SRZD



Hélio Ricardo Rainho

Hélio Ricardo Rainho

Carioca, publicitário, MBA em Marketing, ator, diretor teatral, escritor, pesquisador de escolas de samba, futebol e teatro. Escreveu a biografia do jogador Mauro Galvão e é colunista de futebol há 13 anos. Twitter: @hrainho

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



09/03/2012 19h45

Franck Assunção: o que eu acho
Hélio Ricardo Rainho

O futebol brasileiro tem suas extravagâncias. O topete de Neymar, as tranças coloridas do Wagner Love, a pança do Adriano, o torso mal amarrado do Ronaldinho, as obras da Copa, a antipatia gratuita do senhor Teixeira, o chicletinho canto-de-boca do Abel, a tosquice idiomática do Joel.

Coube ao Vasco da Gama acrescentar, de repente, mais uma. Tem nome e sobrenome. Franck Assunção. Tão rápido quanto se some com um jogador júnior em São Januário (seja por venda, seja por morte mal explicada), um piscar de olhos nos reserva surpresas no clube.

Não sei se ele vem como benfeitor, não sei se terá um salário astronômico (meu chute é que sim), não sei se ele vai ou racha. O que eu acho estranho é: como descobrem? Quem indica? Para que finalidade?

Numa entrevista mais enigmática do que a cabala, o dirigente Mandarino tentou explicar a razão de sua contratação. No pouco que se entendeu do "mandarinês", uma coisa saltou-me aos olhos: o rapazinho, além de metrossexual convicto, tem forte trâmite em negociações com clubes europeus.

Cale a minha boca quem puder, mas, considerando a perspectiva atual, tá mais pra terem encontrado um exportador de jovens talentos do Vasco do que para alguém que nos viabilize o Messi ou o Cristiano Ronaldo.

A minha opinião é que essa gestão do Vasco, de repente, ficou visivelmente atrapalhada, buscando umas soluções que me parecem mais políticas do que estratégias. Pra mim, enquanto torcedor, parar tudo para apresentar um sósia do Johnny Depp pareceu muito menos importante do que tapar o ralo que escoa os talentos de nossa divisão de base, gerenciar o mau uso desses meninos no time principal, contratar um médico pra evitar que outros morram...será que o Franck (assim mesmo, com esse também exótico CK de Calvin Klein no meio do nome) vai dar conta disso?

Eu ia perguntar ao Mandarino, mas acho que viria nova resposta difícil de se entender...

Aquela "síndrome do gestor de futebol" que eu descrevi por aqui colunas atrás certamente fará com que alguns afoitos enxerguem no Franck Aguiar...quer dizer, Assunção...um novo ídolo a la Rodrigo Caetano. Vai começar uma disputa de homens-cinza para se declararem amigos, admiradores, mais chegados etc.

Você, torcedor isento, fique, como eu, de butuca, só apreciando o nível de promoção pessoal de que muitos vão lançar mão para se fazerem próximos ao Frank Sinatra...quer dizer, Franck Assunção.

Para um clube que sempre admite "pés no chão" nas aquisições, achei estranho mostrar tanto interesse num profissional cuja faixa de atuação seja algo do tipo "negócios internacionais". A minha pergunta em bom português claro é esta: Seria para comprar o Beckham...ou para vender o Dedé mais depressa??? Seria para tapar o ralo onde escoam os nossos meninos...ou instalar uma possante rede de esgotos para vomitá-los de vez pra fora do clube???

E esses sorrisinhos de satisfação, incenso de coletiva de imprensa e oba-oba dos tradicionais abanadores de brasa de churrasco me deixam ainda mais desconfiado.

Dizer "sim" pra tudo dá torcicolo no pescoço. Transforma ser humano em marionete. Desculpem, ainda sou um apologista ferrenho da reflexão.

Aqui é pra eu dizer o que acho, né? Não acho! Estou que nem o Cristóvão: mais perdido que cego em tiroteio...

Twitter @hrainho

Facebook Hélio Ricardo Rainho


Comentários
  • Avatar
    17/03/2012 12:29:08Joao HenriqueAnônimo

    Dizem por ai que o Franck Assunção e ligado com o Kia, será que podemos creer mesmo neste boato? e qual beneficios isso traria ao vasco?

  • Avatar
    16/03/2012 20:07:26Leonardo GoncalvesAnônimo

    mestre Helio, Falou tudo ! Mais uma excelente coluna. SV, Leo Gonçalves

  • Avatar
    09/03/2012 23:46:23paulo henriqueAnônimo

    Lula passou anos e anos criticando o collor e fez pior do que ele: aliou-se ao renan calheiros, ao sarney e ao próprio collor. Dianmite criticou tanto o eurico e começar a fazer pior do que o antecessor. A contratação desse homem sombra, tímido, falando pouco, todo desconfiado me faz acreditar na seguinte suspeita: o vasco está em péssimas mãos. Vão vender o vasco para o diabo e estamos fudidos. Quando a merda explodir, o pseudo presidente, no qual votei e hj me arrependo, simplesmente vai dizer EU NÃO SABIA, EU CONFIA NA PALAVRA DO HOMEM, O VASCO ESTÁ ACIMA DAS PESSOAS. QUE DROGA. 2012 ERA APRA SER O ANO DO VASCO, AMS DIREITORIA TEIMA EM ERRAR PARA FAZER ESSE O PIOR ANO DO VASCO. PIOR. todo início de ano é a mesma novela. promessas furadas e atitudes equivocadas. TO FORA. ADEUS DINAMITE. EU NAO PRECISO DE VC

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.