Não sou dono da verdade e nunca serei
Luiz Fernando Reis | Luiz Fernando | 16/07/2008 23:46
Nessa última semana, um comentário de um de nossos leitores me deixou por demais intrigado. Dizia que um colunista é um formador de opinião. E de repente me assustei muito com essa coisa de escrever colunas num site de carnaval.
Sinceramente, eu não me vejo como um formador de opinião e nem quero ter essa responsabilidade tão grande. Me considero um explanador de idéias, um expositor de teorias e argumentos, mas que em nenhum momento representam a verdade absoluta do assunto abordado.
Não quero e não sou o dono da verdade e tenho a certeza que nenhum de nós colunistas tem essa pretensão. A grande razão de uma coluna, qualquer que seja o assunto que ela aborde, é trazer um argumento que sintetiza o ponto de vista desse articulista. Esse deve ser o ponto de partida de análise e reflexão dos leitores e cada um siga o seu ponto de vista, tira da matéria o que for útil e descarte o que não considerar pertinente.
Com sinceridade, o melhor colunista está em cada um de nós. Quantas vezes lendo um comentário de um leitor percebo que seu argumento é melhor que o meu, quantas vezes lendo um de nossos comentaristas, que são vocês leitores, noto uma argumentação bem mais consistente que a minha. Quantas vezes um contra-argumento me convence de que imaginara não era tão correto assim.
Eu não concordo com tudo o que o Eugênio escreve por aqui, já discordei várias vezes da Thatiana e do Lula. Tenho certeza de que cada um discordou de alguns de meus pontos de vista. Mas aprendo sempre um pouco com cada um deles. E acredito que eles aprendam comigo também.
É assim que vejo um coluna: Um painel de idéias que nem sempre são concordantes com o meu modo de pensar. Uma coluna é um ponto de partida de um amplo e salutar debate, onde ao final cada parte discordante terá dado um salto de qualidade na sua forma de pensar.
E na boa: Verdade, quem tem?
E pra não deixar de falar em samba, gostaria de confessar que gostei muito da penúltima matéria do Eugênio Leal e gostaria de acrescentar algumas observações.
É inegável o talento do carnavalesco Alex de Souza, que conheço desde os tempos em que era apenas um auxiliar de figurinos do mestre Renato Lage. O moço é de um bom gosto invejável, trabalha formas e cores de forma admirável e não foi à toa que de seu risco nasceram, em minha opinião, o melhor conjunto alegórico, em luxo, adequação e requinte do carnaval passado. E tem esse ano um enredo autoral, bonito e elegante, mas um enredo clássico e limitado. Com a chegada do Paulo Barros, a frieza desse enredo pode ganhar novos ares e o trabalho do Alex crescer em vários sentidos. Assim como o trabalho do Paulo falta receber um desfile de escola de samba que faltou no carnaval passado.
Poderia o Alex ter negado o pedido de seu presidente Moisés, poderia ter fincado pé firme e não ter admitido a inclusão de um carnavalesco renomado ao seu lado. Mas tem um sábio ditado que sempre lembra: Manda quem pode e obedece quem tem juízo. Além de bom gosto e talento o Alex teve juízo e torço muito para que essa parceria dê certo e como o Eugênio já colocara em sua coluna, a Vila que estava meio escondidinha, acordou e clamou: Estou viva e vou brigar de verdade por esse carnaval.
Essa é a verdade? Claro que não. Essa é apenas a minha opinião. E que venha mais um rodada de bons debates.
Um abraço
Luiz Fernando Reis
Postado por:roriz | 17/08/2008 12:21:35
como sempre fica faltando tempo para algumas das muitas coisas que gosto , felizemente as que não gosto não me dominam ... fato é que gostaria mais de ler e escrever por aqui pois somos todos formadores de tudo e muito mais de opnião , claro que temos vícios de ótica particular pessoal , assim teriamos quase sempre que falar AVISANDO antes que achamos ou sabemos que a maioria acha isso ou aquilo mas que a elite dos medalhões do assunto acha diferente e que eu ou o LUIZ FERNANDO acha sim , no seu direito ... e mesmo que não queira LF formar opnião ,,,,, acha IN mas publica EX para todos nós EXPLICITAMENTE COMO UM POSTULADO .. queira ou não queira ... : quando perguntamos sem responder ja formamos opniões ,,,pois perguntas podem induzir bem mais que respostas . Eu particularmente adoro esta técnica de , por meio de um conjunto de perguntas , deixar fluir uma resposta óbvia ... cientificamente , empaticamente e democraticamente podemos esperar novas pergunats e novas respostas bem além das que ja prevíamos .... mas sem dúvida sempre formaremos opinão e acho sim que LUIZ FERNANDO TEM DIREITO SIM SE DESEJAR formar opinião como também pode não querer formar mas querendo ou não já está fromando sim ,,mas pode ter cuidado ou não ... sendo que pode , mas eu prefiro que não faça é ocultar suas idéas ou perguntas ou respostas para TER CUIDADO COM OS LEITORES DISCORDANTES , ].. vai fundo mestre !!! você ouve bem por isso pode falar tudo e vai formar tudo como todos que responderem ou perguntarem vão .. eu . eu pergunto é possível publicar opnião sem repercutir ?

Postado por:GLORIOSO | 18/07/2008 11:15:45
"Da crítica(CONSTRUTIVA) eu fiz o meu caminho...Alertei e (en) cantei... (Acho que a frase ficaria melhor assim....)

Postado por:Denise (São Clemente) | 17/07/2008 22:19:28
LFR, o bom do debate é isso mesmo. Divergència de opiniões e respeito mútuo. E isso "o carnavalesco" tem conseguido. É muito bom ler algo vindo de pessoas que entendem e tenham um ponto de vista concreto. "Da crítica eu fiz o meu caminho...Alertei e (en) cantei..."

Postado por:GLORIOSO | 17/07/2008 18:37:37
A quem não entendeu o que ocorre,é que postei noutro dia que os colunistas atentassem para o fato de que,quer queira ou não,são formadores de opiniões,pois notava que os colunistas Luiz Fernando Reis e Eugênio Leal,estavam a meu modo de ver,valorizando demais o carnavalesco Paulo Barros,tá certo que o carnavalesco tem o seu valor,mas considéro que os outros também poderiam merecer desta coluna,o mesmo peso,valor e carinho,mas claro,postei com o maior respeito que ambos merecem e fazem por merecer.

Postado por:GLORIOSO | 17/07/2008 18:34:13
A quem não entendeu o que ocorre,é que postei noutro dia que os colunistas atentassem para o fato de que,quer queira ou não,são formadores de opiniões,pois notava que os colunistas Luiz Fernando Reis e Eugênio Leal,estavam a meu modo de ver,valorizando demais o carnavalesco Paulo Barros,tá certo que o carnavalesco tem o seu valor,mas considéro que os outros também poderiam merecer desta coluna,o mesmo peso,valor e carinho,mas claro,postei com o maior respeito que ambos merecem e fazem por merecer.

Postado por:GLORIOSO | 17/07/2008 18:18:14
Charisteu,parabéns pela interpretação do assunto e parabéns e obrigado ao site e ao Luiz Fernando Reis pelo magnífico e democrático espaço,no qual espero ter sido compreendido.
Postado por:erick de andrade albino | 17/07/2008 18:10:03
Estou com PAUL e não abro, principalmente pra quem não esta tão por dentro de tudo sobre o carnaval, como é o meu caso que moro longe do Rio e me guio pelos sites (colunistas)
Postado por:Toni | 17/07/2008 16:45:49
Todo cuidado é pouco, pra quem se apresenta como colunista.
Postado por:Charisteu | 17/07/2008 14:50:37
Tive oportunidades, ainda que escassas de ver entrevistas de Alex de Souza, e aprendi à admirá-lo, tanto pelo talento incrivelmente bem acabado (relacionando a confecção das fantasias, pois às alegorias me parece que ele tem que se aperfeiçoar e não amadureceu bem, mas tem um estilo clássico padrao, digno do carnaval do Rio), não obstante o conhecimento sobre a história don carnaval (o que me impressionou bastante), mas tambem pela humildade - Humildade: que não faz um carnavalesco ser bom ou ruim (não faz diferença, nao importa; basta se ter talento que está tudo legal). m relação ao que o glorioso falou sobre a frieza do enredo,dita por Luis Fernando Reis, compreendo e tomo partido (falando a grosso modo). Não menosprezemos a capacidade de um homem letrado, formado em moda e estilo, que vem emprestando ao carnaval seu talento, sem botar concepçoes externas do que entendemos por "carnaval", já consolidado por Fernando Pamplona e Joao Trinta. Não vejo como "frio"o enredo, mas sim com expectativa um carnaval mais tradicional, luxuoso, bem-cabado, e compacto -Longe de qualquer saudosismo "utópico", mas com sentimento de que a alegria de bons tempos volte-. acho que o paulo Barros pode vir à acrescentar ou desconstruir, polos completamente distintos, pelo fato de um enredo tão clássico, ganhar ares desfragmentados (que é o estilo do Paulo, temos que perceber) em relação à "estetica do carnaval". Ao restante da defesa do amigo de carnaval não tomo partido. E em relação ao resto do que o Luis Fernado Reis falou, até concordo um pouco. O Paulo pode sim vir a "acrescentar o trabalho, desde que seja um acrescimo "carnavalesco" como ele vinha fazendo desde o Tuiuti até a Tijuca (até a Tijuca). abracos companheiros, e vivamos a democracia, e acima de tudo o samba. Luis Fernado Reis, quando imaginariamos que teriamos um espaço só para falar de samba e carnaval hein? É gostoso isso. salve, Mestre!!!

Postado por:GLORIOSO | 17/07/2008 11:55:46
Nobre Luiz Fernando Reis,bom dia,entendí sua defesa e humildade na resposta,eu quem atentei pro detalhe de que um colunista é um formador de opiniões,assim como digo,que acho que muitos não vêem da forma defendida,pois muitos estão tendo nova visão e aprendendo coisas do que é o carnaval e seus bastidores,que até então não faziam parte de seus conhecimentos,assim como confiam,que o site não colocaria qualquer um para coordenar esta coluna,voce sabe e nos sambistas mais antigos sabemos,que voce não é qualquer um,portanto suas palavras pode sim,ter um peso enorme na formação de opiniões de muitas pessôas,deixo como um exemplo do que pode ser uma inocente,mas interferência indireta,no modo de pensar de alguns,suas próprias palavras no trexo: "Com a chegada do Paulo Barros, a frieza desse enredo pode ganhar novos ares e o trabalho do Alex crescer em vários sentidos". Então eu pergunto: frieza? crescer em vários sentidos? não estaria o amigo super valorizando um,em detrimento do talento do outro? Respeitosamente,um abraço.

Postado por:Frede Borges da França | 17/07/2008 11:11:56
É por esse motivo que dou mais credibilidade naquilo em que posso participar com as minhas idéias do que o que me vem pronto como se nos leitores fossemos mera figuração que temos que engolir opiniões como se elas traduzissem a verdade "soberana dos fatos". É por esse motivo que to contigo Fernando, não há o dono da verdade, mas sim, a trocação de informações e opiniões a respeito dos bastidores desse universo chamado Carnaval.

Postado por:Luiz Fernando Reis | 17/07/2008 00:31:29
Mas acredito de verdade nisso Paul Um abraço e continue debatendo carnaval por aqui Luiz Fernando Reis

Postado por:Paul | 17/07/2008 00:18:02
Então vamos ser todos "Explanadores de Idéias". Eu, estarei sempre por aqui, junto com os colunistas, com o meu direito de acordar ou discordar. Muito bom.







Qual o motivo do sorteio?












