Balas de goma previnem contra cáries, diz estudo
Redação SRZD | Ciência e Saúde | 27/07/2008 21:31
Um estudo publicado pela revista "BMC Oral Health" demonstrou que balas de goma de xylitol (álcool de açúcar presente em alimentos como a framboesa) reduzem as placas bacterianas, causadoras das cáries.
O trabalho, coordenado por Kiet A. Ly, do Departamento de Saúde Pública Dental da Universidade de Washington (nos Estados Unidos), provou que dar às crianças essas balinhas três vezes ao dia já é eficaz depois de seis semanas.
O experimento dividiu crianças com idade média de oito anos em três grupos. Um tomava 15,6g de xylitol por dia, outro, 11,7 e o último, 44,7g de maltitol, outro álcool de açúcar que serviu de comparação.
No fim das seis semanas, todos os participantes reduziram os níveis das principais bactérias causadoras de cáries e a eficácia foi similar em todos os grupos. "Esperávamos o efeito do xylitol, mas o surpreendente foi que o maltitol também revelou esse papel protetor", indicaram os autores.
À margem das novidades, os chicletes a base de xylitol viraram moda nos últimos anos e são consumidos principalmente na Europa, Coréia, Japão, Tailândia e China. Atualmente, os chicletes com esse edulcorante já tomam conta de 50% do mercado no Japão e na Coréia.

Agência americana diz que etanol brasileiro é o menos poluente
Beber moderadamente cerveja pode melhorar os ossos, conclui estudo
Ministério da Saúde aponta aumento da Aids entre jovens gays e garotas
Saiba mais sobre a arritmia cardíaca
Campanha de prevenção contra o câncer de pele começa no sábado
Unicef: creche faz mal a crianças menores de 1 ano



