SRZD


14/07/2008 09h15

Como reaver o dinheiro perdido nos planos Bresser, Verão e Collor
Redação SRZD

No final dos anos 80 e início dos 90, o governo brasileiro, para conter a alta de preços provocada pela hiperinflação, alterou o cálculo de correção dos saldos de poupança, gerando perdas para quem acreditava no investimento. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também foi prejudicado, por alterações na correção dos saldos.

Se você sofreu com as perdas decorridas dos planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor I (1990), apesar do tempo decorrido, ainda é possível recuperar o dinheiro através da Justiça - apesar de demandar muito tempo e paciência. Todas os entraves são resolvidos na esfera judicial - por isso, a resposta final pode demorar até mais de três anos.

Para saber o valor que você deve pedir, é necessário calcular o tempo e o valor das aplicações. Segundo Maria Elisa Novais, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, é mais seguro procurar advogados especializados e associações de defesa dos direitos do consumidor.

No caso do Plano Collor, a situação é mais complicada - o pacote instaurado em 15 de março de 1990 congelou as poupanças com valores superior a 50 mil cruzados e enviou o dinheiro para o Banco Central. Depois dessa data, as contas eram corrigidas pelo IPC - índice que mede a variação de preços para o consumidor, com base nos gatos de quem ganha de um a vinte salários mínimos. Entretanto, quem tinha conta com vencimento na segunda quinzena do mês foi prejudicado, pois o reajuste tomava como base outro índice, o BTNF, que é inferior ao IPC. 

E ainda há outro problema: solicitar a correção dos valores que foram encaminhados ao Banco Central não dá mais, pois o prazo expirou. "O que se pode fazer são pedidos contra bancos para o dinheiro que ficou na conta, se não tiver sido corrigido. Nesse caso, o prazo vai até 2010", explicou o advogado Alexandre Barthe.

Em relação às contas do FGTS, prejudicadas porque os planos Verão e Collor I aplicaram nas poupanças correções inferiores à inflação registradas na época, existiu uma lei que determinou o pagamento dos expurgos, com a única condição dos trabalhadores entrarem em acordo com a Caixa Econômica Federal. Todavia, o prazo terminou em 2003, e o único caminho restante é a Justiça.

 

 

 


Comentários
  • Avatar
    20/05/2010 11:54:01Rafael RochaAnônimo

    Meu pai fez um seguro de vida em meu nome no baneb, como faço para reaver esse seguro.. esse direito prescreve.. como devo fazer.

  • Avatar
    12/05/2010 16:01:48joventina cezario da silvaAnônimo

    meu pai antes de morrer deixou uma pequena quatia de dinheiro(1987)eu era de menor na epoca e nao podia mexer o que fazer para recupera esse dinheiro

  • Avatar
    30/04/2010 22:40:42magna zambomAnônimo

    Oi. meu pai tenha na poupança 100 cruzeiro. sera que ele pode entrar a justiça p/ adquir o dinheiro?ou ja passou o prazor?por favor me informe . posso contradar um advogado p/ ver isso. meu pai tem o extrato da epoca e o valor depositado

  • Avatar
    27/04/2010 18:39:03MAIAAnônimo

    COMO REAVER MINHA POUPANCA QUE ESTAVA NO BANEB NO ANO DE 1984 E SE TENHO DIREITO,EM QUE BANCO FOI PARAR

  • Avatar
    07/04/2010 22:35:46PRISCILAAnônimo

    Gostaria de saber como devo fazer para resgatar o R$ dos meus carnês de titulo de capitalização do Delfin Neto (haspa) tinha mais de dois e paguei tudo direitinho. Desde ja agradeço.

  • Avatar
    06/04/2010 13:22:36isolde somavilaAnônimo

    SABER SE TENHO DIREITO DO DINHEIRO PLANO COLOR NUMERO DA CONTA 20795-4 BANCO ITAU EM NOME DE WALDECI

  • Avatar
    05/04/2010 10:22:49maria iris dos santosAnônimo

    As Defensorias públicas tem açoes abertas referentes aos planos de perdas das poupanças. Minhas pergunta é: quando essas açoes tiverem ganho de causa, posso me dirigi aos estabelecimentos bancários e requerer as minhas perdas ?

  • Avatar
    02/04/2010 12:58:27Carlos AlbertoAnônimo

    Gostaria de saber como recuperar o dinheiro confiscado da conta corrente no plano collor verão

  • Avatar
    30/03/2010 22:40:26Nazareno dos Santos LealAnônimo

    gostaria de saber se ainda existe residuos do meu FGTS mesmo porque eu recebi uma certa quantia não lembro o total

  • Avatar
    30/03/2010 22:24:41elisete rodriguesAnônimo

    na epoca do plano collor tive o dinheiro da conta corrente confiscada na epoca mais ou menos o valor de 200 mil cruzados gostaria de saber se ainda ha tempo de recuperar essas perdas

  • Avatar
    30/03/2010 10:59:12SilviaAnônimo

    Olá, gostaria de saber sobre a caderneta de poupança Aspa poque simplesmente faliu e ninguém nunca deu nenhuma emplicação sobre isso, será que ainda posso reaver o dinheiro que eu pagava com muita dificuldade. e mais será que o Delfin Neto foi responsabilizado por isso?

  • Avatar
    26/03/2010 16:52:22IARAAnônimo

    Olá.... Gostaria de saber se ainda posso recorrer para ter os meu dirreitos do plano bresser...na época nem ficamos sabendo só em no fim de 2008 ficamos sabendo...Já entrei com o plano verao e collor só falta mesmo o Brasser. Pode me respónder se posso como devo fazer agora.

  • Avatar
    24/03/2010 13:58:01EVELYN SOUZA DE OLIVEIRAAnônimo

    Queria fazer uma consulta. Se ainda seria possível recebermos alguma coisa na justiça do Plano Collor. Meu pai vendeu um imóvel em janeiro de 1990, o meu irmão depositou o dinheiro numa conta corrente/poupança, e ia fazendo as retiradas, até que em 15/03/1990 veio o plano Collor, meu pai se apavorou e ficou trocando valores por mercadorias, para reaver um pouco do valor, mas isso não aconteceu de uma vez. Até maio de 1990 ele ainda tinha valores bloqueados. O meu irmão solicitou junto ao Banco, o qual ele não tem mais conta, os extratos bancários, os quais só ficarão prontos daqui a 25 dias. Será que temos alguma chance na justiça. não no banco?

  • Avatar
    22/03/2010 19:43:18Flavio de A DutraAnônimo

    Estou embusca de quem me ajude a recuperar as perdas nos palnos Breseer, color e verão. admissão 09 08 1982 a15 07 2009.

  • Avatar
    18/03/2010 17:39:25Arlete PradoAnônimo

    Meu marido tinha poupança no banco economico na época do Color, que providências temos que tomar para conseguirmos os valores da época, sendo que este banco foi vendido para o BBVA na época, e que também não tem mais aqui, onde devo recorrer?

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.