SRZD


14/07/2008 09h15

Como reaver o dinheiro perdido nos planos Bresser, Verão e Collor
Redação SRZD

No final dos anos 80 e início dos 90, o governo brasileiro, para conter a alta de preços provocada pela hiperinflação, alterou o cálculo de correção dos saldos de poupança, gerando perdas para quem acreditava no investimento. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também foi prejudicado, por alterações na correção dos saldos.

Se você sofreu com as perdas decorridas dos planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor I (1990), apesar do tempo decorrido, ainda é possível recuperar o dinheiro através da Justiça - apesar de demandar muito tempo e paciência. Todas os entraves são resolvidos na esfera judicial - por isso, a resposta final pode demorar até mais de três anos.

Para saber o valor que você deve pedir, é necessário calcular o tempo e o valor das aplicações. Segundo Maria Elisa Novais, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, é mais seguro procurar advogados especializados e associações de defesa dos direitos do consumidor.

No caso do Plano Collor, a situação é mais complicada - o pacote instaurado em 15 de março de 1990 congelou as poupanças com valores superior a 50 mil cruzados e enviou o dinheiro para o Banco Central. Depois dessa data, as contas eram corrigidas pelo IPC - índice que mede a variação de preços para o consumidor, com base nos gatos de quem ganha de um a vinte salários mínimos. Entretanto, quem tinha conta com vencimento na segunda quinzena do mês foi prejudicado, pois o reajuste tomava como base outro índice, o BTNF, que é inferior ao IPC. 

E ainda há outro problema: solicitar a correção dos valores que foram encaminhados ao Banco Central não dá mais, pois o prazo expirou. "O que se pode fazer são pedidos contra bancos para o dinheiro que ficou na conta, se não tiver sido corrigido. Nesse caso, o prazo vai até 2010", explicou o advogado Alexandre Barthe.

Em relação às contas do FGTS, prejudicadas porque os planos Verão e Collor I aplicaram nas poupanças correções inferiores à inflação registradas na época, existiu uma lei que determinou o pagamento dos expurgos, com a única condição dos trabalhadores entrarem em acordo com a Caixa Econômica Federal. Todavia, o prazo terminou em 2003, e o único caminho restante é a Justiça.

 

 

 


Comentários
  • Avatar
    27/08/2010 00:51:09Adriano ferreira diasAnônimo

    gostaria de saber como faco para ver se tenho direito nesses planos e como faco,

  • Avatar
    26/08/2010 20:40:14Elizabeth CostaAnônimo

    Lembro que minha poupança ficou retida, porém não tenho mais documentos, o que faço?

  • Avatar
    25/08/2010 18:32:42CLAUDIOAnônimo

    Boa noite amigo Meu pai na epoca dos planos Sarlei,Collor,Bresser estava trabalhando registrado mas na epoca que foi liberado os valores correspondentes a diferença de direito de cada um falaram que ele não tinha direito ....por favor ha algo que eu ainda possa fazer? agradeço lhe muito.

  • Avatar
    17/07/2010 22:35:26ricardo morzeleAnônimo

    quero saber como faço para conseguir este dinheiro pois meu pai tinha conta e perdeu tudo, qual maneira e metodos a serem realizados meu pai tinha conta no banco itau

  • Avatar
    03/07/2010 22:39:12reinaldo zetwock de paula machadoAnônimo

    sou de sao francisco do sul.sc.gostaria de saber se no banco do brasil tenho dinheiro retido ou em outro banco

  • Avatar
    24/06/2010 22:56:22noemia almeida salvador ferronatoAnônimo

    gostaria de saber se tenho saldo destes planos a receber, fui funcionária do Banco do estado de Rondônia de 1986 a 1998, com certeza tive perdas no saldo do FGTS, gostaria de saber.obrigada

  • Avatar
    24/06/2010 16:27:31Giovanna Lopes CastroAnônimo

    Boa Tarde! Gostaria de saber de como devo proceder em relação ao plano Bresser e Verão,pois eu tinha uma poupança feita por um juíz,como herança deixada pelo meu Pai,com o dinheiro do seu peculho.Na qual,eu só poderia mexer quando fizesse 21anos. Tive perdas,e gostaria de saber como posso recorrer isso. Desde já,agradeço a atenção. Giovanna Lopes

  • Avatar
    05/06/2010 16:12:27QUELE CRISTINA N. DE SÁAnônimo

    COMO DEVO PROCEDER PARA QUE EU POSSA RECEBER O "DINHEIRO" QUE MINHA MÃ?E AVIA DEPOSITADO NUMA CONTA POUPANÃ?A DA CAIXA ECONOMICA FEDERAL QUE SE ENCONTRAVA LOCALISADA EM UBATÃ? BAHIA O NOME DA MINHA MÃ?E Ã? TEREZA NASCIMENTO DE SÁ .OBRIGADA

  • Avatar
    25/05/2010 11:48:27Paulo GoettemsAnônimo

    Meu pai tinha conta na caixa economica federal,na cidade de Boa Vista do Buricá,RS.Aagência fechou anos atrás,e ele não tem mais comprovante da conta nem de depósito algum.Falaram que não é mais possível achar a conta.O que faço,pois ele tinha dinheiro na poupança nos planos verão collor.A conta e o dinheiro sumiramEspero ajuda.

  • Avatar
    20/05/2010 11:54:01Rafael RochaAnônimo

    Meu pai fez um seguro de vida em meu nome no baneb, como faço para reaver esse seguro.. esse direito prescreve.. como devo fazer.

  • Avatar
    12/05/2010 16:01:48joventina cezario da silvaAnônimo

    meu pai antes de morrer deixou uma pequena quatia de dinheiro(1987)eu era de menor na epoca e nao podia mexer o que fazer para recupera esse dinheiro

  • Avatar
    30/04/2010 22:40:42magna zambomAnônimo

    Oi. meu pai tenha na poupança 100 cruzeiro. sera que ele pode entrar a justiça p/ adquir o dinheiro?ou ja passou o prazor?por favor me informe . posso contradar um advogado p/ ver isso. meu pai tem o extrato da epoca e o valor depositado

  • Avatar
    27/04/2010 18:39:03MAIAAnônimo

    COMO REAVER MINHA POUPANCA QUE ESTAVA NO BANEB NO ANO DE 1984 E SE TENHO DIREITO,EM QUE BANCO FOI PARAR

  • Avatar
    07/04/2010 22:35:46PRISCILAAnônimo

    Gostaria de saber como devo fazer para resgatar o R$ dos meus carnês de titulo de capitalização do Delfin Neto (haspa) tinha mais de dois e paguei tudo direitinho. Desde ja agradeço.

  • Avatar
    06/04/2010 13:22:36isolde somavilaAnônimo

    SABER SE TENHO DIREITO DO DINHEIRO PLANO COLOR NUMERO DA CONTA 20795-4 BANCO ITAU EM NOME DE WALDECI

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.