SRZD


05/02/2012 00h42

São Clemente se aventura na Marquês de Sapucaí
Patrícia Raposo

Foto: Wilson Spiller

A escola de samba São Clemente realizou seu primeiro e único ensaio técnico antes de seu desfile oficial, na noite deste sábado, 4 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí. Envolvidos no clima dos grandes musicais de sucesso, nacionais e internacionais, a preta e amarela da Zona Sul levou cerca de 3.500 componentes para a Passarela do Samba ao som do hino oficial que canta a história do enredo "Uma aventura musical na Sapucaí", desenvolvido pelo carnavalesco Fábio Ricardo.

A agremiação, que de acordo com a programação da Liesa fará apenas 1 treino na Avenida, contou com integrantes alegres que sabiam o samba de cor e por volta das 22h30 iniciaram a festa. Com um tripé, que veio atrás do 1º casal, e indicava o título do enredo, eles pisaram na Avenida com integrantes que usavam camisetas amarelas com a logo do tema de 2012, inclusive as baianas. Os foliões, muito animados, estavam com máscaras, cordões, óculos, enfeites, adereços, pompons e chapéus, demonstrando total interação com o objetivo do ensaio: se divertir. Luis Calainho, empresário envolvido com o desenvolvimento do Carnaval da escola, também comprou a ideia e veio em uma das alas junto à comunidade, assim como o carnavalesco Fábio, que acompanhou tudo de perto. Trazendo algumas alas coreografadas, até mesmo quem não fazia parte deste contexto exibia coreografias de acordo com os refrões do hino oficial, que era cantados por todos, ajudando na evolução da São Clemente.

A comissão de frente, coordenada por Claudia Motta, não revelou a coreografia do desfile oficial, porém, apresentou uma dança feita especialmente para a ocasião. Cerca de 14 bailarinos trajados com calças pretas e blusas com o símbolo da escola dançavam e levantavam o público que estava repleto de torcedores da São Clemente. Nas arquibancadas dos setores 3 e 5, bandeiras, cartazes e bolas nas cores preta e amarela anunciavam a forte presença dos admiradores. Em frente ao segundo módulo dos jurados, eles "cercaram" o casal, Bira e Denadir, e todos dançaram juntos ao som do samba entoado pelo intérprete Igor Sorriso.

Veja um pouco da comissão de frente da São Clemente:

 

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Bira e Denadir, também não fez nada oficial. Com muita sintonia, eles exibiram o pavilhão da escola e, cuidadosamente, se apresentavam em frente aos módulos dos jurados já com o objetivo de corrigirem os possíveis erros e se prepararem para a avaliação no dia 20 de fevereiro.

Foto: Wilson SpillerA bateria dos mestres Gil e Caliquinho trouxe ritmistas com os tradicionais surdos, chocalhos, tamborins e contou ainda com a participação de um violinista. Nas paradinhas da preta e amarela, o som do violino dominava a Marquês de Sapucaí e levava os integrantes a dançarem embalados pela leveza do instrumentos. Bruna Almeida, rainha de bateria da São Clemente há 13 anos, veio fantasiada de maestra e também sambou e vibrou com a cadência da Fiel Bateria.

O treino acabou por volta das 23h35, deixando os mestres Gil e Caliquinho muito emocionados com a performance da agremiação. O público presente na Marquês de Sapucaí pôde assistir ao ensaio de uma São Clemente muito feliz e disposta a se firmar de uma vez por todas, no Grupo Especial do Carnaval carioca. A escola da Zona Sul, que demonstrou muita força, disciplina e alegria, desfilará no dia 20 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval.

Leia também:

- Assista aos vídeos do ensaio técnico da São Clemente

- Veja fotos do ensaio da São Clemente

- Fotos do público nos ensaios da Renascer, São Clemente e Porto da Pedra

- Rainha comenta sobre sua fantasia

- Igor Sorriso aposta na força da comunidade

- Claudia Motta não revela coreografia oficial

- Casal faz mistério sobre sua dança

 

 

 

 

 

 

 


Veja mais sobre:Ensaios técnicos 2012

Comentários
  • Avatar
    06/02/2012 13:01:41MarcioAnônimo

    Eu não gostei do ensaio desta escola. Muito ruim,e estive vendo as fantasias feias,escola não tem grana para fazer dois ensaios,e o presidente de carnaval,falou que tem muitos gastos,fazer ensaio,como uma escola dessa quer ficar no especial !!!Hoje em dia para permanecer no especial,tem que ter grana,a não ser ficar fazendo enredo patrocinado quenem a outra de s. gonçalo,que nem camisa,para o pessoasl dos carros alegoricos ,não deram.......Cai na real para permanecer no especial tem que gastar e muito e apresentar fantasias bonitas ,não farrapos.

  • Avatar
    05/02/2012 23:37:51D`jalma BengalaMembro SRZD desde 15/09/2011

    E falando das grandes escolas de grande torcida e inumeros títulos, os melhores barracões são da Mocidade, Beija Flor e Salgueiro.

  • Avatar
    05/02/2012 23:35:44D`jalma BengalaMembro SRZD desde 15/09/2011

    É a mais pura verdade meus caros!!!! As alegorias da São Clemente e da Ilha, estão muiiiiiiiiiito superiores as da Grande Rio e infelizmente as da Vila q tem um belíssimo samba.

  • Avatar
    05/02/2012 23:07:34Carlos CaxienseAnônimo

    Esse d'jalma só fala asneiras, alegorias da São Clemente melho que a da Vila e Grande rio, quem acredita nesse paspalho????????? D'jalma "Eu não acredito em você! E Você? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Avatar
    05/02/2012 18:23:18D`jalmaAnônimo

    O barracão da São Clemente, esta melhor q o da Grande Rio, Vila. Maaaaaaas como todos nós sabemos irá descer.

  • Avatar
    05/02/2012 12:17:17Carlito BFAnônimo

    Adorei, mostrou força no canto. E uma escola solta e brincado carnaval. Interessante a essência do carnaval vem sendo demonstrado de uma forma grata, nos ensaios. Diria que as escolas estão que nem blocos de rua, pela sua espontaneidade e sua liberdade de brincar carnaval. Até agora, eu só não gostei de uma escola que considero favorita ao titulo Salgueiro (em termos de harmonia). Mas todas as escolas estão de parabéns. Cada dia que passa tenho certeza que este vai ser uns dos melhores desfiles dos últimos 15 anos.

  • Avatar
    05/02/2012 10:22:08Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Então a São Cri Cri foi muito feliz na escolha do seu enredo. Veremos sim alguns musicais da Brody, mais veremos também Chico Buarque com sua roda viva (o musical, né?), certamente a ópera do malandro, Orfeu da Conceição, Carmem Miranda (a verdadeira) sassaricando... Vai ter inté Chiquinha Gonzaga. É um enredo animado por que essa junção de música com teatro é muito boa. São cri cri pode e vai aproveitar pra demonstrar seu DNA deboxado, irreverente, jogador de bosta no ventilador apimentando essa aventura musical. Carnaval é isso. Estou feliz com a escola. O samba é muito bom, tem a cara escraxada da agremiação, tem a veia zambeteira do festejo momesco. Tudo isso feito com maior maturidade (é o que mim parece) por que Fábio Ricardo que é muito bom carnavalesco. Axo que ele ficou devendo no quesito fantasia. Espero que no conjunto nós veja um efeito bonito. Confesso que estou torcendo muito pra escola Crementina permanecer no especial. Considero o enredo dela um dos quatro melhor desse ano. É inédito, bem contado e tem os predicado pra se fazê um bom desfile. Sorte aos Crementinos. Nobres abracinhos.

  • Avatar
    05/02/2012 10:21:23Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Ano passado eu arriei o cacete na São Cri Cri por causa daquele enredo repetitivo sobre o Rio. E fiz isso por que quando agente lembra dessa escola, a primeira coisinha que vem na caxola é a irreverença. São cri cri faz agente sorrir, se alegrar até com os pobremas do dia dia. Pelo meno assim a escola se consagrou na passarela e criou sua forte identidade que é abandonada quando resolve fazê enredos vira-lata, fora dos seus padrão. Esse ano a diretoria crementina acertou no alvo. Resolveu abordar um tema muito interessante e animado, que são os musicais tanto brasileiros, como os que vem das terras do $afado tio $an. E craro que já levantou a primeira polêmica: os musicais americanos não são bem vistos por alguns. Olha, isso é uma besteira sem tamanho, né? Por que querendo ou não, os americanos faz esse gênero artístico como ninguém. O preconceito existe apenas por conta do lugar de onde eles são criados. Eu também não gosto da política, nem desse povinho desbotado com mania de superioridade ao axar que são o umbigo do mundo... PQP pra eles! Mais em alguma coisa aquela sociedade teria que ter valor, nessa arte eles botam pra fufu. Agente também não pode esquecer que outras culturas já tem carteirinha de sócio do carnaval carioca e passam todos os anos pela avenida (geralmente em enredos CEP piniqueiros) dando calo nos nossos oinhos... Egito, Índia, Roma, Grécia, paísses africanos... são mais conhecidos na Sapucaí do que banana em feira. E são tolerados sem contestação.

  • Avatar
    05/02/2012 02:17:31wander luizMembro SRZD desde 30/01/2012

    São clemente ta de parabens, teve alguns erros mas nao estou aqui pra julgar ninguem torço muito q vvcs fiquem no especial ano que vem. Agora vou fazer uma ressalva, QUE PUXADOR É ESSE O IGOR SORRRISO CANTA MUITO E ELE NAO FAZ CACOS E GRITA COMO ALGUSN POR AI .

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.