, EU AINDA NÃO LHE CONHEÇO, MAS COM TODA CERTEZA JÁ ME TORNEI SEU FÃ. SOU CELIO MANEIRO UM DOS CANTORES DE APOIO DA ESCOLA DE SAMBA, UNIDOS DA TIJUCA. ATUAL CAMPEÃ DO CARNAVAL, ALÉM DE FUNCIONÁRIO PUBLICO, TRABALHO COM SAMBA, HÁ UNS 23 ANOS. ESSA SEMPRE FOI UMA BANDEIRA, QUE MUITAS DAS VEZES, TENTEI LEVANTAR. E FIQUEI MUITO FELIZ EM SABER, QUE OUTRAS PESSOAS DE GRANDE RELEVÂNCIA, PENSAM DA MESMA FORMA. O CARRO DE SOM E A BATERIA DE UMA ESCOLA DE SAMBA, SÃO PEÇAS FUNDAMENTAIS EM TODA ENGRENAGEM DE UM DESFILE. VC PODE TER BILHÕES PARA GASTAR A MELHOR EQUIPE DE TRABALHO O MELHOR CARNAVALESCO E ETC.... MAS SE VC NÃO TIVER UM CARRO DE SOM E UMA BATERIA, SEU CARRO NÃO VAI ANDAR, SOMOS O ÚNICO E EXCLUSIVO COMBUSTÍVEL DE UM DESFILE DE ESCOLA DE SAMBA. MERECEMOS SIM MUITO RESPEITO E RECONHECIMENTO, COISA QUE NEM TODOS AINDA ENTENDEM.

  • Avatar
    22/03/2012 23:49:54Rodrigo RessutteAnônimo

    A mocidade Alegre sempre se preocupou com o carro de som, vide o entrosamento e a qualidade do Clovis e do seu time de canto, sempre mantendo a cadência, a levada do samba nos 65 minutos de desfile.... Parabéns time de canto da Morada !

  • Avatar
    22/03/2012 19:26:47RafaelMembro SRZD desde 31/10/2011

    É isso mesmo! Passou da hora das escolas valorizarem de forma JUSTA os cantores de apoio e os músicos. Os intérpretes oficiais não trabalham sozinhos.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.