SRZD



Chico Junior

Chico Junior

Jornalista, escritor, carioca, viajante. Trabalhou nos principais veículos cariocas, dentre eles, Correio da Manhã, Pasquim, O Dia, Jornal do Brasil e O Globo. Foi um dos fundadores do jornal Repórter, um dos ícones da imprensa alternativa no final da década de 1970. É autor dos livros Roteiros do Sabor Brasileiro e Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro, além de editar o portal Viagem e Sabor. E-mail: chico.junior@srzd.com

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



21/09/2011 14h29

Mosteiro, o português que valoriza o arroz
Chico Junior

mosteiro_arroz de pato

Limão, amêndoas, tomate, açafrão, pistache, curry, damasco e até pequi são alguns dos itens que dão nova cara ao popular arroz no Mosteiro, restaurante português no Centro do Rio. O arroz é presença certa no cardápio diário de boa parte da população luso-brasileira, mas nem por isso, ele deve chegar à mesa sempre na versão branquinho e refogado com alho e cebola.

No Mosteiro, ele ganha novas cores com diversos tipos de ingredientes, valorizando ainda mais os tradicionais pratos de carne e frutos do mar da casa. Como prato principal, faz sucesso em duas variedades consagradas: o arroz de pato (foto acima) e o arroz de polvo, heranças da culinária portuguesa. Mas a Itália também está presente, com diferentes tipos de risoto: bacalhau, rabada e haddock são os mais procurados pelos clientes.

Veja, a seguir, as receitas do arroz de polvo e o de pato.

mosteiro_Arroz de polvo_luiz guilherme fernandesArroz de polvo

Arroz refogado com alho, cebola, tomate desidratado, açafrão e polvo, decorado com salsa e servido com azeite. Ingredientes: 1 colher de sopa de alho picado; 2 colheres de sopa de cebola picada; 2 colheres de sopa de tomate italiano desidratado picado; 1 pitada de açafrão; sal a gosto; salsa; azeite; 200g de arroz cozido e 300g de polvo cozido e cortado em pedaços. Modo de preparo: O alho e a cebola são postos na frigideira, junto com o tomate, o sal e o açafrão, refogando por 20 minutos. Enquanto isso, o polvo e o arroz são cozidos para, logo em seguida serem misturados com os demais ingredientes na panela. Após a mistura, o arroz de polvo é servido, com um fio de azeite e salsa. Tempo de preparo: 20/25 minutos. Rendimento: 1 porção

Arroz de pato

Arroz refogado com alho, cebola, presunto tipo Parma, linguiça calabresa, molho de tomate, azeitona, cogumelo funghi e pato desfiado, decorado com salsa ou hortelã. Ingredientes: 50g de alho picado; 200g de cebola picada; 100g de azeitona verde sem caroço; 100g de presunto tipo Parma; 200g de calabresa fatiada; 400 ml de molho; 4 colheres de tomate desidratado picado; 100g de cogumelo funghi; 2kg de pato desossado, cozido e desfiado; 600g de arroz; salsa ou hortelã; sal a gosto. Modo de preparo: O alho e a cebola são postos na frigideira, junto com o tomate, o presunto e a linguiça, refogando por 10 minutos. Após isso, acrescenta-se o sal, a azeitona, o molho de tomate e o pato, misturando ao refogado por mais 10 minutos. Por último, é inserido o arroz e o funghi, servido com salsa ou hortelã. Tempo de preparo: 20/25 minutos. Rendimento: 3 porções.

O Mosteiro fica na Rua São Bento, 13, Centro, perto da Praça Mauá. El: (21) 2233-6478 / 2233-6426. Horário de atendimento: 11h às 16h (de segunda a sexta).




Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.