SRZD


18/07/2008 10h33

Nelson Mandela completa 90 anos
Redação SRZD

Nelson Mandela

Nelson Mandela, ícone anti-apartheid (a ideologia que pregava a separação entre negros e brancos), Nobel da Paz e primeiro presidente negro da África do Sul, está comemorando 90 anos nesta sexta-feira (18), e ficará em casa com sua família, após várias semanas de homenagens e até um concerto em tributo a Mandela. F.W. de Klerk, o último presidente da era do apartheid na África do Sul, e depois vice de Mandela, declarou que ele foi "uma das grandes figuras do século 20".

Em uma rara entrevista para a Associated Press, em sua casa nos arredores da África do Sul, Mandela convocou os ricos para dividirem com "aqueles que não conseguiram superar a pobreza". Ele acrescentou que é afortunado por ter atingido 90 anos, mas lamentou o fato de que os pobres não conseguem viver tanto.

Nelson Rolihlahla Mandela foi preso por 27 anos devido às suas atividades contra o apartheid - que negava aos negros, mestiços e indianos direitos políticos, sociais e econômicos - pelo Congresso Nacional Africano. Em 1955, divulgou a Carta do Povo, documento que continha um projeto para a superação do apartheid. Até então, o líder sul-africano era contra atos violentos. Cinco anos depois, em 1960, ele decidiu pegar em armas após o massacre de Sharpeville, quando 69 manifestantes negros morreram e 180 ficaram feridos pela polícia. No ano seguinte, Mandela comandou uma campanha de sabotagem contra alvos militares e foi à Argélia receber treinamento paramilitar. Em 1962, foi preso por sabotagem e por conspirar contra a África do Sul, incentivando outras nações a invadir o país - o que Mandela nega.

Mandela saiu da prisão em 11 de fevereiro de 1990, aos 72 anos, e tornou-se presidente da África do Sul em maio de 1994. Ele comandou a transição do regime de minoria no comando, lutando pela reconciliação interna e externa de seu país. Desde que saiu da presidência, em 1999, tornou-se o mais importante embaixador da África do Sul, realizando campanhas contra a AIDS e a concentração de renda. Em 2004, decidiu retirar-se da vida pública para dedicar mais tempo à família e aos amigos.

Nesta sexta-feira (18), em uma transmissão de rádio nacional, ele contou estar honrado pelas pessoas terem escolhido comemorar o aniversário "de um velho recluso que não tem mais nenhum poder de influência".

F.W. de Klerk, que dividiu com Mandela o Nobel da Paz em 1993 afirmou ainda que "Nelson Mandela nasceu um líder, pois carrega a segurança, a humildade e a graça de um natural aristocrata. Depois de ter sido eleito, ele usou seu charme pessoal para promover a reconciliação e moldar nossas comunidades em uma nação multicultural. Isso, eu acredito, foi seu grande legado".


Comentários
  • Avatar
    26/09/2010 20:01:31jkuiklijadijafgeAnônimo

    oooooooooooooooooooooooooooooooooooooeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeet tttttttttttttttttttttttttttttttttttttttt ttttttttaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaddddddddddddkhoifgjerpoig

  • Avatar
    06/10/2009 12:30:34Denner GlauberAnônimo

    eu queria saber mais sobre a vida de Nelson Mandela acho que tudo que ele fez foi em prol á humanidade.Quero mais resultados sobre ssuas idéias e seus ideias,pois um homem na categoria de nelson mandela, marece ser mais reconhecido e respeitado

  • Avatar
    22/04/2009 20:54:32mindyAnônimo

    Reportagem sobre Nelson Madela Nelson Mandela Presidente da África do Sul Mandato: 27 de Abril de 1994 ? 1999 Vice-presidente: Frederik Willem de Klerk Thabo Mbeki Precedido por: Frederik Willem de Klerk Sucedido por: Thabo Mbeki Nascimento: 18 de Julho de 1918 (90 anos) Qunu, África do Sul Partido: Congresso Nacional Africano Profissão: Advogado Bi ografia Nelson Rolihlahla Mandela (Qunu, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002. Actividade política Mandela era um negão malucão, fumava um baseado e ia para a rave, tambem formou-se em Direito e desde cedo deu início à sua atividade política. Com a implantação do regime apartheid no país, no fim da década de 40, assumiu frontalmente a sua oposição à segregação e aos preconceitos raciais. Em consequência foi sujeito à prisão e julgamento em 1962. Depois de muita luta ,em 1993, com de Klerk, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços desenvolvidos no sentido de acabar com a segregação racial. Em Maio de 1994, tornou-se ele próprio o presidente da África do Sul, naquelas que foram as primeiras eleições multirraciais do país. Cercou-se, para governar, de personalidades do ANC, mas também de representantes de linhas políticas. Mandela foi um dos maiores líderes políticos da História Moderna. Prisão Em 1961 tornou-se comandante do braço armado do CNA, o chamado Umkhonto we Sizwe ("Lança da Nação", ou MK), fundado por ele e outros. Mandela co

  • Avatar
    06/11/2008 14:23:32fabioAnônimo

    ju impri mi esta tambem e separado e de geo

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.