SRZD


09/07/2008 11h26

Tem tudo para dar certo
Eugênio Leal

Quando a Renascer anunciou sua dupla de carnavalescos eu escrevi, aqui, que tinha tudo para dar certo. O mesmo vale para a Vila Isabel. Paulo Barros e Alex de Souza são dois grandes artistas do nosso carnaval e a união dos estilos será, com certeza, benéfica para a escola.

No último carnaval fiz muitas críticas ao trabalho do Paulo na Viradouro. Elas se baseavam em dois aspectos. O fato de ele fazer um enredo a favor de suas idéias ao invés de colocar as idéias em favor de um enredo, e a pouca preocupação com o acabamento de suas alegorias.

Nunca questionei a capacidade criativa do Paulo Barros e sempre o exaltei como uma das mentes privilegiadas do nosso carnaval. Neste mesmo desfile de 2008 ele montou com um conjunto de fantasias brilhante, cheio de ousadia e criatividade.

Para o trabalho na Vila, Paulo encontra um enredo pronto (e excelente), fantasias já projetadas e um parceiro extremamente talentoso e cuidadoso com seus carros alegóricos. Ele terá, necessariamente, de usar sua imaginação para ajudar a contar uma história que tem início, meio e fim e uma riqueza plástica sem igual.

Será instigante acompanhar o casamento de estilos completamente diferentes. Será que as fantasias de bom gosto de Alex ganharão um toque de ousadia? E suas alegorias, cheias de esculturas e ornamentos, terão espaço para as coreografias com centenas de figurantes? Como estará vestido o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira e que tipo de novidade trará a comissão de frente?

A Vila já era uma das favoritas pelo enredo, talento do carnavalesco, expectativa de um bom samba e organização. Agora ganha também a ousadia, o impacto, a mídia. Abram o olho, concorrentes!


Comentários
  • Avatar
    15/07/2008 03:40:03PASSADO ESQUECIDOAnônimo

    Sabe , acho que estão sendo severos demais com uma pessoa e não conseguem visualizar o que pode se ter de bom para a escola com essa criação em parceria. Será que todos nós esquecemos como o Salgueiro mudou a estética do carnaval anos atrás ? Foi uma criação coletiva de vários gênios trabalhando juntos. Não me venham que era diferente, por que não era. Era escola de samba, era artista , era suposta vaidade , em suma , todos os ingredientes que temos agora também. Ferro que bate em Chico, bate em Francisco. As idéias se encaixando e artistas tendo outros referenciais , que não tiveram no ato da criação , pode dar certo sim , como já deu no passado. Acho que tem tudo para sair um trabalho extremamente criativo e de bom gosto. Sem ser aquele " cirquinho " gratuito que uma escola opta e diferente das mesmices que outras vem , repetidamente apresentando. Sorte e sucesso para os artistas.

  • Avatar
    14/07/2008 00:30:24Leandro BarrosMembro SRZD desde 20/07/2009

    LEONAM, de verdade, muito obrigado pelo apoio. Vc não imagina como é gratificante ler comentários como o seu, de pessoas que desfilam durante muitos anos pela Vila Isabel, que AMAM a Escola e se dedicam de corpo e alma por ela, se OPONDO FRONTALMENTE a essa contratação absurda e anti-ética de Paulo Barros pela nossa DIRETORIA. Só assim, para todos entendam de uma vez por todas, que nós, comunidade e torcedores, em nossa grande maioria, primamos pela ÉTICA e JUSTIÇA e APOIAMOS IRRESTRITAMENTE nosso carnavalesco ALEX DE SOUZA, pois confiamos em sua competência e bom gosto para assinar sozinho o enredo que tanto sonhou. Abraços pra ti e faça o grande favor de não sumir mais do carnavalesco, estava sentindo falta de sua participação. Bjs.

  • Avatar
    13/07/2008 16:52:07Leonam MarquesAnônimo

    Depois do que o Leandro escreveu, nada mais tenho a dizer! CONCORDO !!! Estou com os dois pés atrás com a ida deste "senhor" pra minha VILA! A gente NÃO PRECISA DELE!!! Moisés já tinha tentado uma desfewita destas este ano com o, Tinga, ao tentar nos impingir o Dominguinhos, que por força nossa( tantos foram os e-mails de desagravo ao presidente), ele sumiu de lá! Acho que temos que protestar no site da escola, parece ser nossa única arma, pelo menos no momento!

  • Avatar
    11/07/2008 20:46:58Leandro BarrosMembro SRZD desde 20/07/2009

    DENISE, uma correção: "ninguém vai concordar com a atitude da DIRETORIA da Vila". O GRES Unidos de Vila Isabel, a Instituição, a ESCOLA é sua comunidade, torcedores, admiradores e apaixonados que sentem o coração azul e branco pulsar forte a cada desfile da terra de Noel, que se identificam com sua história, raiz, tradição, conquistas e lutas. As diretorias, por motivos egoístas, nem sempre respeitam os ideais e vontades da ESCOLA, como nesse caso, em que a mesma em sua grande maioria discorda frontalmente (até por não ter sido sequer consultada) da desrespeitosa contratação de Paulo Barros pela DIRETORIA, fato esse que envergonhou e entristeceu a muitos de nós vila isabelenses, que acreditamos no talento de nosso carnavalesco ALEX DE SOUZA para desenvolver sozinho seu lindíssimo enredo AUTORAL. A diferença DIRETORIA X ESCOLA é muito importante, sobretudo em casos como esse, em que as posturas são diametralmente opostas. Abraços.

  • Avatar
    11/07/2008 09:16:15bombeiroAnônimo

    Eugênio, tá tudo errado. Por mais que a Vila venha ser campeã no grupo especial no próximo ano, o Fim justifica os meios ?. Foi realmente uma grande sacanagem com o Alex. Falta de respeito, que alias é uma marca registrada do então presidente Moisés. Moisés, Deus tá vendo.

  • Avatar
    10/07/2008 10:51:23Flávio LuizMembro SRZD desde 07/04/2009

    E muito dificil para os 02 carnavalescos, pois tem estilos diferentes não sei até onde vai a liberdade de cada um, achei desnecessario a ida de Paulo para Vila vejo como uma forma de se promover. Alex já está com o carnval pronto em sua mente e no meio do processo chega o Paulo com sua mente ousada e desfreada, não sei se será bom mas torço q sim.

  • Avatar
    10/07/2008 08:41:29Denise (São Clemente)Membro SRZD desde 08/04/2009

    Ninguém se colocou no lugar do Alex. Vejam pela ótica dele, que ninguém vai concordar com a atitude da escola.

  • Avatar
    10/07/2008 08:25:28dongaMembro SRZD desde 07/04/2009

    Tem tudo pra dar dar errado, isso sim. Na Renascer ambos os Paulos começaram o projeto juntos. Na Vila não. O Barros chega com um projeto pronto, snopse na rua etc. O Alex que foi quem pensou tudo sozinho até agora, vai ter que abrir mão de alguma coisa do projeto que ele iniciou, para que o Barro encaixe alguma coisa. Era níttido o descontentamento do Alex na TV, ao lado de Barros, nitidamente constrangido e não é pra menos. Basta cada um aqui se colcoar no lugar dele e ver a sacanagem que fizeram com o cara. Agora pode dar certo, pode, mas na realidade nua e crua tem é tudo pra dar errado. Não se trata de apenas se somar o talentos dos dois que é indisucitível. Tem que se saber se esta soma vai de fato somar ou dividir. Você Eugênio que é um cara que cobre futebol, sabe perfeitamente que grandes estrelas no mesmo time quase nunca dar certo.

  • Avatar
    09/07/2008 23:24:15Denise (São Clemente)Membro SRZD desde 08/04/2009

    Não posso acreditar no que leio.

  • Avatar
    09/07/2008 20:46:42MarcioAnônimo

    Obrigado Pedro pela retificação. Esqueci de mencionar o nome do Paulo Menezes, parceiro de Paulo Barros na Renascer da Jacarepaguá.

  • Avatar
    09/07/2008 17:34:47Crítico dos críticosMembro SRZD desde 10/01/2010

    Nunca na historia da sapucaí falar de um TEATRo coloca uma escola na condição de favorita ao título. Agora pegaram a mania de escolher uma outra escola pra 'midiar'. E é com a intençao ja de antecipadamente fazer pressao com os jurados! Ontem a Vila tava no grupo de acesso. E aquele titulo da Venezuea foi ridiculo! Um ano pra se esquecer! e agora com PB na Vila esses comentaristas desse e de outros site ja começaram a "enquadrar' a LIESA PRA DAR TÍTULO A vila. Já nao basta a farra com G. Rio e Beija Flor??

  • Avatar
    09/07/2008 14:09:16Julinho Di OjuaraMembro SRZD desde 13/04/2009

    Me preocupa o fato de PB pegar o bonde andando, na Renascer a parceira com o Menezes me parace menos agressiva e pode dar um grande resultado, até porquê no acesso até ajuda inimiga é bem vinda em face a verba reduzida. Porém em grupo especial tudo é diferente. A trajetória das comissões de carnaval mostra muito bem isso, raramente dão certo. De qualuqer forma a Vila entra pelo menos na corte das LPM !

  • Avatar
    09/07/2008 12:58:07Pedro RosaAnônimo

    ratificando, Marcio. Na renascer o Paulo trabalho com o paulo Menezes, não com o Alex de Souza.

  • Avatar
    09/07/2008 12:54:43MarcioAnônimo

    Levando em conta apenas os estilos de trabalho de Alex e Paulo, mesmo sendo diferentes, não vejo problemas. São talentosos e podem conseguir belas soluções juntos. Mas o que pega é que o PB chegou depois na Vila, quando o Alex já iniciou um trabalho com um enredo que ele tinha guardado a muito tempo. Não vi na impresna nenhum sinal de consulta ao Alex no episódio. Foi todo um desejo apenas da diretoria. Será que funciona isso? Diferente da Renascer onde os dois, de comum acordo, resolveram fazer o carnaval. Aì sim, a dupla aceitou a empreitada junta.

  • Avatar
    09/07/2008 11:50:47Pedro RosaAnônimo

    Acredito que Paulo Barros venha a formar escola com o Alex. Na verdade esse estilo do paulo, alem de exibicionista, se tornou repetitivo e cansativo. Foi muito diferente da revolução plastica feita por Joao no salgueiro e na beija-flor, pois o Joao tivera tido duas escolas muito bem conceituadas: o teatro municipal, e Pamplona. Agora, é a vez do paulo Barros tentar movimentar seu padrao artístico, já saturado por exibicionismo, e padronização visual. Aguardaremos a relação artisica que inicia com o Alex, um carnavalesco moderador e competente. Save!!!

Comentar