SRZD


28/02/2012 11h19

Moda Praia para mulheres mastectomizadas é puro glamour
Cristiana Veronez

Foto: Reprodução de InetrnetSer mulher é muito mais do que obter a aprovação dos outros. Ser mulher é, antes de tudo, sentir-se mulher, independente da opinião alheia. Estar bem consigo mesma depende, em primeiro lugar, do bem-estar interior, que é o que nos permite estarmos abertas e propícias ao bem-estar exterior.

O câncer de mama, que atinge 1.050.000 mulheres por ano no Brasil, de acordo com dados da ONU, é um dos maiores temores femininos.

Exibir o corpo publicamente após uma cirurgia de retirada da mama, então, é uma dificuldade tremenda. "Me senti muito mal, até porque via outras mulheres exibindo 'orgulhosamente' os seios e pensava: Será que elas sabem a sorte que têm? Fiquei um pouco deprimida", contou  a técnica de assuntos educacionais do Ministério da Saúde, que hoje é aposentada, Diana Cabral, de 62 anos, ao SRZD. Ela explicou que ir à praia antes era um prazer, mas depois "passou a ser uma tortura".

Moda praia para mulheres mastectomizadas: amor por uma causa

Foi pensando no drama que vivem essas mulheres que a publicitária e executiva de marketing Suely Guimarães resolveu fazer a diferença. Dona da grife de moda praia Tenda, ela resolveu criar uma linha exclusiva para mulheres mastectomizadas.

Suely acompanhou diversos casos de câncer de mama na própria família, mas conta que o momento em que realmente decidiu criar as novas peças foi quando ela mesma teve uma suspeita de tumor.

"A mulher mastectomizada fica muito fragilizada e nem todas podem fazer a reconstituição da mama. As linhas de moda praia que existiam até então não ofereciam modelos modernos e com recortes bonitos, que se adaptassem bem ao corpo dessas mulheres. Então eu resolvi montar uma linha que unisse funcionalidade à beleza. As peças tem corte europeu e os tamanhos são padronizados", explica. Além do mais, as cores não ficam à desejar e cada coleção segue os passos da moda do momento, com adaptações para que a funcionalidade e elegância estejam sempre unidas. Atualmente, o laranja e o açaí são tons que fazem sucesso nas peças. O pretinho básico também está sempre em alta.

Diana conta que, por conta da radioterapia (tratamento contra o câncer de mama), a pele fica muito sensível, e que por isso usar biquínis com tecidos levinhos faz toda a diferença.

Veja mais: Radioterapia ajuda no tratamento ao câncer de mama

Foto: Divulgação

A publicitária contou que foi difícil concretizar a ideia de criar a moda praia especial e foi desencorajada algumas vezes, visto que não era um negócio muito rentável. Ela, porém, diz que não considera a linha como um simples negócio, mas como um ideal, uma luta por uma causa. "A mulher mastectomizada precisa ser tratada como uma mulher normal".

A confecção dos biquínis e maiôs também deve ser realizada com cautela. Suely explicou que a elaboração das peças teve o aval de especialistas e está dentro de todas as regras impostas por profissionais de Mastologia. Todas as peças são aprovadas pela Dra. Maria Helena Rabay (ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia) e Dra. Martha de Marsillac (mastologista).

Insatisfeita com a falta de outras linhas de roupas voltadas à mulheres mastectomizadas, Diana diz que há uma enorme dificuldade em encontrar sutiãs e blusas. "Essas peças existem no mercado, mas voltados mais para corrigir  a deficiência. O conforto e a qualidade das peças deixam muito a desejar".


Veja mais sobre:SaúdeMulher

Comentários
  • Avatar
    23/06/2014 03:19:33Luciana PeresAnônimo

    Olá! Farei a mastectomia radical da mama D (01/07/2014) e gostaria de saber se vocês tem site pra eu ver as peças. Vendem biquinis e mais algum produto? Me informem, por favor, meu marido mora no litoral, terei e quero ir à praia, me sentindo confortável e discreta. Não quero que percebam a falta da mama. Me ajudem. Obrigada.

  • Avatar
    08/02/2014 12:37:53SoniaAnônimo

    Gostaria de contato de algum lugar que venda biquinis aqui no Rio de Janeiro... Na Tenda infelizmente eles não têm. Alguém pode me informar outro lugar ???? Agradeço desde já.

  • Avatar
    07/03/2012 09:09:25marcia silvaAnônimo

    Já comprei vários modelos e me sinto muito bem e segura com eles. Uso prótese para esportes aquáticos (de espuma), que são muito confortáveis e leves, ajustando-se ao modelo. Agradeço a Sueli por fazer este trabalho por nós. Não achei nenhum outro modelo que se aproxime dos que a Sueli desenhou.

  • Avatar
    02/03/2012 21:39:13SoniaAnônimo

    Conheci a tenda atraves da internet quando já desanimada buscava um maiô que pudesse disfarçar uma mastectomia radical que fiz em 2008. Fiquei maravilhada com meu belo. maiô, mas o que me emocionou foi o bilhetinho manuscrito que recebi na embalagem. Suely, que Jesus te abençoe. Obrigado

  • Avatar
    29/02/2012 03:30:25Suely GuimarãesAnônimo

    Prezada Monica, você pode entrar em contato com a TENDA através do telefone (21) 2572 1304 ou (21) 98741828. Comercializamos via website e entregamos em todo o Brasil e no exterior.

  • Avatar
    28/02/2012 18:33:30monicaAnônimo

    Fiquei radiante com a noticia, pois sou mastectomizada e sou muito vaidosa, moro em SC onde temos belas praias e desde a cirurgia nao fui mais a praia, porque nao consigo adaptar nenhum biquini. Eu mesmo ja tentei recortar alguns mas nao deram certo, a protese de silicone externa sai fora do lugar, etc. POR FAVOR, me digam aonde posso adquirir os biquinis, na materia nao mencionada nada a respeito. E parabens pela iniciativa.

  • Avatar
    28/02/2012 13:25:22sonia marques da rosaAnônimo

    fiz mastectomia radical na mama esquerda coloquei protese mas ficou uma cirurgia muito feia , mas uso biquine e não ligo, com certeza temos dificuldades em conseguir peças que nos satisfaça. Abraços e parabens.

  • Avatar
    28/02/2012 13:13:03Maria Fernanda Alves GuimarãesAnônimo

    As peças da Tenda são muito, muito confortáveis, o que é essencial quando se submete a uma cirurgia tão delicada sob o ponto de vista físico e psicológico. Por isso, é espetacular que elas são bonitas e charmosas. Não é porque se fez mastectomia que se tem que usar coisas feias. Ao contrário, o momento exige que a mulher se cuide ainda mais. Mesmo nas mastectomias parciais, os maiôs e biquínis da Tenda são os únicos indicados por causa do forro e da modelagem, que protegem a pele e as áreas de corte e sutura. Sempre parabenizo a Suely; agora estendo meus cumprimentos ao Sidney por divulgar tão importante produto.

  • Avatar
    28/02/2012 11:51:32Mary Ann CouturierAnônimo

    Adorei a matéria ! Já enviei para várias amigas. Parabéns Suely pela iniciativa. Bjs, MAC

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.