SRZD


04/01/2012 20h33

Carnaval na Intendente pode acabar
Bernardo Moura

Foto: DivulgaçãoO Carnaval na Intendente Magalhães pode estar com os dias contados. E a data limite para isso seria até fevereiro de 2013. No ano seguinte, a Passarela Popular do Samba seria inaugurada. A Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro encaminhou pedido ao presidente da Riotur e secretário de Turismo, Antônio Figueira de Mello, para a construção de uma nova Passarela do Samba. O vice-presidente da Associação, Luiz Fernando Leopoldino, contou ao SRZD-Carnaval sobre o processo.

O projeto assinado pelo designer Hans Donner e arquitetos Edmundo Souto e Ethin Slunger foi desenvolvido há mais de um ano. O objetivo principal é a construção de uma nova Passarela no mesmo local das fábricas de Carnaval das escolas.

"O projeto inicialmente ficaria em Deodoro, mas o prefeito Eduardo Paes pediu para que fosse escolhido outro local. Pois ali será construído o novo autódromo para as Olimpíadas de 2016. Sobre o novo local, eu não posso falar ainda, mas será divulgado em março após a reunião com ele", afirmou.

Atualmente, as 15 escolas do grupo de Acesso C, as 13 do grupo D e as 12 do grupo E, possuem os barracões espalhados pela cidade. Somente 19 delas possuem seus barracões na rua Carlos Xavier, no Campinho, que é o mesmo bairro onde acontecem os desfiles.

Ao contrário do que foi divulgado, a Passarela Popular evitaria transtornos de deslocamento das alegorias das escolas. Como também, comportaria mais pessoas.

"O Carnaval dos grupos C, D e E vêm crescendo e tem um público na ordem de 30 mil pessoas diariamente que sempre nos prestigia. O nosso público é mais familiar e merece um local com boas instalações, já que o ingresso não é pago. Nesta nova Passarela, aumentaria para 50 mil pessoas", afirmou.

 

- CD triplo dos grupos de Acesso já está disponível na AESCRJ


Veja mais sobre:Carnaval 2012

Comentários
  • Avatar
    09/01/2012 03:00:17Daniel BarbosaMembro SRZD desde 27/12/2011

    Acho que assim as escolas vão ter mais diginidade!!Mas mesmo assim n resolve o problema financeira de algumas escolas!!

  • Avatar
    06/01/2012 15:21:51CarnafutMembro SRZD desde 20/04/2009

    Tem que ser em Deodoro, mesmo? pois lá precisa de guinada, de repente com esse autodromo e dentro um sambódromo irá melhorar muito, pois alí perto tem a Avenida Brasil, a futura extensão da Via Light e a TransOlímpica, então AESCRJ nada de procurar outro local, mantenha o que foi feito.

  • Avatar
    05/01/2012 20:23:36vingadorMembro SRZD desde 19/09/2011

    hoje tenho absoluta certeza que a verdadeira raiz do samba carioca está nessas escolas que desfilam na intendente , gente que trabalha d e graça ,´so pelo amor a escola , ali vc ve muita raça , alegria tristeza ,ve a alma do samba , escolas que disputa contra as dificuldades financeiras , a falta de estrutura para trabalhar , mesmo assim vejo um verdadeiro desfile de carnaval , comunidades defilantes da propria escola , sem enxerto , esteja a fantasia pobre ou rica , isso nao interessa, muito diferente do especial que virou um grande negocio , onde sobra somente a paixao e a lembrança dos antigos desfiles !

  • Avatar
    05/01/2012 19:06:36Jair J. SantosMembro SRZD desde 28/06/2011

    Sonhar é um direito de cada um, mas acreditar em politico em ano de eleição é desmerecer o intelecto do pessoal. Construção de sambodromo com barracoes? e quem vai pagar por isso? vai ser de graça pra quem? Como falava aquele enredo da São Clemente "Já vi esse filme". O carnaval da Intendente é muito gostoso, sei que é muita dificuldade para as Escolas por o carnaval na rua, mas a Prefeitura não está interessada em melhorar, o que ela tinha que fazer é dar suporte as Escolas para que seja realizado lá na Intendente, não desmerecendo mas é capaz deles falarem que só tem local livre em Santa Cruz, e ai? como fica? abraços.

  • Avatar
    05/01/2012 18:03:22DOUGLAS MONTEIRO VICENTEMembro SRZD desde 08/11/2011

    eu sou diretor de harmonia de uma escola que desfila na intendente e sei muito bem as dificuldades que enfrentamos para arrumar nossa escola na concentração e desfilar tambem, a sonorização da avenida é precária, espaço reservado para a concentração não é eficiente, pois entra na concentração da escola quem quiser, o local aonde fica os carros é perigoso, pois temos que dividir a pista com carros de passeio e onibus, alé desses problemas temos que parabenizar a associação pelas melhorias que já foram feitas. nos grupo c,d,e tem escolas de tradição no carnal carioca, como: jacarezinho, em cima da hora, cabuçu, arrastão, lins imperial entre outras mais que merecem um lugar digno e de qualidade para desfilar.

  • Avatar
    05/01/2012 13:29:19Mauricio SantosMembro SRZD desde 01/02/2011

    É claro pessoal que não podemos comparar uma escola da Intendente Magalhães, com uma da Marquês de Sapucaí, os mesmos profissionais que atuam na Sapucaí na maioria das vezes atuam também na Intendente, o problema é que em quanto uma escola da Sapucaí pode arrecadar até 10 ou 15 milhões por ano pôs recebem ajuda de todos os lados que se possa imaginar, uma da Intendente ganha no máximo uns 300 mil, isso quando o presidente é safro e têm prestígio, mas como no futebol, se não houver categoria de base, a tendencia é quem estar no topo, fracassar, precisamos valorizar sim as escolas da Intendente, que são do Rio de Janeiro e do Brasil, as do grupo Especial, estão cada vez mais distante para o povo, este ano eu tentei comprar uma frisa para um empresário da Baixada Fluminense, e nem pagando caro eu consegui, já estavam tudo nas mãos dos cambistas e das agencias de viagens, tá bom para vocês?

  • Avatar
    05/01/2012 13:17:14Mauricio SantosMembro SRZD desde 01/02/2011

    Espero que consigam um terreno em um bairro da zona norte do Rio, reduto da maioria das agremiações, mas se não for possível, sem querer puxar a sardinha para o meu lado que sou mora dor de Jacarepaguá, fica a dica aqui há muitos terrenos dando sopa, o problema é que Jacarepaguá, estar cada vez mais valorizado, e os terrenos acabam ficando muito caros.

  • Avatar
    05/01/2012 11:51:11Marcelo FidélisMembro SRZD desde 05/01/2012

    Nada contra a ideia, mas apesar dos problemas com trânsito, limpeza e organização, a população da região da Intendente aprovou os desfiles, já que a cada ano o local recebe maior público. Haveria a possibilidade da prefeitura manter algum tipo de atividade no local?

  • Avatar
    05/01/2012 08:15:52VALERIA BANDIDAMembro SRZD desde 05/01/2012

    O TAMBORIM AGORA QUE TU VIU ISSO ,CLARO QUE O CARNAVAL DA INTENDENTE NÃO TEM VALOR SÓ ESCOLAS FEIAS. VC ACHA QUE O PREFEITO GOSTA DE GENTE FEIA E ESCOLA FEIA,NÃO DÁ DINHEIRO PARA ELE.SÓ TEM UMA COISA PELO AO MENOS ELE TA DANDO QUADRA NOVA PARA AS ESCOLAS DO ESPECIAL,E PRETENDE FAZER TB PARA O ACESSO . E AS DEMASI COMO FICA ? O DINHEIRO FALA ALTO QUEM TEM TEM QUEM NÃO TEM FICA POR AÍ

  • Avatar
    05/01/2012 08:10:31Tamborim quenteMembro SRZD desde 16/02/2010

    Lendo esta matéria me senti uma criança denovo, quando eu acreditava no coelhinho da páscoa, papai noel, era muito bom, mas a realidade agora é outra, acorda senhores, o prefeito só valoriza a SAPUCAÍ por causa do turismo, na Intendente todas as agremiações tambem fazem carnaval, mas não tem turismo.

  • Avatar
    05/01/2012 01:11:15uanderson de aquinoMembro SRZD desde 04/12/2009

    Acredito que isso seria uma forma de valorizar ainda mais o carnaval carioca. O Rio possui muitas escolas de samba, não é atoa que o grupo de acesso se dividem em varios grupos ( A ,B,C,D,E). Os grupos A e B desfilam na Sapucai, e de certa forma tem midia e por tanto melhores chances de conseguir recursos. Mas os demias grupos que desfilam na Intendente Magalhões tudo e complicado. Com um sambodromo novo, terão melhor estrutura, poderao ate cobrar ingressos mesmo que a preços simbolicos. Isso ajudara no melhor desenvolvimento dessas escolas e com isso os demais grupos ganham, ja que na medida que irão avançando ate a sapucaí, terão melhor capacidade de oferecer espetaculo maior que possuem hoje. E o publico ganhara mais uma opção de entretenimento de qualidade e com conforto que na pista atual não pode oferecer.

  • Avatar
    04/01/2012 20:54:41Carlos M. SoaresMembro SRZD desde 16/08/2011

    Bom, se isso acontecer, assim como as reformas de algumas quadras do Acesso que estão nos planos do Prefeito, finalmente, o Carnaval popular será valorizado...

Comentar