Surpresas desagradáveis do carnaval
Luiz Fernando Reis | Luiz Fernando | 06/07/2008 20:58
"Paulo Barros não vai trabalhar no Grupo Especial no Carnaval 2009". Esse título pareceu uma brincadeira e de muito mau gosto. Porém, a nota não tinha nada de brincadeira. O mais importante carnavalesco dos últimos desfiles está fora da elite de nosso carnaval.
Está fora por que soube ousar, soube ser abusado, quebrando normas e padrões de como se deve fazer carnaval. Ele seguiu um outro caminho, o seu caminho e nos encantou. Transformou, sem medo algum, pessoas em alegorias e fez, como nunca tinha sido visto, alegorias de pessoas que tinham uma função específica, isto é, contar o enredo daquela alegoria.
Não eram simples composições, eram atores representando como numa peça teatral. É claro que não foi o Paulo, o inventor de pessoas encenando numa alegoria. A Rosa Magalhães já havia feito isso, a Beija-Flor já fez teatralizações em seus carros, o saudoso Oswaldo Jardim já fizera antes, mas nenhum fez com tanta grandiosidade como Paulo Barros.
Ele não foi tão surpreendente esse ano, ele errou pois priorizou demais o show em detrimento do desfile de escola de samba. O seu crédito nos permitia aceitar seus erros. Qual carnavalesco não errou e não exagerou em suas idéias e propostas? Tenho certeza que saberia dar um toque criativo na "BAHIA", um enredo batido e já cantado tantas vezes.
Perde a Viradouro sem a ousadia e criatividade desse fora de série do nosso carnaval, mas quem perde muito sem o espetáculo e show que esse jovem talento nos proporciona é o carnaval carioca.
O desfile desse ano terá luxo, muito luxo, mas sentiremos falta, pelo menos eu sentirei, da criatividade ousada e surpreendente do Paulo Barros nos desfiles do Grupo Especial.
Vamos aguardar da Renascer de Jacarepaguá, um pouco da criatividade e ousadia do Especial, que está de mudança para lá.
Um abraço
Luiz Fernando

Postado por:Luiz Felippe | 10/07/2008 21:37:22
Paulo Barros fez um carnaval ruim em 2008, mas os carnavais, principalmente, os da Tijuca são inesquecíveis e fenomenais. Algo que deve sem dúvida nenhuma ficar marcado para todos os amantes de carnaval. Mesmo com a imagem ruim, cativando pouca empatia, o Paulo Barros é no mínimo um revolucionário do carnaval, isso é FATO. Ainda bem que a Vila o contratou, porque o destino mais provável seria o carnaval de São Paulo. Isso significaria pelo menos pra mim, que pela primeira vez na minha vida, faria questão de assistir o carnaval de SP, só pra ver o carnaval do gênio Sinceramente, dúvido muito, que a Viradouro vá melhorar com a saída do Paulo Barros. Quem ganha com isso é a Vila Isabel, que tem dois carnavalescos excepcionais, cada um com suas características, características essas que, na minha opinião, fazem os dois se completarem. Na teoria tem tudo pra dar certo, mas na prática só no dia do desfiles vamos saber. ALEX SOUZA = Um dos melhores figurinistas do carnaval, entretanto, apresenta um carnaval frio PAULO BARROS = O homem do show, da essência do carnaval, o cara que atrai o público, porém, não apresenta a mesma plástica do Alex Souza.
Postado por:HIGH SCHOOL MUSICAL COVER (011)9590-3197 | 10/07/2008 14:30:40
high school musical cover (011)9590-3197 a produção de maior sucesso high school musical cover shows de qualidade para festas e eventos ,voce merece o melhor high school musical cover brasil (011)9590-3197 www.flogvip.net/hsmcover

Postado por:GLORIOSO | 08/07/2008 12:13:09
Colunista,que é um formador de opiniões,que não se mantém imparcial,tende as concequências das críticas das partes.

Postado por:Denise (São Clemente) | 07/07/2008 22:00:34
Surpresa desagradável é ver a Vila meter os pés pelas mãos e contratar Paulo Barros quando já tinha um dos melhores carnavalescos da nova geração.
Postado por:Luiz Fernando Reis | 07/07/2008 20:33:50
Imaginemos o que seria do verde se todos preferissem o vermelho. Existe gosto pra tudo nessa vida. Não sou o dono da verdade e nem quero fazer dessa espaço uma imposição de minhas preferencias pessoais. O que um colunista faz é passar a sua idéia e esperar que a partir dela nasça um debate que a gente espera seja de alto nível, seja feita com respeito mútuo. Isso é que vale a pena. Mas gostamos dessa coisa mágica chamada carnaval. Um Abraço a todos e vamos continuar debatendo, assim aprenderemos sempre do nosso querida carnaval Luiz Fernando Reis
Postado por:Chininha | 07/07/2008 18:15:12
Quando acabou o carnaval de 2008, a diretoria da Renascer buscava um carnavalesco consagrado, que pudesse dar expediente integral a escola, daí surgiu a solução na dupla Paulo Barros & Paulo Menezes, o lider da "Nouvelle École" e um dos ícones da escola tradicional. Com o desenvolvimento do projeto a dupla se apaixonou pela mistura dos estilos, e, isto está empolgando a todos os envolvidos, principalmente agora que ambos são exclusivos de Jacarepaguá, aliados a outros talentos que não estão sendo cidados como o Paulinho do Ouro e o Amaury Santos. Nossa comunidade envaidecida agradece a torcida e esperamos que mais que um colunista o Luiz Fernando seja um profeta: Que a Renascer esteja de mudança para o Especial.
Postado por:marcia | 07/07/2008 18:10:23
Só temos que agradecer este espaço, que nos da a oportunidade de responder a comentários como o do Luiz Fernando e outros, pois já imaginaram, se estivessemos lendo este comentário que ao qual me paresse pelo que todos aqui concordam. Só ele vai sentir falta do Paulo Barros , sem que podessemos rebater. nossa iriamos ficar todos com um só nó na garganta.

Postado por:Alvaro Viradouro | 07/07/2008 15:20:55
Parace até q a U. do Viradouro cometeu um crime. ridículo isto! Para os críticos do carnaval não é 8 nem 80. Quando ele estava na escola todos criticavam, agora que saiu acham q ele devia ter ficado? O Paulo não é carnavalesco pra Viradouro, pelo menos é isso que a Identidade da escola grita nos ouvidos do sambista!

Postado por:Gilberto Lima da Silva Costa | 07/07/2008 13:33:37
EU ESTOU TOTALMENTE DE ACORDO, JA FICAMOS ACOSTUMADOS COM ELE E VAI SER DIFICIL SABER QUE ELE NAO ESTARA EM 2009, MAS ESPERO QUE ESSA AUSENCIA DURE POUCO TEMPO.

Postado por:GLORIOSO | 07/07/2008 12:43:34
Conforme afirmação abaixo,também acho que quem o tirou do especial,foi ele próprio.Tentou ousar? tentou parabéns;mas se perdeu tentando impor uma característica muito própria,saindo muito dos padões tradicionais,inteligentemente correu esse risco,mas não foi bem sucedido.
Postado por:ALBERTO SALGUEIRO | 07/07/2008 11:48:12
O estilo Barros é uma conseqüência de vários outros já vistos na avenida, como o Fernando Pinto, Joãozinho Trinta e até Arlindo Rodruigues, que já em 1964 no Salgueiro - enredo Chico Rei - trazia uma alegoria que os inetrantes simulavam a lavagem das cabeças banhadas em ouro. O problema do artista é a ARROGÂNCIA e querer ser maior que a escola (seja ela qual for), esquecendo que um desfile é composto de vários setores, com suas respectivas responsabilidades e desempenhos, se falhar 1 comprometerá todos. A Viradouro é maior que o Barros e o Milton também é muito bom
Postado por:LUCIANO | 07/07/2008 10:29:49
Adoro o estilo do Paulo Barros, e todos, mesmo aqueles que dizem não gostar, esperam sempre por seus desfiles, nem que seja pra encontrar todos os defeitos do mundo. Mas daí a ganhar carnaval é uma outra história. Paulo precisa estudar um pouco mais carnaval pra construir enredos geniais e pôr na Avenida Escolas mais competitivas, com reais chances de título. Escolas que saiam aclamadas, como há algum tempo não se vê. Show business, espetáculo da Disney, ou de circo realmente não ganham títulos, mas que são um barato, são. O problema é que nem sempre agrada a todos.
Postado por:rafael | 07/07/2008 10:24:51
Pelo amor de deus Luiz!!! Ganhou quanto pra falar essa besteira?! Nem bom ele é, pq se fosse msm, nao tinha tanta escola gritando que nao vai contrata lo, grande rio, a propria tijuca, em fim ele nao passa de uma pessoa que copiou um mestre chamado Oswaldo Jardim (claro valorizando mais a figura humana) mas não passa de copia (lembram do carro do barro do oswaldo?) Pelo amor de Deus peça desculpas a todos e faça uma retratação ao mundo do samba!!! ou vamos achar que vc luiz é codinome do PB rsrsrs Gostei muito da parte dos acarajes voadores..., mas esqueceu de falar dos orixas de bermudas em cima do trio eletrico que provavelmente seria o abre alas kkkkk Boa tarde e menos LUIZ muito menos
Postado por:beto | 07/07/2008 10:08:39
Se voçe acha ele tão assim, cria uma escola,pode ele no grupo especial e contrata ele .simples assim! seu puxa saco!!!!!
Postado por:marcia | 07/07/2008 10:05:44
Se alguem tirou o Barros do grupo especial , este alguem foi ele mesmo. pois ele estava muito bem na Unidos da Tijuca. E se ele fosse tão bom não teria colocado a viradouro nestas posições. E por favor senhor Luiz, pega leve dizer que Barros é o melhor com toda certeza voçe não enteden nada de carnaval. e quer um conselho procure medir suas palavras,pois assim voçe ofende a carnavalhecos brilhantes que nos temos.
Postado por:Eu | 07/07/2008 10:00:24
Desde quando Bahia não tem estilo do Milton e teria do Paulo Barros? Vatapás voadores, quindins batendo palminhas, mugunzás coreografados...realmente tem tudo a ver Bahia com Paulo Barros
Postado por:Celso | 07/07/2008 09:45:43
Acho que o PB vai fazer um bom carnaval no A. O grupo de acesso é mais a seu estilo. Não requer tanto luxo e necessita de algo que se destaque e supra a falta de recursos. Mas achei bom ele ter essa puxada de tapete, para cair em si e diminuir seu ego. Também não o culpo de ser tão vaidoso, pois com tanta gente o endeusando. O povo tem que cair na real e essa mídia ridícula tem que parar de ficar tentando criar mitos para salvar o carnaval. O PB é um bom carnavalesco como tantos outros e não tem nada a mais que um Renato, que uma João e outos mais. Vamos para com isso. O carnaval é uma indústria onde qualquer empregado que não atinge as metas acordadas corre o risco de ser demitido.
Postado por:SILVIA COSTA | 07/07/2008 09:22:14
SÓ PODE SER MATÉRIA PAGA !! FAÇA O FAVOR !!!!
Postado por:Reginaldo Santos | 07/07/2008 08:51:38
Eu fico besta quando leio certas coisas, essa é uma delas, o mais importante carnavalesco dos ultimo tempo???? Fala serio!!!! Não consigo ne rir ha...ha...ha...ha. Errar, todos tem o direito, e mais, de ter uma nova chance, mas ante de mais nada temos que ser humildes, e admitir nossos erros, e nisso ele esta longe de ser...mas enfim...uns gosat dos olhos outros da remela, eu prefiro os olhos, de preferencia azuis.
Postado por:viva o carnaval | 07/07/2008 06:51:09
Oq e' bom ou ruim? Oq e' certo ou errado? Creio que cada um ve o mundo de acordo com seus valores e crencas e pra mim inovar, abusar, e' ter a coragem de ir alem do 'senso comum' de uma sociedade totalmente controladora e retrogada num mundo que atualmente necessita de 'novas cabecas' pra realmente fazer a diferenca! e viva o CARNAVAL!!!!
Postado por:Rodrigo sou viradouro | 07/07/2008 02:56:32
Olha, não gostei do "a Viradouro perdeu", ela perdeu quando João saiu, quando Chico Spinosa saiu, Milton, mario e kaka.. e assim vai. Com a saida de PB a escola ganha folego respira aliviada, o "grande ser da criatividade" ja inventada não conseguiu seu espaço devido ao seu digamos EGO enoooorme muito maior que ele. Não se rompe com a identidade da escola como ele fez. Ele estuprou a escola que sofreu duas quedas em 2 anos. Em fim já se vai tarde muito tarde, pois nem devia ter vindo!
Postado por:Elidio Junior | 07/07/2008 00:35:30
Optar por uma cega tradição não pe bom... O radicalismo inovador também não me parece o ideal... Não sei se o desfile do Grupo Especial perderá sem Paulo Barros, até porque temos outros grandes nomes trabalhando por lá.... A volta de Milton Cunha, indiscutivelmente um dos melhores enredistas deve ser celebrada... Mas não tenho dúvidas de que ganha a Renascer com esta dupla...Ganha também o Grupo de Acesso A... MAs sinceramente, espero de coração que quem mais ganhe seja Paulo Barros. Muito criativo, indiscutivelmente...Muito show business...mas nem tanto carnavalesco assim... Por isso creio que se a Renascer conseguir equilibrar as loucuras de Barros, com o tradicionalismo de Menezes será fortíssima candidata...Porque se apresentará com o que julgo a perfeição: equilíbrio entre a inovação e o tradicional... Sucessos Milton na Viradouro! Sucessos Paulos na Renascer!

Postado por:Tijucano | 06/07/2008 23:47:03
Caro Luiz, vc disse tudo que eu acho e que estava engasgado! Séra que Milton Cunha vai dar conta de "Bahia de todos os Deuses", enredo esse que além de "gasto", não tem nada haver com o estilo dele? Desejo boa sorte a ele, pois vai precisar e muito!!! Como vc disse, quem perde além da "Viradouro", é o carnaval do grupo especial que sem esse gênio da criatividade, volta a mesmice.

Postado por:Renata | 06/07/2008 22:52:28
Luiz disse tudo o que eu penso. Sou pró-Paulo Barros apesar de achar que o desfile da Viradouro de 2008 deixou a desejar. Ele exagerou um pouco e esqueceu que o Carnaval é um espetáculo e que espera-se que seja bonito e agradável aos olhos. Não digo luxuoso, e sim bonito mesmo. Mesmo assim, acho uma grande perda. Nao esperar por um desfile de Paulo Barros no grupo especial é muito ruim para o Carnaval carioca.

Postado por:Renata | 06/07/2008 22:52:03
Luiz disse tudo o que eu penso. Sou pró-Paulo Barros apesar de achar que o desfile da Viradouro de 2008 deixou a desejar. Ele exagerou um pouco e esqueceu que o Carnaval é um espetáculo e que espera-se que seja bonito e agradável aos olhos. Não digo luxuoso, e sim bonito mesmo. Mesmo assim, acho uma grande perda. Nao esperar por um desfile de Paulo Barros no grupo especial é muito ruim para o Carnaval carioca.

Postado por:Amilton Levi Brietzke | 06/07/2008 22:31:36
Está fora por que soube ousou demais, foi abusado demais, quebrando normas e padrões que fez seu estilo deixar de ser desfile de escola de samba. Ele que fique no acesso junto com o Paulo Meneses e TRANSFORME seu estilo de forma que fique mais carnavalisado e com cara de desfile de escola de samba. Idéias boas ele tem, provou isso na Tijuca 2004 e 2005, 2006 já foi meia boca e 2007 e 2008 se perdeu totalmente. Precisa se aprender a dosar conceito com enredo e estética de enredo. O caminho é esse e não há como fugir disso, senão vira espetáculo da Disney ou de circo apenas. Desfile de escola de samba exige luxo e/ou bom gosto e acabamento aliado a criatividade e inserção ao enredo. Só as duas últimas coisas que citei não é carnaval. E olha que a criatividade dele nos dois últimos anos já não me agradaram como nos 3 primeiros anos dele na Tijuca.

Postado por:Fabio Alves | 06/07/2008 22:16:01
Querido Luiz, a diferença entre um trabalho ousado como o seu e o de Paulo Barros é que vc, independentemente da acidez e do humor corrosivo que mostrava nos desfiles, respeitava, acima de tudo, a escola, nunca querendo aparecer mais do que ela. Não botou bateria em cima de carro, não ateou fogo à saia da porta-bandeira, não criou sensacionalismo barato com a comunidade judaica e fez desfiles inovadores, criativos, irreverentes, críticos e realmente ousados.
Postado por:Márcio de Brasília | 06/07/2008 22:13:27
Realmente, ele trouxe inovações, tem grande talento, apresentou novas soluções, novos visuais; mas talvez o problema esteja justamente em ser "abusado". O temperamento destemperado para receber críticas o excluiu do Especial. Talvez uma nova passagem no acesso o traga mais maduro e pronto para brilhar e conseguir o inédito título.
Postado por:ABUSADO 2 | 06/07/2008 21:13:53
Onde está "dela', entenda-se 'dele', por favor. E o "Já foi tarde!" é pra ele tirar férias pra se reciclar, se antenar, se ligar que barata "É de repugnar".
Postado por:ABUSADO | 06/07/2008 21:10:13
O mérito realmente é dela para "as inovações". Agora deve-se reconhecer que deixam de ser inovações quando vira normal... costumeiro! Daí entaõ precisará de outros ingredientes pra não que 'o talento' seja de fato premiado: humildade, criatividade não-gratuita, luxo e não lixo, surpreender mas não chocar, ser aprazível e não escatólogico, enfim, não subestimar jurados nem o povo. Já foi tarde!








Qual o motivo do sorteio?












