SRZD


14/07/2008 09h15

Como reaver o dinheiro perdido nos planos Bresser, Verão e Collor
Redação SRZD

No final dos anos 80 e início dos 90, o governo brasileiro, para conter a alta de preços provocada pela hiperinflação, alterou o cálculo de correção dos saldos de poupança, gerando perdas para quem acreditava no investimento. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também foi prejudicado, por alterações na correção dos saldos.

Se você sofreu com as perdas decorridas dos planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor I (1990), apesar do tempo decorrido, ainda é possível recuperar o dinheiro através da Justiça - apesar de demandar muito tempo e paciência. Todas os entraves são resolvidos na esfera judicial - por isso, a resposta final pode demorar até mais de três anos.

Para saber o valor que você deve pedir, é necessário calcular o tempo e o valor das aplicações. Segundo Maria Elisa Novais, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, é mais seguro procurar advogados especializados e associações de defesa dos direitos do consumidor.

No caso do Plano Collor, a situação é mais complicada - o pacote instaurado em 15 de março de 1990 congelou as poupanças com valores superior a 50 mil cruzados e enviou o dinheiro para o Banco Central. Depois dessa data, as contas eram corrigidas pelo IPC - índice que mede a variação de preços para o consumidor, com base nos gatos de quem ganha de um a vinte salários mínimos. Entretanto, quem tinha conta com vencimento na segunda quinzena do mês foi prejudicado, pois o reajuste tomava como base outro índice, o BTNF, que é inferior ao IPC. 

E ainda há outro problema: solicitar a correção dos valores que foram encaminhados ao Banco Central não dá mais, pois o prazo expirou. "O que se pode fazer são pedidos contra bancos para o dinheiro que ficou na conta, se não tiver sido corrigido. Nesse caso, o prazo vai até 2010", explicou o advogado Alexandre Barthe.

Em relação às contas do FGTS, prejudicadas porque os planos Verão e Collor I aplicaram nas poupanças correções inferiores à inflação registradas na época, existiu uma lei que determinou o pagamento dos expurgos, com a única condição dos trabalhadores entrarem em acordo com a Caixa Econômica Federal. Todavia, o prazo terminou em 2003, e o único caminho restante é a Justiça.

 

 

 


Comentários
  • Avatar
    06/04/2010 13:22:36isolde somavilaAnônimo

    SABER SE TENHO DIREITO DO DINHEIRO PLANO COLOR NUMERO DA CONTA 20795-4 BANCO ITAU EM NOME DE WALDECI

  • Avatar
    05/04/2010 10:22:49maria iris dos santosAnônimo

    As Defensorias públicas tem açoes abertas referentes aos planos de perdas das poupanças. Minhas pergunta é: quando essas açoes tiverem ganho de causa, posso me dirigi aos estabelecimentos bancários e requerer as minhas perdas ?

  • Avatar
    02/04/2010 12:58:27Carlos AlbertoAnônimo

    Gostaria de saber como recuperar o dinheiro confiscado da conta corrente no plano collor verão

  • Avatar
    30/03/2010 22:40:26Nazareno dos Santos LealAnônimo

    gostaria de saber se ainda existe residuos do meu FGTS mesmo porque eu recebi uma certa quantia não lembro o total

  • Avatar
    30/03/2010 22:24:41elisete rodriguesAnônimo

    na epoca do plano collor tive o dinheiro da conta corrente confiscada na epoca mais ou menos o valor de 200 mil cruzados gostaria de saber se ainda ha tempo de recuperar essas perdas

  • Avatar
    30/03/2010 10:59:12SilviaAnônimo

    Olá, gostaria de saber sobre a caderneta de poupança Aspa poque simplesmente faliu e ninguém nunca deu nenhuma emplicação sobre isso, será que ainda posso reaver o dinheiro que eu pagava com muita dificuldade. e mais será que o Delfin Neto foi responsabilizado por isso?

  • Avatar
    26/03/2010 16:52:22IARAAnônimo

    Olá.... Gostaria de saber se ainda posso recorrer para ter os meu dirreitos do plano bresser...na época nem ficamos sabendo só em no fim de 2008 ficamos sabendo...Já entrei com o plano verao e collor só falta mesmo o Brasser. Pode me respónder se posso como devo fazer agora.

  • Avatar
    24/03/2010 13:58:01EVELYN SOUZA DE OLIVEIRAAnônimo

    Queria fazer uma consulta. Se ainda seria possível recebermos alguma coisa na justiça do Plano Collor. Meu pai vendeu um imóvel em janeiro de 1990, o meu irmão depositou o dinheiro numa conta corrente/poupança, e ia fazendo as retiradas, até que em 15/03/1990 veio o plano Collor, meu pai se apavorou e ficou trocando valores por mercadorias, para reaver um pouco do valor, mas isso não aconteceu de uma vez. Até maio de 1990 ele ainda tinha valores bloqueados. O meu irmão solicitou junto ao Banco, o qual ele não tem mais conta, os extratos bancários, os quais só ficarão prontos daqui a 25 dias. Será que temos alguma chance na justiça. não no banco?

  • Avatar
    22/03/2010 19:43:18Flavio de A DutraAnônimo

    Estou embusca de quem me ajude a recuperar as perdas nos palnos Breseer, color e verão. admissão 09 08 1982 a15 07 2009.

  • Avatar
    18/03/2010 17:39:25Arlete PradoAnônimo

    Meu marido tinha poupança no banco economico na época do Color, que providências temos que tomar para conseguirmos os valores da época, sendo que este banco foi vendido para o BBVA na época, e que também não tem mais aqui, onde devo recorrer?

  • Avatar
    16/03/2010 14:14:16Edvaldo Rodrigues da ConceiçãoAnônimo

    trabalhei no Banco Bradesco SA durante cinco anos e sete meses e gostaria de saber se tenho algo a receber visto ter sido no periodo do plano bresser e outros do governo color

  • Avatar
    15/03/2010 10:35:27osvaldo borgesAnônimo

    na epoca do bloqueio do dinheiro no plano color, tinha uma conta no banco bemge, a rua alvares cabral em ribeirao preto-SP. queria saber onde se encontra meu dinheiro

  • Avatar
    15/03/2010 10:24:27luiz carlos taveiraAnônimo

    quero saber se tenho direito a receber dinheiro no plano collo do anos 1987 1989 1990 e que devo fazer para receber por favor preciso de uma orientação gratos.

  • Avatar
    12/03/2010 20:58:17taniaAnônimo

    na epóca eu tinha uma caderneta , que eu depositava para meu filho , só que eu estive internada por motivo de saude e não podia sair para retirar o dinheiro que tinha um prazo. de lá para cá não sei aonde esta essa caderneta, sera que com o meu cpf posso da entrada.A caderneta esta em meu nome, me de uma orientação

  • Avatar
    12/03/2010 15:24:03erica almeidaAnônimo

    gostaria de receber a lista de cliente do banco do brasil de deodapolis (ms)de pessoas que foram prejudicadas com o plano collor se puderem me enviar ficarei grata !!!!!!!!!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.