SRZD


17/12/2011 14h26

Laíla: 'Joãosinho Trinta foi o mestre dos mestres'
Luana Freitas

Foto: Divulgação"Mestre dos mestres". Foi assim que o atual diretor de Carnaval e Harmonia da Beija-Flor de Nilópolis, Laíla, definiu Joãosinho Trinta. A dupla trabalhou unida por muitos anos e foi autora de grandes conquistas pelas escolas que passaram.

Em conversa com o SRZD-Carnaval, Laíla, ainda abalado com a perda, relembrou alguns momentos que passou ao lado de Joãosinho, sempre destacando a importância do ex-carnavalesco em todos os aspectos do universo do Carnaval.

"O auge de nossa trajetória começou no Salgueiro, em 72, quando assumimos o Carnaval. Lá tivemos a felicidade de ganhar dois títulos seguidos. Em 75, resolvemos tirar os destaques do chão e depois todo mundo acompanhou a inovação. Não nos demos bem na escola, por conta de assuntos administrativos, e nos transferimos para a Beija-Flor, onde conseguimos alguns campeonatos. Isso mudou a cara da Beija-Flor, que não ganhava títulos. Nós éramos unha e carne nas decisões do Carnaval. Foi muito bom trabalhar com ele, aprendi muita coisa", contou.

Laíla lembrou que voltou a trabalhar com Joãosinho no ano de 1989 e, após isso, o ex-carnavalesco seguiu sua vida. O momento do reencontro foi recentemente, quando a Comissão de Carnaval da azul e branca de Nilópolis viajou para o Maranhão para conhecer mais a cultura local, a fim de contribuir para o enredo "São Luís - O Poema ncantado do Maranhão".

"Durante a viagem soubemos que Joãosinho estava morando no Maranhão e a governadora Roseana Sarney estava bancando tudo. Ele não tinha condições para nada. Isso nos entristeceu muito e nesse momento eu decidi que ia fazer uma grande homenagem a ele no desfile de 2012".

Foto: Divulgação

O diretor de Carnaval e Harmonia da Beija-Flor destacou que Joãosinho participou de todo o processo de criação do enredo, compareceu à grande final da disputa de samba, sempre mostrando confiança na escola e no próprio Laíla.

Devido à perda inesperada, Laíla disse que a escola ainda vai estudar como será feita a homenagem à Joãosinho, já que há um trono e uma coroa reservados para ele em um carro alegórico.

"O trono e a coroa vão permanecer e vamos estudar o que fazer, qual melhor caminho tomar", disse, ressaltando que a grande homenagem permanecerá tendo destaque no desfile tão aguardado em vida pelo mito Joãosinho Trinta.



Comentários
  • Avatar
    21/12/2011 18:29:50Sempre CarnavalMembro SRZD desde 07/10/2011

    Caro Almir, muito bom em te rever...lhe desejo também um ótimo natal, para você e seus familiares. Bem , por enquanto, enquanto o carnaval não vem, espero roendo as unhas, que a minha Portela venha com tudo, pronta para realizar um grande desfile. Que Oxalá ilumine os caminhos da Portela em 2012!... Um Feliz Natal e um Próspero 2012.

  • Avatar
    21/12/2011 15:03:23Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Olá a todos a e todas. Prezado parceiro e mestre-torcedor portelense Sempre Carnaval, Feliz Natal e Boas Festas nela inclusa o 22º título de campeã de nossa amada Portela, extensivo aos seus familiares e conforme entoa Gilsinho para toda a família portelense. Conforme disse o mestre, enquanto sambista-dirigente, Laíla o Joãosinho Trinta é o mestre dos mestres entre os carnavalescos. Eu acrescento, o igualmente talentoso artísta plástico Joãosinho Trinta está no Panteão do Bambas. Axé ! Lá, com certeza, ele também fará a obra feita em vida, que é ter sido apoteótico na exalação de alegria. Afinal, este é o compromisso maior dos poetas e artistas ainda mais sendo genial como Joãosinho Trinta. Quanto à citada família oligárquica que é 'liderada' pelo mencionado capo-celebridade da contravenção, ela usou Joãosinho Trinta e usa nossa afilhada Deusa da Passarela porque esse é o histórico papel dela em uma sociedade dividida em classes sociais. Para não me alongar mais, se nossa Majestade do Samba voltar a ser campeã em 2012 e o ilustre instrumentista de agogô na Tabajara do Samba se reeleger. Tal ilustre portelense terá que relançar e dar todo o apoio para candidatura do comandante da Portela à presidência da LIESA em sua próxima eleição. Haja vista, tal ilustre portelense assumiu esse compromisso moral precipitadamente em 2009 quando não foi ano eleitoral na LIESA nem a Portela foi campeã. Saudações, Almir portelense de Macaé.

  • Avatar
    21/12/2011 02:08:29Sempre CarnavalMembro SRZD desde 07/10/2011

    ALGUMAS COISAS PRECISAM SER PENSADAS....por exemplo, estamos vendo nos telejornais que Anísio Abraão David tinha dinheiro por todos os lados, muitos carros, muitas jóias, dólares. ...Enquanto isso o homem que projetou a Beija-Flor no cenário nacional, Joãosinho Trinta, não tinha condições nem de bancar suas despesas (como mesmo diz essa matéria aqui citada). Se hoje a Beija-Flor é o que é, deve muito a Joãosinho Trinta e sua ousadia, a familia Abraão David e o Anízio devem muito a Joãosinho. No entando o que se vê é um homem genial como Joãosinho, ir embora sem nenhum dinheiro no bolso, na pobreza, sem condições de nada...E o corrupto do Anísio esbanjando seu dólares, carros, mansões, e sabe lá Deus quantas coisas. É meu Caro Joãosinho, creio que você agora esta num lugar bem melhor, num lugar com muita Paz, onde não existem esses corruptos, esta longe dessas pessoas que só queriam aparecer as suas custas!

  • Avatar
    21/12/2011 00:02:36Anna LuMembro SRZD desde 20/12/2011

    DEPOIS QUE MORRE TODO MUNDO É BONZINHO!!!!! PRCISOU JOAZINHO MORRER PARA SER O MESTRE DOS MESTRE ESSE LAÍLA É UM GRANDE DEMAGOGO!!!! O PROSSIMO DA BEIJA-FLOR QUE MORRER SE FOR ALGUÉM QUE ELE NÃO GOSTAVA? VAI DIZER QUE É O MESTRE DOS MESTRE!!!

  • Avatar
    19/12/2011 20:48:31IvamMembro SRZD desde 19/12/2011

    Assisti uma homenagem interessante em no blog uan noticias onde colocaram quatro videos de curta duração com desfiles importante de Joãozinho Trinta, muito legal.

  • Avatar
    19/12/2011 19:04:26D`jalmaMembro SRZD desde 15/09/2011

    Nesta história toda só tenha uma coisa a dizer q o sr. Laila é um grande demagogo duas caras, pois vem agora enaltecer o João trinta, pois ele mesmo Laila não gostava do João. E outra pq o Rei Anizio do cordel mulambento deixou João morrer na miséria????

  • Avatar
    19/12/2011 18:51:06Daiv EickhoffMembro SRZD desde 20/11/2009

    Uma coisa nessa matéria serviu pra reafirmar algo que volta e meia é esquecido: João e Laíla são crias do Salgueiro e as revoluções estéticas começaram na Academia. Os títulos de 1974 e 1975 confirmam isso. Tais mudanças foram tão revolucionárias quando o "Ratos e Urubus", que ao meu ver, ganhou tal aura por conta das imagens do lixo e obviamente, o Cristo Mendigo. Mas pouco se fala da segunda metade do desfile, o setor do luxo. Expoente máximo do carnaval carioca, criador da Beija-Flor, cria da Academia do Samba. Nilopolitanos, vcs devem MUITO aos tijucanos!!!

  • Avatar
    19/12/2011 07:44:11Oswaldo Fernandes FilhoMembro SRZD desde 09/04/2009

    TODOS NÓS SABEMOS QUE O MESTRE JOÃOZINHO MERECE TODAS A HOMENAGENS E HONRAS DO MUNDO DO SAMBA. SÓ ESPERO QUE NÃO SEJA UTILIZADO ( VIDE ROBERTO CARLOS) PARA LEVAR OUTRO CARNAVAL PARA NILÓPOLIS SEM MÉRITOS , COMO FOI O DESSE ANO.

  • Avatar
    18/12/2011 23:49:16so falo verdadeMembro SRZD desde 18/12/2011

    Porque a beija flor e o senhor tubarão anisio ,não ajudou o joaozinho trinta

  • Avatar
    18/12/2011 19:24:12marquinhosMembro SRZD desde 18/12/2011

    O joaozinho fez tanto pela beija flor,e o que ele recebeu em troca? Pelo que li ele morreu precisando de ajuda......E porque a Beija flor e o anisio,não o ajudou ? Agora esse laíla fica falando palavras consoladoras,acho que a beija flor,deveria ter visto seu valor em vida.Agora não precisa de fazer homenagem,ele já não está vendo nada.Será que els mandavam grana,para ele morrer com mais dignidade e rsrs claro que não.agora podem fazer enredo,homenagens nada vai adiantar,O morto não ve nada ,vamos parar com essa besteira de dizer,que ele lã está vendo tudo.Morreu acabou,faça alguma coisa ,pelo ser humano enquanto ele vive.Quanta hipocrisia neste mundo.

  • Avatar
    18/12/2011 00:36:16edilson alves demetrioMembro SRZD desde 22/05/2009

    pena que esse laila resoveu ser humilde depois que ele morreu pois enquanto estava vivo só soube fala mal dele agora que pousar de bom moço.

  • Avatar
    17/12/2011 18:29:03vingadorMembro SRZD desde 19/09/2011

    esse merece uma estatua com singela homenagem do mundo do samba a quem fez muito para o carnaval no brasil , !!!!

  • Avatar
    17/12/2011 17:17:37ClovisMembro SRZD desde 07/04/2009

    Legal saber disso! Mas ainda acho que pelo que ele ja fez não só na DEUSA DA PASSARELA como no mundo do samba de forma geral, mereceria, por parte da escola de um enredo SÓ dele. Aí sim, a escola estaria rendendo-lha uma justa homenagem. Senão, algum enredo que o MESTRE tivesse vontade realizar e por alguma razão não pode faze-lo.

Comentar