SRZD



Hélio Ricardo Rainho

Hélio Ricardo Rainho

Carioca, publicitário, MBA em Marketing, ator, diretor teatral, escritor, pesquisador de escolas de samba, futebol e teatro. Escreveu a biografia do jogador Mauro Galvão e é colunista de futebol há 13 anos. Twitter: @hrainho

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



02/03/2012 21h30

Carlos Alberto de volta???
Hélio Ricardo Rainho

Na fase dura do Vasco rebaixado, Carlos Alberto foi a maior estrela do time. Doou-se integralmente, liderou a equipe técnica e moralmente, constituiu-se o melhor jogador do clube na época.

Estava emprestado.

Ao ser efetivamente contratado como atleta do clube sob apelos da torcida, que o tinha por ídolo, a cabeça virou. O "novo" Carlos Alberto passou a ter atitudes que muito lembravam o "antigo". Tomou tal vulto a sua empáfia que, sem alternativas, a direção do clube o afastou do time. Justo na época em que o Vasco mudou, retomou uma linha vitoriosa e organizou seu elenco sob a regência de Ricardo Gomes.

Agora, preterido por todos os clubes por onde passou e ainda vinculado ao Vasco, esse Carlos Alberto sem mercado e sem rumo pode até retornar a São Januário.

Não é nota plantada nem furo de reportagem. É uma probabilidade ventilada. E que tem fomentado enquetes nas quais, surpreendentemente, a volta de Carlos Alberto vem sendo defendida por alguns vascaínos.

Grande jogador Carlos Alberto é. Tecnicamente muito diferenciado, também. O que se sabe sobre esse jovem e precioso jogador é que, a despeito do futebol que joga, jamais conseguiu sustentar um equilíbrio emocional que justificasse a condição de ídolo a que se alçou.

O fato da torcida vascaína manifestar-se favorável a seu retorno tem a ver com o mau momento do clube nas tabelas, estreando com derrota em casa na Libertadores, perdendo a Taça Guanabara após 100% de aproveitamento e empatando com time pequeno em casa na estreia da Taça Rio. Diante dessas circunstâncias, a torcida passa a "acreditar" que Carlos Alberto poderia melhorar o ataque, acordar o Diego Souza, trazer garra ao time ou - como seria de seu feitio - dizer para o Cristóvão o que muito vascaíno acha que ele realmente precisa ouvir, e ninguém disse (ainda).

A verdade é que a postura profissional que levou Carlos Alberto a ser afastado do Vasco é, hoje, muito longe do padrão de conduta do elenco cruzmaltino. Não sei como funcionariam, por exemplo, lideranças tão difusas quanto as de Juninho e dele.

Que fique claro: é uma coluna de conjecturas e suposições. Não estou dizendo que Carlos Alberto vai voltar, que já voltou ou que está voltando. A julgar pelo desinteresse do mercado em comprá-lo ou mesmo adquiri-lo emprestado junto ao Vasco, isso seria possível. Mas minha análise passageira atém-se tão somente a esse senso de aprovação que a torcida, de repente, passou a dar ao jogador.

Sim, ele se justifica pelo momento ruim do clube na temporada. É quase um protesto!

Quando tudo se realinhar, os vascaínos estarão felizes o suficiente para não desejarem Carlos Alberto, com suas contusões e confusões, novamente no time do Vasco.

Twitter @hrainho

Facebook Hélio Ricardo Rainho


Comentários
  • Avatar
    30/03/2012 22:15:27RAQUEL OLIVEIRAAnônimo

    A gente pode não estar tão bem com Carlos Alberto, por que o problema dele é muito mais para o piscológico. Mas pensando bem, melhor ele do que Adriano, que além de ser um desmiolado, não está em forma.

  • Avatar
    04/03/2012 01:35:53paulo henriqueAnônimo

    A volta dos que não foram...... Esse cara no vasco não vai dar mais certo, nem se o paulo barros for o treinador. chega. teve a chane e nao aproveitou.

  • Avatar
    02/03/2012 21:43:48Maycon Vinicius Oliveira SantosAnônimo

    Bom eu acho ele um ótimo jogador, devia ser reintegrado ao time e começar com se fosse um jogador que subiu da base, sem fama alguma, e em busca do seu espaço em um clube grande, e o Ricardo Gomes chefão, devia conversar com ele, como também Juninho Pernambucano que seria uma grande ajuda para esse jogador que tem um grande talento, mas que como todo humano erra, acho que seria uma boa trazer ele de volta

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.