SRZD


04/01/2012 20h30

Evite o ciúme e entenda como controlá-lo
Thaissa Garcia

foto: divulgaçãoGeralmente, em relacionamentos mais recentes, é normal as mulheres sentirem ciúmes das amigas do namorado. Afinal, você é nova no grupo e a proximidade deles existe há mais tempo do que a de vocês. Porém, estes ciúmes pode acontecer também em relacionamentos mais antigos.

Como saber que a relação entre eles não passa de amizade?

O psicólogo João Oliveira, mestre em cognição e linguagem e diretor do Instituto de Psicologia Ser e Crescer, contou para o SRZD que perceber uma atitude diferente é mais fácil do que parece. "Observe o olhar dele quando o nome da pessoa é dito, ou alguma pergunta é feita. As mulheres nem precisam aprender isto, parece que já vem de fábrica com um detector de mentiras instalado". "Olhar para baixo ou para os lados, coçar o pescoço ou o nariz revela desconforto ao lembrar do tema", comenta João.

Não demonstrar o ciúme é a melhor coisa a ser feita

Caso você demonstre preocupação excessiva, ele irá interpretar como insegurança e imaturidade por não ser capaz de lidar com as próprias emoções, explica o especialista. Focar em assuntos a longo prazo pode ser uma solução também. João diz que esta é uma ótima estratégia. "Saia dos assuntos corriqueiros e foque em uma demanda a longo prazo, do tipo vamos fazer um curso juntos, vamos construir algo para nós dois, que tal entrarmos para uma atividade comum para produzirmos algo juntos". O motivo para seguir esta orientação se deve a mudança do seu perfil comportamental, que irá gerar segurança na relação, cumplicidade, amor e amizade.

Quer falar para ele que sente ciúmes?

O conselho do mestre é falar francamente, mas apenas falar, sem alterar o tom da voz ou mesmo fazer ameaças. "Apenas deixe claro que algumas pessoas podem confundir educação com outra intenção. Mas não pegue no pé! Isso demonstra insegurança. Na verdade não toque mais no assunto, nem fale mais sobre a pessoa, dê um tempo para ver se o comportamento está se adequando aos moldes pretendidos". João afirma que alguns homens se comportam assim mais como afirmação de masculinidade do que com reais intenções de trair ou ferir.


Nunca agir de maneira grosseira com as amigas dele              foto: divulgação

Em hipótese alguma devemos declarar guerra ao inimigo, segundo João. A ideia é aos poucos ir minando a possível concorrência. Ser superior e demonstrar total segurança na sua relação são pontos benéficos. "Não fique agarrando o namorado na frente das amigas, nem fique chamando de 'meu amor' todo o tempo como se quisesse  demarcar território. Tenha equilíbrio e uma postura superior".

Controle os ciúmes                                                                   

O ciúme é uma consequência de quem tem baixa autoestima, ou seja, não acredita em si mesmo. Para melhorar, uma boa técnica é o auto elogio. A transformação pode acontecer, pois nossa comunicação vai muito além das palavras. "Uma pessoa com baixa autoestima informa ao ambiente como se sente e se torna uma pessoa mais fraca no grupo". A autoconfiança deve ser alimentada todos os dias, explica o psicólogo. "Calma, autocontrole e elevada autoestima podem até não ser uma garantia total de relação segura, mas ajudam muito".

Nada de ficar vigiando Facebook ou tentando descobrir senhas de e-mail. Se chegar a este ponto, procure um psicólogo porque está virando obsessão.


Comentários
  • Avatar
    19/09/2013 15:17:18PâhAnônimo

    oi tenho 15 anos e estou namorando a 11 meses... Sinto mtu ciumes do meu namorado,nós dois brigamos de mais por ciumes bobos mas eu ñ consigo controlar até choro por isso ñ aguento mais!!! As dicas são ótimaas obg!

  • Avatar
    09/10/2012 17:12:54HolgaAnônimo

    Sou doente de ciumes isso esta me matando!

  • Avatar
    27/09/2012 18:56:08brendaAnônimo

    tenho ciumes de mais

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.