SRZD


14/07/2008 09h15

Como reaver o dinheiro perdido nos planos Bresser, Verão e Collor
Redação SRZD

No final dos anos 80 e início dos 90, o governo brasileiro, para conter a alta de preços provocada pela hiperinflação, alterou o cálculo de correção dos saldos de poupança, gerando perdas para quem acreditava no investimento. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também foi prejudicado, por alterações na correção dos saldos.

Se você sofreu com as perdas decorridas dos planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor I (1990), apesar do tempo decorrido, ainda é possível recuperar o dinheiro através da Justiça - apesar de demandar muito tempo e paciência. Todas os entraves são resolvidos na esfera judicial - por isso, a resposta final pode demorar até mais de três anos.

Para saber o valor que você deve pedir, é necessário calcular o tempo e o valor das aplicações. Segundo Maria Elisa Novais, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, é mais seguro procurar advogados especializados e associações de defesa dos direitos do consumidor.

No caso do Plano Collor, a situação é mais complicada - o pacote instaurado em 15 de março de 1990 congelou as poupanças com valores superior a 50 mil cruzados e enviou o dinheiro para o Banco Central. Depois dessa data, as contas eram corrigidas pelo IPC - índice que mede a variação de preços para o consumidor, com base nos gatos de quem ganha de um a vinte salários mínimos. Entretanto, quem tinha conta com vencimento na segunda quinzena do mês foi prejudicado, pois o reajuste tomava como base outro índice, o BTNF, que é inferior ao IPC. 

E ainda há outro problema: solicitar a correção dos valores que foram encaminhados ao Banco Central não dá mais, pois o prazo expirou. "O que se pode fazer são pedidos contra bancos para o dinheiro que ficou na conta, se não tiver sido corrigido. Nesse caso, o prazo vai até 2010", explicou o advogado Alexandre Barthe.

Em relação às contas do FGTS, prejudicadas porque os planos Verão e Collor I aplicaram nas poupanças correções inferiores à inflação registradas na época, existiu uma lei que determinou o pagamento dos expurgos, com a única condição dos trabalhadores entrarem em acordo com a Caixa Econômica Federal. Todavia, o prazo terminou em 2003, e o único caminho restante é a Justiça.

 

 

 


Comentários
  • Avatar
    29/11/2013 18:12:00Karoline delpinoAnônimo

    Como fasso para saber se tenho direito ao plano color verao

  • Avatar
    29/10/2013 16:37:36Esmeralda leme de meloAnônimo

    Boa tarde.Dei a entrada junto com um advogado para receber o dinheiro da minha mÃ?e de volta,já se passaram acho q quase seis anos e ainda não recebemos nada.Cada dia ele vem com uma historia diferente.Tem como ele estar retendo esse dinheiro? Ou será que é essa demora mesmo? Agradeço muito se me responder,pois estou esperando esse dinheiro a anos e nao é pouco.Obrigado! OBS:Plano Collor,Bresser e vera

  • Avatar
    23/10/2013 13:30:57Gessana da silva carvalho guskaAnônimo

    meu marido nao entrou com açao e foi fichado em 1989 ele tem direito a esta correçao e como posso fazer isso?

  • Avatar
    16/10/2013 22:54:10IvoneAnônimo

    Não fiz o Termo de Adesão para receber corrigido o saldo do FGTS, pois estava trabalhando na época 01/12/88 a 28/02/89. Tenho como recorrer no dia de hoje??

  • Avatar
    08/10/2013 16:14:01rose brazAnônimo

    meu marido entrou com um processo numero00097223520134025101 como posso consultar o processo?

  • Avatar
    30/09/2013 13:51:38AURION ROCHAAnônimo

    meu pai trabalhou na tbg em 91 mas nunca recebeu o fgts algum tempo atras ele procurou a caixa mas falaram que ele perdeu foi para o fundo perdido tem como ele receber? ele ate tinha dois extratos da caixa economica com valores de 14 e outro de 17 mil. por favor me ajuda.

  • Avatar
    14/09/2013 16:45:29missilane franco costaAnônimo

    MEU PAI TAMBEM PERDEU ESSE DINHEIRO NA Ã?POCA DO COLLO NOS ANOS 90 MAIS ELE NÃ?O TEM OS COMPROVANTE DE DEPOSITO .POR TA JA COM 23 ANOS DE PERDA ME DE ALGUMA INFORMAÃ?Ã?O DI COMO ELE DEVE TOMAR QUAL AS PROVIDENCIAS. OBRIGADA!!!

  • Avatar
    10/09/2013 14:08:45jose marcos lopesAnônimo

    tive o dinheiro retido pelos planos collor1 e 2 tenho direito a ser ressarcido nos dias de hoje

  • Avatar
    10/09/2013 14:03:36jose marcos lopesAnônimo

    tive o dinheiro retido pelos planos collor1 e 2 tenho direito a ser ressarcido nos dias de hoje

  • Avatar
    07/09/2013 11:48:34cristiana godeisAnônimo

    como que faço para saber se tenho direito de receber o dinheiro da epoca collor . é so com advogado ou algum banco pode me dar informaçoes

  • Avatar
    09/06/2013 20:49:53erasmo carlos barros rodriquesAnônimo

    servi na forca militar em 88a89 colo entrou e dispwnsou todos os militares queria saber se tem direito do planobresser. e como adquirir e queria saber se tem como eu retornar na area militar.

  • Avatar
    26/05/2013 12:56:17Jorge Ujia CordeiroAnônimo

    Trabalhei na MINERAÃ?Ã?ES BRASILEIRAS REUNIDAS S/A de 20/JAN/75 à 30/ABR/83, tendo recebido o FGTS no UNIBANCO, Agência Itaguaí, depois na PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGARATIBA de 14/JUL/86 até a presente data. Em 03/MAI/91 foi extinto o regime Celetista, passando ao Regime Estatutário, onde recebí o FGTS daquele período. O que fazer para receber esses resíduos ? Agradeço antecipadamente a atenção. Jorge Ujia Cordeiro

  • Avatar
    16/03/2013 15:25:01vicente agostinho de oliveiraAnônimo

    trabalhei na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de Junho de 1975 até 09 de Fevereiro de 2004, me aposentei lá, passei pelo prejuiso de todos planos de governo do Sarnei e do Collor, como posso reaver esses precatórios?

  • Avatar
    22/02/2013 11:44:17Maria Berenice da Costa PereiramariAnônimo

    gostaria de saber como proceder,para reaver o FGTS do meu esposo já falecido,que está retido,pois não sabíamos que estava preso no Plano Bresser....não posso pagar um advogado ,pois fui a Caixa e lá informara-me que a importância era de R$800,00 e um pouquinho mais....não se o que fazer para reaver esse dinheiro que está me fazendo falta. Desde já fico imensamente grata por uma orientação.O QUE DEVE FAZER ? QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS,além dos que já possuo,e os que a Caixa me deu(extrato do FGTS)....Muito obrigada pela ajuda!!!

  • Avatar
    20/02/2013 22:43:58joseane aparecida de alvarengaAnônimo

    meu pai faleceu eu tinha 10 anos e me deixou uma poupança mas quando fui tirar o dinheiro nao tava mais la,gostaria de saber se tem como eu resgata esse dinheiro,por favor me da uma resposta,obrigada!!!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.