SRZD



Cláudio Francioni

Cláudio Francioni

Carioca, apaixonado por música. Em relação ao assunto, estuda, pesquisa e bisbilhota tudo que está ao seu alcance. Foi professor da Oficina de Ritmos do Núcleo de Cultura Popular da UERJ, diretor de bateria e é músico amador, já tendo participado de diversas bandas tocando contrabaixo, percussão ou cantando.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



07/02/2012 16h00

Os doze melhores sambas-enredo (segunda parte)
Cláudio Francioni

Antes de listar os seis sambas que completam a lista, gostaria de fazer uma menção honrosa aos que permaneceram quase até o fim, mas ficaram de fora quando tive que fazer minha última escolha: "Chora Chorões" da Estácio de Sá (1985), Bahia de Todos os Deuses do Salgueiro (1969) e Liberdade! Liberdade! Abra as Asas Sobre Nós da Imperatriz (1989). Três lindas e inesquecíveis obras com totais condições de integrar qualquer lista e que eu mesmo ainda posso me arrepender por não tê-los incluído.

Das Maravilhas do Mar fez-se o Esplendor de uma Noite (David Corrêa e Jorge Macedo) - Portela 1981

O início da década de 80 marca uma época de obras antológicas, onde os sambas-enredo estavam na mídia diariamente. David Corrêa, que marcou seu nome com diversas vitórias na Portela, Salgueiro, Vila Isabel e Mangueira, entre outras, assina sua obra prima ao lado de seu parceiro David Corrêa. 

Bum Bum Paticumbum Prugurundum (Beto Sem Braço e Aluízio Machado)- Império Serrano 1982

Ainda no início da década de 80, o samba imperiano é profético ao prever que Super Escolas de Samba S.A. e super alegorias esconderiam muita gente bamba, ofuscando a verdadeira essência da festa. Que covardia!

Sublime Pergaminho (Zeca Melodia, Nilton Russo e Carlinhos Madrugada) - Unidos de Lucas

A então recém criada Unidos de Lucas (fusão da Unidos da Capela com Aprendizes de Lucas), o bravo Galo da Leopoldina que hoje transita nos grupos de acesso das escolas de samba, entrou para a história ao escolher este memorável samba para o carnaval de 1968.

Cem anos de Liberdade, Realidade ou Ilusão? (Hélio Turco, Jurandir e Alvinho) - Mangueira 1988

A Estação Primeira não ficou com o título do ano do centenário da Abolição, mas deixou um colosso de samba-enredo e um verso pra ser guardado na antologia literária desse país: "Pergunte ao criador quem pintou essa aquarela, livre do açoite da senzala, preso na miséria da favela". 

Pra tudo se acabar na quarta-feira (Martinho da Vila) - Vila Isabel 1984

"Mas a Quaresma lá no morro é colorida, com fantasias já usadas na avenida". Na minha opinião, o melhor samba composto por Martinho. Uma linda homenagem aos anônimos que constroem a festa do carnaval carioca.

Bom, Bonito e Barato (Robertinho Devagar, Jorge Ferreira e Edinho Capeta) - União da Ilha 1980

Neste samba, a União da Ilha conta um pouco da sua própria história, de como se transformou de uma pequena escola em uma das mais queridas do povo carioca, com seu estilo leve e contagiante.

E você, querido leitor? Quais são os seus preferidos?

 

"Das Maravilhas do Mar fez-se o Esplendor de uma Noite"

"Bum Bum Paticumbum Prugurundum"

"Sublime Pergaminho" 

"Cem Anos de Liberdade, Realidade ou Ilusão?"

"Pra Tudo se Acabar na Quarta-feira"

"Bom, Bonito e Barato"

 


Comentários
  • Avatar
    19/10/2012 07:26:15zgoojYtpIHuAnônimo

    No doubt he shows little inesrett because he is having trouble performing. He doesn't want to be a failure every time he goes to bed with you, and this is something that keeps building each time he fails to achieve an orgasm. As they say the brain is our main sex organ so if his thinking is that he can not do it he is almost certain not to. However, he should check with his doctor to be sure there is nothing physically wrong, it is unlikely but possible. Once he has done that you will have a pretty good idea it is a mental thing. The only way you can correct this is to start questioning him or suggest he go to a counselor. Perhaps there is something in his background, was he molested at any time, what was he taught about sex as he was growing up, does he have religious beliefs that may be causing a hang up. These are some of the things you could explore with him if you feel up to it. Maybe sometime before you came along he had a failure with another woman, and as I mentioned earlier this may be growing in his mind, in other words it is a self fulling problem. I know it can be very frustrating when you want and need more sex then your partner and it is good to know that before you get too involved, but if you want to keep trying and are willing to put in the effort there are some other things you can try, but first I think you need some idea of where is problem is coming from. If you want to try more let him know sex is no longer a goal if he doesn't want it that is fine with you. Then you can spend time hugging and cuddling, slowly progress to some kind of mutual massaging just be close and try to exchange warm feelings with no suggestion of having sex. Another time after massaging his back have him take his shirt off and massage his bare back, and let him do the same to you. Another time after doing the above massage his legs and thighs with him doing the same for you. Another time add pants off and massage feet and toes. The final step will be to ad

  • Avatar
    21/02/2012 17:04:43Mauro Portugal TREM VOCALAnônimo

    "Aquarela Brasileira" faltou!

  • Avatar
    16/02/2012 18:03:15Guilherme SalgueiroAnônimo

    Bela lista, gosto é subjetivo e opinião é igual furico, cada um dá o seu! O problema é que as pessoas já chegam neste espaço com pedra nas mãos, não leem as postagens e saem falando besteira. Realmente esses "entendidos" devem ter feito faculdade de carnaval, curso oferecido na Estácio de Sá, que tem como um de seus professores o carnavalesco e show man Milton Cunha. Realmente isso deve dar base teórica para eles falarem o que quiserem. Na minha opinião, os melhores sambas são (sem ordem): Tradição 2001 - Silvio Santos vem aí! / Vila Isabel 1992 - A Vila vê o ovo e põe às claras / Salgueiro - Salgueiro no mar de Xarayés, é Pantanal, é Carnaval / Vila Isabel 2001 - Cidade maravilhosa cheia de encantos mil / Acadêmicos do Sossego 2003 - Sossego atravessa a baía na barca da folia E tá bom demais!

  • Avatar
    12/02/2012 15:38:53André (Rato)Anônimo

    Cláudio...melhor samba do mundo : PRA TUDO SE ACABAR NA QUARTA-FEIRA. Fim de papo. Não vejo nem um ser humano na face da terra que consiga compor um samba como esse. ISSO é samba! Refrão, pra que? Show do Martinho!

  • Avatar
    09/02/2012 22:41:28Fábio AguiarAnônimo

    Cláudio, Tá vendo? Fazer lista sempre dá m... hehehe. Como é natural, pois cada pessoa é uma pessoal e tem o seu gosto (daí a expressão "gosto pessoal"), tenho outras preferências. Mais tarde posto aqui a lista dos meus 12 mais. Mas a tua lista é muito boa. Qualidade top. Abraço

  • Avatar
    08/02/2012 12:26:35Jorge ChapuletaAnônimo

    Prezado Cláudio, parabéns pela SUA lista! isso mesmo: SUA! Cada um de nós tem as suas preferências! Você não se intitula em nenhum momento, ser o dono da verdade. Ao contrário, vc disponibiliza o espaço a todos! como é difícil as pessoas compreenderem isto!!!! Como diz o velho ditado popular: GOSTO É IGUAL ÀS IMPRESSÕES DIGITAIS, TODOS POSSUEM E SÃO DIFERENTES!!!

  • Avatar
    08/02/2012 10:06:00Cláudio FrancioniMembro SRZD desde 20/06/2011

    Bom dia, Júlio. Não considero desnecessário frisar que é uma questão de gosto. Veja o exemplo do amigo ali embaixo que diz que eu "esqueci" dos sambas que "ele" gosta. E quanto ao espaço, minha pergunta no final do post é justamente para poder dividí-lo com todos vocês, pois gostaria de ler as listas dos leitores. Abraço

  • Avatar
    08/02/2012 10:01:43Cláudio FrancioniMembro SRZD desde 20/06/2011

    Bom dia, Andrey. Obrigado pelo comentário. Realmente, quando se há respeito à opinião esse debate é muito legal. Vamos lá. O "Liberdade! Liberdade!" foi citado no início do post. No finzinho o deixei de fora dos 12 porque tinha que escolher, mas é igualmente antológico. Concordo contigo. Quanto à Beija-Flor, também gosto de "Araxá...", mas prefiro "O Olho Azul da Serpente" (82), "A Criação do Mundo na Tradição Nagô" (78) e "Bidu Sayão" (95). Os sambas da Tijuca que você citou já não me agradam tanto. Acho o de 2000 um samba bom, porém não passa disso. Já o "Agudás" possui passagens bem legais e uma letra belíssima, porém peca na estrutura melódica repetida na primeira e segunda partes do samba. Inicie ambas as partes e perceberá que a melodia é praticamente igual. Isso não tira o brilho da obra, claro, mas pra mim não chega a ser o melhor da escola. Da escola do Borel, prefiro "Salamaleikum" (84). Quanto ao outro amigo que comentou, leia bem o post e meu comentário anterior e perceberá que não houve esquecimento algum. Abraços

  • Avatar
    08/02/2012 09:51:39julio_sanMembro SRZD desde 13/04/2009

    Sr. Cláudio Farncioni desnescessário o comentário que é uma questão de gosto, a diferença é que o senhor tem esse um belo espaço na mídia para emitir as suas opiniões ao seu gosto, a nós resta concordar ou não.

  • Avatar
    08/02/2012 07:54:57Andrey Beija-FlorAnônimo

    Olá, Claudio. Bela e complexa iniciativa essa de se apontar os melhores sambas. Existem alguns que, invariavelmente, vão figurar em qualquer lista desse tipo. São sambas que se imortalizaram pela beleza e, ainda hoje, quando executados, emocionam. A minha escola é apontada como uma escola sem sambas antológicos. Discordo dessa afirmação e acho mesmo que existe um imenso preconceito contra a Beija nesse sentido. Mas, antes de falar disso, gostaria de dizer que Liberdade, Liberdade..., Imperatriz 1989, não tem como ficar de fora de lista alguma. Quanto à Beija-Flor, o samba 1989, ?Araxá, Lugar Alto Onde Primeiro se Avista o Sol é, simplesmente, uma obra prima e chegou a ser considerado uma obra sublime e uma das mais e ricas melodicamente pela Escola Carioca de Música. Também, U. da Tijuca 2000, ?Terra dos Papagaios...? e 2003, ?Agudas...? são sambas magníficos que se equivalem às obras antológicas.

  • Avatar
    08/02/2012 01:08:16Marcio araujoMembro SRZD desde 23/12/2012

    O esquecimento dos imperiais herois da liberdade e aquarela brasileira, comprometem a lista.

  • Avatar
    08/02/2012 00:09:46Cláudio FrancioniMembro SRZD desde 20/06/2011

    Só complementando para vocês entenderem: na "MINHA" opinião, "Ratos e Urubus" e "Vira Virou" sequer são os melhores sambas de Beija-Flor e Mocidade. Para mim, ambas escolas possuem vários sambas melhores do que estes. Mas é só a MINHA opinião e gosto é gosto. Respeito o de vocês. Abraços P.S. Ronaldo, se você tivesse lido a primeira parte, acharia a "Vila 80" que me sugeriu.

  • Avatar
    07/02/2012 19:55:44Cláudio FrancioniMembro SRZD desde 20/06/2011

    Caros Djalma e Ronaldo. Em qualquer lista sobre qualquer assunto a questão "gosto" falará sempre mais alto e deixei isso bem claro na primeira parte do post. O amigo Osmar, assim como vários colegas, cita "Heróis da Liberdade" como um de seus preferidos. É outro belíssimo samba que poderia estar na minha lista, mas conforme o meu gosto, tenho outras predileções. Quanto à minha profissão, gostaria de lembrar que não há uma formação de "entendido em carnaval". Sou envolvido diretamente com o mundo do samba, participando ativamente do desfile (em diversos setores) e sua preparação há exatos 22 anos, mas ressalto que nada disso importa quando se coloca em questão a opinião pessoal. Esta, qualquer um pode exprimir e por isso coloquei o desafio no fim do post perguntando aos leitores quais seriam os seus preferidos, independente de "entenderem" ou não de carnaval. Só pra lembrar: Gusttavo Clarão, hoje presidente de uma escola e grande compositor, é médico, assim como era o Franco, da União da Ilha. Outro compositor campeoníssimo, André Diniz, leciona história e Julinho, mestre-sala tri-campeão do Estandarte de Ouro, é professor de educação física assim como eu. Nenhum deles é formado em carnaval. Abraços e obrigado pelos comentários.

  • Avatar
    07/02/2012 19:31:38Olavo XavierMembro SRZD desde 07/02/2012

    Como o próprio colunista falou, isso é uma questão pessoal. Se for pedido para 100 pessoas fazerem uma lista, vão sair 100 listas diferentes, portanto, falar que não entende nada de samba, me parece invejoso. Acho que, esse sim, é um comentário de quem não entende nada, não só de samba, como de nada. Na minha opinião, também trocaria umas 3 ou 4, o que não tira excelência da lista do colunista.

  • Avatar
    07/02/2012 19:18:26OsmarAnônimo

    Claudio, tua lista é muito boa. Mas, na minha opinião HEROIS DA LIBERDADE (Silas de Oliveira e Mano Décio) - Imperio Serrano, 1969 tem que figurar em qualquer lista de melhores Sambas Enredo - talvez o melhor de todos os tempos.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.