SRZD


02/01/2012 08h04

Nova Friburgo tem estado de alerta máximo por causa das chuvas na Serra
Redação SRZD

O município de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, está em estado de alerta máximo por causa das chuvas que atingem a serra fluminense. Voltou a chover na manhã desta segunda-feira, após uma trégua durante a madrugada e alguns rios transbordaram. As estradas de acesso a Nova Friburgo também foram prejudicadas pela chuva.

- Previsão do tempo: primeiro dia útil de 2012 terá pancadas de chuva
 
O secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, acompanha o trabalho da Defesa Civil, que percorrem as ruas para analisar os estragos e alertar os moradores. O sistema de sirenes foi acionado para quem vive em áreas de riscos.  
 
Segundo a concessionária que administra a rodovia RJ-116 (Itaboraí-Nova Friburgo-Macuco), uma árvore caiu na altura do km 44, em Cachoeiras de Macacu, na Região das Baixadas Litorâneas. Uma equipe está no local e o tráfego segue em uma faixa. A RJ-130, entre Teresópolis e Nova Friburgo, o trânsito também está em meia pista.

Há um ano, chuva deixa mais de 75 mil afetados
 
Há cerca de um ano a Região Serrana foi sofreu com a tragédia que deixou quase mil mortos e afetou mais de 75 mil pessoas afetadas. A causa da tragédia foi a ocupação irregular do solo e a ineficácia do trabalho da Defesa Civil junto com os três níveis do governo, segundo deputados da Alerj.
 
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), apresentou um relatório em que concluiu que houve omissão, ineficiência e interesse eleitoreiro na catástrofe provocada pelas chuvas que atingiu a Região Serrana. O documento também se refere à corrupção constatada nos dias seguintes a tragédia, o que atrasa a recuperação da região.


Comentários
  • Avatar
    02/01/2012 15:06:23Ademir MoreiraAnônimo

    Não sei se vale a pena comentar o que o mundo inteiro viu e ouviu a respeito da nossa cidade, uma solidariedade enorme do povo, e um descaso enorme das nossas autoridades. agora estamos novamente diante de um fato. Que pode acontecer novamente, sem sequer ter consertado a tragédia anterior.O que eu me intristesso é pelo descazo de certas autoridades. Que nós o povo elegemos. E que depositamos neles a nossa confiança. Mas podem esperar que a cobrança virá para os maus politicos. Que trairam o povo. Nós o povo não vamos esquesser.

  • Avatar
    02/01/2012 15:05:25RhuanAnônimo

    olham a previsão do tempo no clima tempo fiquem tranquilos porque de sexta em diante vocês vam ficar queimado d sol e vam ficar com calor olha a temperatura .

  • Avatar
    02/01/2012 11:40:54jc ZuninoAnônimo

    triste constatar a impotencia da sociedade e a fragilidade das instituições na tomada de providencias ante a magnitude das irresponsabilidaes acumuladas ao longo de anos de descaso com a natureza. CPI também não passa de artificio eleitoreiro. Ocupação irregular de solo só é irregular quando consentida. Pior ainda quando estimulada pelos mesmos representantes, que se arvoram "parlamentares" dos interesses públicos, a cada dia mais privados. Antes de "culpar governantes" devemos lembrar que fomos nós que delegamos á incompetencia generalizada a gestão dos nossos destinos. Eu tenho uma vítima desta tragedia na familia, e antes da indignação vem o remorso pela minha escolha.

  • Avatar
    02/01/2012 11:39:53ANTONIO CARLOS BERRIEL LADEIRAAnônimo

    Corrigindo..as calamidades não serviram de exemplo....e o povo continua pagando um alto preço...com a vida...que deus tenha piedade e conforte todos que foram vitimados e que toda sua ira caia sobre a cabeça dos responsáveis.. que podiam e tinham obrigação de fazer algo para mudar esse quadro desolante, mas que preferem embolsar os recursos, deixando que as calamidades mais uma vez vitime nosso povo.

  • Avatar
    02/01/2012 11:33:38ANTONIO CARLOSAnônimo

    O Brasil não tem... terremotos, maremotos, vulcões, tsunàmis... em contrapartida tem...descasos..corrupçoes...mal uso de verbas públicas...inércia de governantes... omissão do judiciário...descompromisso de políticos nas tres esferas do poder púbilco, a não ser quando a matéria for... legislar em causa própria..aumento de vencimentos...gratificações...jetons.. auxílio moradia...aí sim são bem atuantes. As calamidades na região serrana não serviu de exemplo para correções de erros passados, é triste abrir as manchetes e ver que as sirenes de alerta da defesa civil estão aterrorizando mas uma vez a população de Nova Friburgo, enquanto nenhuma sirene foi ouvida de viaturas em busca dos meliantes, transvestidos de políticos, que utilizaram as verbas que deveriam socorrer as vítimas das enchentes sei lá aonde...ATÉ QUANDO?

  • Avatar
    02/01/2012 11:26:56PattriciaAnônimo

    A tragégia atual, já era anunciada, desde a catástrofe de 2011.... O poder público ao invez de recuperar a cidade, começou por trocar seus carros antigos por novos; e logo passou, á viajar para outros países sem o menor constrangimento de deixar nossa cidade em meio ao caos.... O dinheiro para recuperação não sei onde foi parar..... entemdem???? Não apareceu para dirimir nossos problemas....

  • Avatar
    02/01/2012 10:52:40JOSE LEONISSA MENDES JUNIORAnônimo

    OS GOVERNANTES DA CIDADE TEM Q POR A CARA NA RETA , NA HORA D PEDIR VOTO ELES APARECEM EXIBINDO AS MAIS BELAS PROTESSE DENTÁRIA. E AGORA CADÉ ELES . VAMOS PEDIR A DEUS POR TODOS QUE ESTÃO PREJUDICADOS COM A CHUVA E NÃO DEIXAR DE PEDIR TAMBÉM PELOS MESMO GOVERNANTES PARA QUE NUNCA MAIS ELES SE CANDITATAM, ESTA MINHA OPINIÃO NÃO PARA TODOS E SIM PARA AQUELES QUE NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA O POVO ..................

  • Avatar
    02/01/2012 08:35:50WilliamAnônimo

    Cade a cara do prefeito que colocou praticamente todo o dinheiro que o governo mandou para reconstruir Nova Friburgo no bolso?Será que ele não pensou nas consequencias que ainda poderiam vir?

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.