SRZD


14/07/2008 09h15

Como reaver o dinheiro perdido nos planos Bresser, Verão e Collor
Redação SRZD

No final dos anos 80 e início dos 90, o governo brasileiro, para conter a alta de preços provocada pela hiperinflação, alterou o cálculo de correção dos saldos de poupança, gerando perdas para quem acreditava no investimento. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também foi prejudicado, por alterações na correção dos saldos.

Se você sofreu com as perdas decorridas dos planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor I (1990), apesar do tempo decorrido, ainda é possível recuperar o dinheiro através da Justiça - apesar de demandar muito tempo e paciência. Todas os entraves são resolvidos na esfera judicial - por isso, a resposta final pode demorar até mais de três anos.

Para saber o valor que você deve pedir, é necessário calcular o tempo e o valor das aplicações. Segundo Maria Elisa Novais, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, é mais seguro procurar advogados especializados e associações de defesa dos direitos do consumidor.

No caso do Plano Collor, a situação é mais complicada - o pacote instaurado em 15 de março de 1990 congelou as poupanças com valores superior a 50 mil cruzados e enviou o dinheiro para o Banco Central. Depois dessa data, as contas eram corrigidas pelo IPC - índice que mede a variação de preços para o consumidor, com base nos gatos de quem ganha de um a vinte salários mínimos. Entretanto, quem tinha conta com vencimento na segunda quinzena do mês foi prejudicado, pois o reajuste tomava como base outro índice, o BTNF, que é inferior ao IPC. 

E ainda há outro problema: solicitar a correção dos valores que foram encaminhados ao Banco Central não dá mais, pois o prazo expirou. "O que se pode fazer são pedidos contra bancos para o dinheiro que ficou na conta, se não tiver sido corrigido. Nesse caso, o prazo vai até 2010", explicou o advogado Alexandre Barthe.

Em relação às contas do FGTS, prejudicadas porque os planos Verão e Collor I aplicaram nas poupanças correções inferiores à inflação registradas na época, existiu uma lei que determinou o pagamento dos expurgos, com a única condição dos trabalhadores entrarem em acordo com a Caixa Econômica Federal. Todavia, o prazo terminou em 2003, e o único caminho restante é a Justiça.

 

 

 


Comentários
  • Avatar
    24/03/2010 13:58:01EVELYN SOUZA DE OLIVEIRAAnônimo

    Queria fazer uma consulta. Se ainda seria possível recebermos alguma coisa na justiça do Plano Collor. Meu pai vendeu um imóvel em janeiro de 1990, o meu irmão depositou o dinheiro numa conta corrente/poupança, e ia fazendo as retiradas, até que em 15/03/1990 veio o plano Collor, meu pai se apavorou e ficou trocando valores por mercadorias, para reaver um pouco do valor, mas isso não aconteceu de uma vez. Até maio de 1990 ele ainda tinha valores bloqueados. O meu irmão solicitou junto ao Banco, o qual ele não tem mais conta, os extratos bancários, os quais só ficarão prontos daqui a 25 dias. Será que temos alguma chance na justiça. não no banco?

  • Avatar
    22/03/2010 19:43:18Flavio de A DutraAnônimo

    Estou embusca de quem me ajude a recuperar as perdas nos palnos Breseer, color e verão. admissão 09 08 1982 a15 07 2009.

  • Avatar
    18/03/2010 17:39:25Arlete PradoAnônimo

    Meu marido tinha poupança no banco economico na época do Color, que providências temos que tomar para conseguirmos os valores da época, sendo que este banco foi vendido para o BBVA na época, e que também não tem mais aqui, onde devo recorrer?

  • Avatar
    16/03/2010 14:14:16Edvaldo Rodrigues da ConceiçãoAnônimo

    trabalhei no Banco Bradesco SA durante cinco anos e sete meses e gostaria de saber se tenho algo a receber visto ter sido no periodo do plano bresser e outros do governo color

  • Avatar
    15/03/2010 10:35:27osvaldo borgesAnônimo

    na epoca do bloqueio do dinheiro no plano color, tinha uma conta no banco bemge, a rua alvares cabral em ribeirao preto-SP. queria saber onde se encontra meu dinheiro

  • Avatar
    15/03/2010 10:24:27luiz carlos taveiraAnônimo

    quero saber se tenho direito a receber dinheiro no plano collo do anos 1987 1989 1990 e que devo fazer para receber por favor preciso de uma orientação gratos.

  • Avatar
    12/03/2010 20:58:17taniaAnônimo

    na epóca eu tinha uma caderneta , que eu depositava para meu filho , só que eu estive internada por motivo de saude e não podia sair para retirar o dinheiro que tinha um prazo. de lá para cá não sei aonde esta essa caderneta, sera que com o meu cpf posso da entrada.A caderneta esta em meu nome, me de uma orientação

  • Avatar
    12/03/2010 15:24:03erica almeidaAnônimo

    gostaria de receber a lista de cliente do banco do brasil de deodapolis (ms)de pessoas que foram prejudicadas com o plano collor se puderem me enviar ficarei grata !!!!!!!!!

  • Avatar
    11/03/2010 09:06:29AndreiaAnônimo

    Olá, Meu pai tinha poupança na época desses planos e gostaria de saber se ele ainda pode reaver a correção dos valores , se sim, como deve proceder. obrigada.

  • Avatar
    03/03/2010 23:56:16Jairo Silvestre da SilvaAnônimo

    Por Favor, poderia me informar a partir de quando se pagará os valores dos planos Collor I e II, Bresser e Verão, pois já enviei a documentação e ainda não obtive resposta.

  • Avatar
    27/02/2010 21:04:07LUIS CARLOSAnônimo

    TRABALHEI NUMA DETERMINADA EMPRESA (1980) A MESMA NÃO EXISTE MAIS, NEM RASTRO, FUI REGISTRADO NA MESMA, PORÉM SOLICITEI CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO P/AVERBAÇÃO, POIS SOU MILITAR, PARECE QUE A EMPRESA NÃO DEPOSITOU FGTS, QUE FAÇO AGORA TENHO SAÍDA SEM ENTRAR JURIDICAMENTE, POIS TIVE INFORMAÇÕES QUE É DEMORADO, COMPENSA?

  • Avatar
    27/02/2010 10:20:23Rosangela Maria CarpinettiAnônimo

    Se tenho direito a receber a diferença do fgts,plano Bresser Collor 1987

  • Avatar
    26/02/2010 07:50:39José Ap. de Freitas GomesAnônimo

    Trabalhava com registro em carteira na época dos Planos Collor, Verão,Blesser. Tenho como reaver estas perdas ainda, uma vez que perdi o prazo de para entrar na justiça Obrigado Aguardo retorno

  • Avatar
    23/02/2010 14:10:55ilza da silva ferreiraAnônimo

    como receber nosso dinheiro de volta

  • Avatar
    19/02/2010 20:54:23Marcos Paulo da Silva PaixãoAnônimo

    Olá! Meu pai tinha aplicações referentes aos planos bresser e collor, pedimos para um advogado entrar com o proceso em maio de 2007 porém até hoje diz ele que: em relação ao ano de 87 não houve tempo de entrar com o pedido e que ja esta perdido e os demais anos, nos ja comparecemos nas audiencias e foi nos dados parecer legal porém diz o advogado que o banco so esta faltando a liberação da promotora, o qual ele não soube explicar de for que nós entendessemos, para que o valor requerido chegasse até nós. Diante disso, gostaria de saber se ainda é possivel na data de hoje procurar outro advogado para o caso do plano bresser? e se realmente pode haver demora para recebermos o valor que ja nos foi dado favoravel em relação do fato acima citado? Obrigado.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.