SRZD


14/07/2008 09h15

Como reaver o dinheiro perdido nos planos Bresser, Verão e Collor
Redação SRZD

No final dos anos 80 e início dos 90, o governo brasileiro, para conter a alta de preços provocada pela hiperinflação, alterou o cálculo de correção dos saldos de poupança, gerando perdas para quem acreditava no investimento. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também foi prejudicado, por alterações na correção dos saldos.

Se você sofreu com as perdas decorridas dos planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor I (1990), apesar do tempo decorrido, ainda é possível recuperar o dinheiro através da Justiça - apesar de demandar muito tempo e paciência. Todas os entraves são resolvidos na esfera judicial - por isso, a resposta final pode demorar até mais de três anos.

Para saber o valor que você deve pedir, é necessário calcular o tempo e o valor das aplicações. Segundo Maria Elisa Novais, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, é mais seguro procurar advogados especializados e associações de defesa dos direitos do consumidor.

No caso do Plano Collor, a situação é mais complicada - o pacote instaurado em 15 de março de 1990 congelou as poupanças com valores superior a 50 mil cruzados e enviou o dinheiro para o Banco Central. Depois dessa data, as contas eram corrigidas pelo IPC - índice que mede a variação de preços para o consumidor, com base nos gatos de quem ganha de um a vinte salários mínimos. Entretanto, quem tinha conta com vencimento na segunda quinzena do mês foi prejudicado, pois o reajuste tomava como base outro índice, o BTNF, que é inferior ao IPC. 

E ainda há outro problema: solicitar a correção dos valores que foram encaminhados ao Banco Central não dá mais, pois o prazo expirou. "O que se pode fazer são pedidos contra bancos para o dinheiro que ficou na conta, se não tiver sido corrigido. Nesse caso, o prazo vai até 2010", explicou o advogado Alexandre Barthe.

Em relação às contas do FGTS, prejudicadas porque os planos Verão e Collor I aplicaram nas poupanças correções inferiores à inflação registradas na época, existiu uma lei que determinou o pagamento dos expurgos, com a única condição dos trabalhadores entrarem em acordo com a Caixa Econômica Federal. Todavia, o prazo terminou em 2003, e o único caminho restante é a Justiça.

 

 

 


Comentários
  • Avatar
    05/02/2016 12:19:19RENAUTO ANTUNES DOS SANTOSAnônimo

    COMO FAÇO PARA RECEBER ESSE DINHEIRO CORRIGIDO DESSES PLANOS VERAO 1 E2 PLANO COLLOR 1 E2

  • Avatar
    27/11/2015 21:43:46Vinicius dias da SilvaAnônimo

    Meu pai tinha dinheiro no banco na época de Collor e foi confiscado.como que fasso pra recorrer a os valores.de 1990 a 2015.

  • Avatar
    20/10/2015 16:35:43BARBARA MEURERAnônimo

    Boa tarde! Como faco para verificar se meu pai, ja falecido, tem alguma coisa para receber, pois sou sua pensionista. Obrigada atencao prestada

  • Avatar
    27/09/2015 03:26:41ivone c sAnônimo

    tinha 2 conta na epoca como faço para eeaver meu dinheiro de volta

  • Avatar
    31/08/2015 08:41:17maria da conceição amaral de carvalhoAnônimo

    meu sogro tinha uma restituição a receber referente ao plano Bresser porem ele faleceu como a familia deve proceder para reaver esse dinheiro?? NO caso ha tambèm expurgo no fgts.

  • Avatar
    15/08/2015 19:48:48João Celestino NetoAnônimo

    Boa noite, meu pai tinha aproximadamente novecentos cruzeiros na caderneta de poupança no banco Banespa em 1990 e foi confiscado pelo plano collor, e ele ainda tem o cartão do banco guardado até hoje. Gostaria de saber se é possível resgatar este dinheiro, e se compensa correr atrás disto. Desde já agradeço. João

  • Avatar
    17/06/2015 21:16:50cesar bulhoes da silvaAnônimo

    olá,desejo saber se contas antigas de poupança de bancos que hoje foram comprados por outros banco ainda ah possibilidade de haver algum valor a receber meu pai foi construtor a muitos anos e tinha diversas contas em bancos e muitas delas eram poupança, gostaria de saber nos bancos crefisul de 1973, continental 73,banespa 73,unibanco 1973 e se não me engano tem outros que ele tinha contas, se é possivel ter algo em alguma ?

  • Avatar
    15/06/2015 13:45:01Ewaldo klabunde netoAnônimo

    Quem tinha dinheiro na poupança no mandato do collor ainda consegue resgatar?

  • Avatar
    21/05/2015 20:45:40Maria AraujoAnônimo

    gostaria de saber se ainda tenho direito d dar entrada no plano das cadernetas de poupança, eu tinha 3 poupança acima de 50 mil como faço

  • Avatar
    12/03/2015 19:22:34Adineuza barbosa santosAnônimo

    gostaria de saber como saber o valor do meu fgts

  • Avatar
    12/03/2015 19:13:19Adineuza barbosa santosAnônimo

    gostaria de saber como saber o valor do meu fgts

  • Avatar
    14/01/2015 03:43:42Gustavo FerreiraAnônimo

    Olá, meu avo sofrenceu e ainda sofre por causa desse golpe, ele tem tudo guardado ( os extratos), como faço pra conseguir reaver o dinheiro da poupança?? Desde já obrigado

  • Avatar
    29/12/2014 21:23:00mary rodriguesAnônimo

    como fazer para receber o valor que há na caixa , sendo que sou viuva do beneficiado?

  • Avatar
    05/11/2014 21:21:53DéboraAnônimo

    um advogado que trabalhou com meu disse as minhas irmãs que temos um dinheiro referente ao plano do collor para receber que era de meu pai falecido. O que devo fazer? que medida devo entrar? quero procurar um advogado mas nem como explicar pra saber certo q medida ele deve entrar

  • Avatar
    28/10/2014 08:04:25francisca Andreia fernandesAnônimo

    eu quero saber como fazer para rever o valor que foi recebido do plano collor?

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.