SRZD


19/10/2011 12h15

Saiba os principais cuidados que devemos ter antes de malhar!
Cristiana Veronez

Foto: Reprodução de InternetCom a chegada do verão e a vontade de cuidar um pouquinho mais do corpo é hora de começar a pensar na maneira certa de iniciar a rotina dos exercícios físicos. Quem vai à academia não precisa necessariamente fazer os exercícios com a intenção de ganhar muita massa muscular. Mexer o esqueleto também é crucial para a nossa saúde!

SRZD entrou em contato com dois profissionais para saber alguns cuidados que devemos ter antes de malhar.

Horário adequado

O professor Guto Ferrari, da academia Velox Fitness, explica que existem muitas divergências sobre o melhor horário para se praticar exercícios físicos. "Isso é uma escolha pessoal. Na verdade, temos pesquisas de todo tipo. Algumas dizem que a melhor hora pra malhar é de manhã, outras dizem que é de tarde e outras que é à noite. No final das contas o melhor é que a pessoa experimente os diversos horários possíveis para ela e escolha o que a deixar mais bem disposta e motivada".

Alimentação ideal

Quem vai malhar ou correr não deve fazer refeições muito pesadas antes dos exercícios. "A pessoa deve comer alimentos leves. As frutas, por exemplo são uma boa opção, pois tem absorção bastante rápida pelo organismo", explica Guto. Valmir Coutinho, professor do curso de especialização em endocrinologia da PUC-Rio, aconselha que sejam ingeridos carboidratos. As gorduras são proibidas! Os dois professores são enfáticos em relação ao veto de alimentos gordurosos antes de praticar exercícios. "Ela tem absorção lenta", explica Guto, que ressalta que a pessoa pode até passar mal se ingerir gorduras antes de ir à academia. 

Foto: Reprodução de Internet

Roupas: detalhe importantíssimo

O modelito para quem vai malhar ou correr deve ser bem levinho. Nada de querer modelar a cintura espremendo as gordurinhas com uma blusinha apertadíssima. Guto ensina que "as roupas devem ser leves, flexíveis e com uma boa capacidade de troca de calor. Existem tecidos tecnologicamente desenvolvidos para isso. O suor retido na roupa pode causar desconforto à pessoa. Para os corredores esse tipo de roupa pode melhorar bastante a performance".

Quando o tempo está frio ou a academia é climatizada, os cuidados com o que se veste deve ser redobrado. "É sempre bom que a pessoa leve uma muda de roupa para colocar ao terminar o exercício. Alguém que corre na rua, por exemplo, produz calor. Se quando o corredor terminar a atividade ficar andando com a camiseta suada por aí, pode se resfriar. Então o melhor é colocar uma blusa", explica. A equação é simples: corpo quente+ambiente frio = resfriado.

O que se coloca nos pés também é um aspecto muito importante para quem pratica exercícios físicos. A principal dica do professor Guto é que o tênis usado tenha o amortecimento adequado. "Usar tênis baixos e retos complicam qualquer atividade. A pessoa pode cair ou provocar lesões". Para quem pratica spinning, por exemplo, a dica é usar a sapatilha específica. O profissional explica que isso muda a mecânica do exercício e a pessoa tem um aproveitamento muito melhor.


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.