SRZD


21/12/2011 13h24

21 de dezembro de 2012: o fim do mundo está próximo?
Lilian Neto

Foto: DivulgaçãoO fim do mundo se aproxima? Será que a humanidade já tem dia marcado para deixar de existir? De acordo com escritos deixados pelos Maias, o planeta Terra tem cinco ciclos, de 5.125 anos cada um. No dia 21 de dezembro de 2012, exatamente daqui a um ano, é o final deste quinto ciclo. Muito se fala a respeito do que pode acontecer. Sobre a teoria, o que vem sendo falado por muitos é de que seria o fim do mundo. Filmes já entraram na onda da profecia, como o da foto acima do filme "2012". Nas redes sociais, o tema é sempre recorrente.

A teoria de 2012 divide opiniões. Muitas partem das diferentes interpretações dos relatos maias em si. Mas o que seria esse fim exatamente ainda é uma incógnita, que causa certa euforia. Há quem ache que haverá a inversão dos polos terrestres, causando terremotos e tsunamis, deslocando os continentes de sua posição atual. Outros dizem que as grandes catástrofes ocorrerão depois que um meteoro ou astro passar perto da Terra. A grande maioria, porém, não dá créditos para o assunto.

Para alguns populares, o fim do mundo não é real. O programador William Vale afirma que se o homem atual, com toda a tecnologia disponível, não conseguiu desvendar o futuro, seria impossível os Maias o terem feito em sua época. O analista de sistema Elter Souza, de 26 anos, também afirma que não acredita que seja o fim do mundo, pois como os próprios Maias disseram que outros ciclos já haviam sido completados, este é só mais um que se finaliza.

O fim do mundo já foi tema até de minissérie, exibida pela "TV Globo" em 1996, que levava exatamente este nome. Músicas também já abordaram o tema, questionando o que cada um faria se só lhes restassem um dia. O próprio mito de 2012 se tornou famoso após um filme hollywoodiano que contava como seria o fim, recheado de catástrofes naturais, nas quais somente quem tivesse dinheiro e se preparado para entrar em um refúgio sobreviveria.



De acordo com o doutor em História das Religiões, Edgard Leite, grande parte do que se fala sobre o fim do mundo em 2012 "se deve à credibilidade fiel que é dada por parte da população a partir da divulgação de filmes que sensacionalizam a teoria, quase transformando em uma lenda urbana". De acordo com ele, não há necessariamente uma má interpretação do que realmente a teoria diz, mas uma não procura dos populares sobre o que realmente diz a teoria. Edgard diz que ainda não há a comprovação da correlação entre o nosso calendário e o calendário Maia.

Há quem associe as grandes catástrofes naturais, que estão se tornando mais comuns, como comprovação de que o planeta está próximo do fim. "A possibilidade de grandes terremotos, evidentemente, existe sempre, e ainda não descobrimos meios de prevê-los, mas nenhum deles, por mais violento que seja, implicará em um final dos tempos em 2012", afirmou Edgar ao SRZD. Ele ainda diz que as diversas teorias criadas sobre o temido fim são atribuídas à fragilidade humana.

O professor de Sociologia e Filosofia, Rafael Barreto, explica que as religiões, além de buscarem respostas para a morte, vêm com o propósito de nos religar a algo que foi perdido anteriormente, o que seria o nosso fim. "O fim da humanidade é se religar, se conectar à sua origem, o que é a base de sua existência", disse ao SRZD. Para Rafael a teoria também é falha, pois nem mesmo os Maias conseguiram controlar seu próprio futuro.

A verdade é que enquanto o dia 21 de dezembro de 2012 não chega, o assunto continuará repercutindo. Nas redes sociais há diversos debates sobre o assunto, entre pessoas que acreditam e as que não creem. Há sites que já fazem a contagem regressiva para o nosso fim, contando dias e até segundos, além de acompanhar tudo o que acontece no mundo. Já há até quem já pense no que fará no último dia. O estudante Alan Muniz, de 24 anos afirma: "Eu vou fazer de tudo para sobreviver. Se for para morrer que seja tentando".


Comentários
  • Avatar
    20/12/2012 01:38:55brendoAnônimo

    biblia diz , maldito aquele que confia no homem. O unico q sabe quando ira acabar e DEUS . e lhes digo tenho pena na queles q n o seguem , e pena na queles q nao confia na sagrada biblia . olha em volta de si , e se tiver se sentindo mau atormetados, peço q le-em a bilia Salmos 91 , isso ira te ajudar. fikem com Deus.

  • Avatar
    14/10/2012 10:12:35Bachir AdamoAnônimo

    Eu acredito sim no fim do mundo isto e apocalipse

  • Avatar
    19/06/2012 18:02:36joaquimAnônimo

    O problema não é so os maias,e os sumerios que viveram bem antes dos maias, onde eles são ainda mais categóricos. Que trouxe isto a tona é um consultor da nasa.

  • Avatar
    21/02/2012 09:34:01carlos rosarioAnônimo

    Disse JESUS, e este Evangelho, será pregado por a terra, haverá guerra, e rumores de guerra, pestes, terremotos, apostasia ... então virá o fim, mas, o dia e a hora, nenguém sabe somente DEUS.

  • Avatar
    18/01/2012 10:29:46aristides diasAnônimo

    Disse Jesus:Eu sou a luz do mundo;quem me segue não andará em trevas,mas terá a luz da vida.Aquele que crê no Filho tem a vida eterna mas aquele que não crê no filho não verá a vida,mas a ira de Deus sobre ele permanece.Porque Deus enviou o seu filho ao mundo não para que condenasse o mundo mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado mas quem não crê já esta condenado;porquanto não crê no Unigênito filho de Deus.E a condenação é esta:Que a luz veio ao mundo e os homem amaram mais as trevas do que a luz.porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz,a fim de que as suas obras sejam manifestas,porque são feitas em Deus.Eu era uma pessoa que fazia tudo que aborrecia a Deus mas um dia resolvi tomar uma decissão importante na minha vida aceitei o filho do Deus altissimo como meu Senhor e salvador da minha alma meus amigos Deus fez uma trasformação completa na minha vida as pessoas que me conheciam antes ficam impressionada quando me veem verdadeiramente o Mestre Jesus muda a vida do homem basta o homem querer ele me tirou um fardo pesado que eu não podia carregar ele me mudou completamente Meus amigos vale apena aceitar o Senhor Jesus e se sujeitar ao seus mandamentos.Eu sou muito grato a Deus agora sou uma pessoa realizada em tudo graças ao nosso bom Deus.Que Deus abençõe a todos.

  • Avatar
    24/12/2011 10:05:38leonardo sousaAnônimo

    claro q o fim do mundo ñ será dito pelo homem e sim por que o criou. essa teoria ñ tem fundamentos.

  • Avatar
    23/12/2011 16:08:36ScripzAnônimo

    Mas que gente chata que só fala de bíblia, bíblia... Vcs acham que a religião de vcs é a única? É melhor que a dos outros? Vcs são uns chatos.... Tomara que o homem volte e levem todos vcs embora mesmo... :P

  • Avatar
    23/12/2011 16:03:52A VERDADE TARDA MAS SEMPRE CHEGAAnônimo

    tenho uma ressalva a dizer: a bíblia preveu tudo isso que está acontecendo hoje em dia.. Ficar dizendo que é balela é conversa de quem tem medo de crer em Deus e assim mudaria a visão que tem da própria vida... Quanto ao fim concordo com Rodrigo... Essas coisas são apenas os sinais dos tempos, o princípio das dores... Embora a bíblia seja tão antiga ela não perdeu sua atualidade.... voou postar um trecho que diz tudo:::3 E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? 4 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; 5 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. 6 E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. 7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. 8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores. 9 Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. 10 Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. 11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. 12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. 13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. 14 E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:3 a 14...... Tirem vocês mesmos as conclusões... (afinal sempre houve guerras, violência, mas não tanto quanto hoje em dia pois até dentro das famílias há essas tragédias...)

  • Avatar
    23/12/2011 15:58:54ScripzAnônimo

    A Bíblia é uma idiotice tb...

  • Avatar
    23/12/2011 15:37:10rodrigoAnônimo

    isso tudo é uma idiotice! na biblia diz que nem o filho de Deus sabe quando será o fim da humanidade, entao quem sabe mais que Deus?

  • Avatar
    23/12/2011 07:36:44reAnônimo

    sei lá.

  • Avatar
    22/12/2011 16:24:36ZekakreuAnônimo

    Zecatheu, quem você acredita que fez o teu nariz e te dá o ar que você respira de dia e de noite ? - Detalhe : nunca recebestes a conta para pagar todo o ar que já respirastes em todo o tempo. Gratidão, hein !

  • Avatar
    22/12/2011 14:34:05HaroldAnônimo

    Zecatheu : você está certíssimo !

  • Avatar
    22/12/2011 10:42:06RimasterAnônimo

    O "céu" que você vê, imutável, está esperando que você mude primeiro. Todo aquele que crer verá.

  • Avatar
    21/12/2011 22:32:11ZecatheuAnônimo

    digo:primitivos

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.