SRZD


14/07/2008 09h15

Como reaver o dinheiro perdido nos planos Bresser, Verão e Collor
Redação SRZD

No final dos anos 80 e início dos 90, o governo brasileiro, para conter a alta de preços provocada pela hiperinflação, alterou o cálculo de correção dos saldos de poupança, gerando perdas para quem acreditava no investimento. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também foi prejudicado, por alterações na correção dos saldos.

Se você sofreu com as perdas decorridas dos planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor I (1990), apesar do tempo decorrido, ainda é possível recuperar o dinheiro através da Justiça - apesar de demandar muito tempo e paciência. Todas os entraves são resolvidos na esfera judicial - por isso, a resposta final pode demorar até mais de três anos.

Para saber o valor que você deve pedir, é necessário calcular o tempo e o valor das aplicações. Segundo Maria Elisa Novais, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, é mais seguro procurar advogados especializados e associações de defesa dos direitos do consumidor.

No caso do Plano Collor, a situação é mais complicada - o pacote instaurado em 15 de março de 1990 congelou as poupanças com valores superior a 50 mil cruzados e enviou o dinheiro para o Banco Central. Depois dessa data, as contas eram corrigidas pelo IPC - índice que mede a variação de preços para o consumidor, com base nos gatos de quem ganha de um a vinte salários mínimos. Entretanto, quem tinha conta com vencimento na segunda quinzena do mês foi prejudicado, pois o reajuste tomava como base outro índice, o BTNF, que é inferior ao IPC. 

E ainda há outro problema: solicitar a correção dos valores que foram encaminhados ao Banco Central não dá mais, pois o prazo expirou. "O que se pode fazer são pedidos contra bancos para o dinheiro que ficou na conta, se não tiver sido corrigido. Nesse caso, o prazo vai até 2010", explicou o advogado Alexandre Barthe.

Em relação às contas do FGTS, prejudicadas porque os planos Verão e Collor I aplicaram nas poupanças correções inferiores à inflação registradas na época, existiu uma lei que determinou o pagamento dos expurgos, com a única condição dos trabalhadores entrarem em acordo com a Caixa Econômica Federal. Todavia, o prazo terminou em 2003, e o único caminho restante é a Justiça.

 

 

 


Comentários
  • Avatar
    17/04/2014 19:07:00jesio rodrigues fonsecaAnônimo

    como faço para reçeber o fgts plano collor e plano bresser

  • Avatar
    17/04/2014 16:05:43jesio rodrigues fonsecaAnônimo

    eu gostaria de saber pelo menos o saldo do fgts plano collor e bresser

  • Avatar
    10/04/2014 10:43:57Raimundo Dantas dos ReisAnônimo

    Gostaria de saber como rever o dinheiro que ficou retido no plano verão plano Bresser e as perdas do FGTS.pois na época o sindicato sugeriu que entrasse na justiça ,pois o que a caixa estava pagando era um valor muito baixo, e assim eu u fis e ate o dia de hoje não recebi nada.

  • Avatar
    26/03/2014 22:28:02Maria Luiza Britto de Souza PereiraAnônimo

    desejo saber se vou receber meu PASEP do plano Collor dezembro de 89 e abril de 90 já fiz muito por isso desejaria uma resposta.

  • Avatar
    14/03/2014 11:16:12osmar da conceição silvaAnônimo

    ok

  • Avatar
    04/02/2014 13:57:06maria leuzimar dos santos façanhaAnônimo

    quero saber se tenho direito a ese dinheiro trabalhei 1980 ate 2002 en firma diferente passei quatro ano na del rio e pedi as contas nao recebi nada o contra cheque veio zerado . tenho direito ou nao?

  • Avatar
    19/01/2014 07:29:12JURANDIR CAVALCANTI DA SILVAAnônimo

    MEU PAI ERA LAVRADOR TINHA DINHEIRO DE TODA SUA COLHEITA E FOI CONFISCADO POREM NÃO SABIA QUE IRIA DEVOLVER E TB O PRAZO ELE FALECEU ANO RETRASADO PODERÁ SER FEITO ALGO PRA PODER RESGATAR ESSE DINHEIRO AINDA GRATO JURANDIR

  • Avatar
    17/01/2014 14:54:02edilane barbosaAnônimo

    por favor mim ajude espero a resposta

  • Avatar
    17/01/2014 14:50:41edilane barbosaAnônimo

    boa tarde minha sogra trabalhou no ano de 1990e 1991 e não recebeu nada gostaria de saber se ela tem direito de receber o dinheiro do plano verão color? o ministério da fazenda ligou e disse que ela tinha direito a um dinheiro e deixou um numero de advogado. ela gostaria de saber se é verdade por favor mim ajude obrigada.

  • Avatar
    26/12/2013 15:34:04Rosa limahAnônimo

    quero saber se quem tava trablhando na época do plano collor saiu do trab sem receber nada se hoje tem direito a receber esse dinheiro? como faço p/ resolver isso? preciso entrtar com um advogado na justiça..... me deêm uma resposta!!!!

  • Avatar
    23/12/2013 19:28:16edilene santosAnônimo

    tanbem perdemos o comprovante como fasso para reaver a conta ja procuramos no banco ele nega ki a conta ñ existe mais

  • Avatar
    29/11/2013 18:12:00Karoline delpinoAnônimo

    Como fasso para saber se tenho direito ao plano color verao

  • Avatar
    29/10/2013 16:37:36Esmeralda leme de meloAnônimo

    Boa tarde.Dei a entrada junto com um advogado para receber o dinheiro da minha mÂe de volta,já se passaram acho q quase seis anos e ainda não recebemos nada.Cada dia ele vem com uma historia diferente.Tem como ele estar retendo esse dinheiro? Ou será que é essa demora mesmo? Agradeço muito se me responder,pois estou esperando esse dinheiro a anos e nao é pouco.Obrigado! OBS:Plano Collor,Bresser e vera

  • Avatar
    23/10/2013 13:30:57Gessana da silva carvalho guskaAnônimo

    meu marido nao entrou com açao e foi fichado em 1989 ele tem direito a esta correçao e como posso fazer isso?

  • Avatar
    16/10/2013 22:54:10IvoneAnônimo

    Não fiz o Termo de Adesão para receber corrigido o saldo do FGTS, pois estava trabalhando na época 01/12/88 a 28/02/89. Tenho como recorrer no dia de hoje??

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.