SRZD


01/07/2008 01h55

Surpresas no sorteio do Grupo Especial
Alberto João, Isaac Ismar e Rafael Lemos

A noite de segunda-feira marcou uma mudança certa para o Carnaval 2009. A Beija-Flor de Nilópolis, depois de dois anos consecutivos, não vai desfilar na segunda-feira de Carnaval. Em sorteio realizado na Cidade do Samba, apenas para convidados, a Liga Independente das Escolas de Samba definiu todas posições de desfile. Uma outra surpresa da noite foi a Grande Rio. A agremiação de Duque de Caxias será a segunda agremiação a desfilar no domingo de carnaval.

Na abertura da festa, o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, prestou uma homenagem para a carnavalesca Rosa Magalhães, da Imperatriz, que venceu o prêmio Emmy, pela cerimônia de abertura do Pan 2007.

* Fotos do sorteio da ordem de desfile do Grupo Especial

Foto: Henrique Matos

O Império Serrano, campeão do Grupo de Acesso A no Carnaval 2008, vai abrir o desfile do Grupo Especial no domingo. A Porto da Pedra abre na segunda. Os desfiles do Grupo Especial (domingo e segunda) no Carnaval 2009 vão acontecer nos dias 22 e 23 de fevereiro.

Depois do sorteio, as escolas tiveram cinco minutos para realizarem trocas de posição dentro do dia de desfile. Com isso, a Mangueira trocou com a Portela. A verde-e-rosa passou para quinta posição e a Portela para quarta.

Confira os depoimentos das escolas sobre a ordem de desfile:

Beija-Flor: O presidente da Beija-Flor, Anízio Abraão David, garante que não ficou insatisfeito como resultadodo sorteio. Dessa vez, a escola de Nilópolis não vai encerrar o Carnaval, nem sequer vai desfilar na Segunda-feira. "Está na hora de mudar, né? A escola, para ser campeã, tem que mostrar carnaval. Seja no domingo ou na segunda", amenizou.

Diante da possibilidade da Beija-Flor conquistar mais um tricampeonato, o dirigente se mostrou confiante, mas procurou evitar se vangloriar. "Não somos imbatíveis. Mas a gente faz carnaval. Se os outros fizerem, também vão concorrer", afirmou.

Viradouro: O presidente da Viradouro, Marco Lira,gostou da ordem de desfile e disse que não fica cansativo fechar o carnaval, depois que a Liga diminiu de sete para seis escolas. "Ser a útima não tem problema. Não tenho o raiar do dia para atrapalhar. Estou satisfeito".

Vila Isabel: O presidente da Vila, Moisés, adorou desfilar no domingo de carnaval. "Sou supersticioso e gostaria de novamente permanecer no domingo. Fomos campeões no domingo e em 2007 voltamos nas campeãs no domingo".

Portela: O presidente da Portela, Nilo Figueiredo, aprovou o dia de desfile. "Segunda sempre é um bom dia para desfilar e fazer a concentração nos Correios é ainda melhor".

Grande Rio: O carnavalesco Cahe Rodrigues queria um sorteio melhor. "Agora é trabalhar para fazer um carnaval que deixe saudade, como se fosse para desfilar na segunda, com seriedade, vai dar tudo certo".

Tijuca: O presidente da Tijuca, Fernando Horta, ficou feliz com o sorteio. "Estou feliz com essa ordem. Grande Rio e Beija-Flor tentaram trocar a ordem de desfile, mas eu não quis".

Mangueira: O carnavalesco da Mangueira, Roberto Szanieck, comemorou com gritos e urros o resultado do sorteio, que colocou a escola como quinta a desfilar na Segunda-feira de Carnaval.

Segundo Szanieck, melhor seria impossível. "Ser a quinta é melhor do que fechar o desfile, porque armamos a escola do lado do 'Balança'. Nós temos uma quadra que nos dá suporte para armar o desfile desse lado. Além do mais, o viaduto dá 7,80m de altura para trabalhar, que é mais do que os 7m da passarela de pedrestres do lado dos Correios. É melhor ter esses 80cm a mais", justificou.

Império Serrano: Para o Império Serrano, o sorteio não trouxe fortes emoções. Recém-chegada do Grupo A, onde foi campeã em 2008, a agremiação tem a responsabilidade de abrir o Domingo de Carnaval, de acordo com o regulamento.

A carnavalesca Márcia Lávia se mostrou conformada e não reclamou da missão, considerada ingrata por muitos. "Estou ajoelhando e rezando. O pior enfrentamos quando estávamos no Acesso. Existe essa superstição quanto a abrir o Carnaval, mas o trabalho de colocar uma escola na Avenida é o mesmo. Torço para que a gente possa abrir bem o caminho para todas que vem depois de nós", afirmou.

Imperatriz: O presidente da Imperatriz Leopoldinense, Luizinho Drummond, ficou satisfeito por desfilar na Segunda-feira de Carnaval. "Boa colocação. Todo mundo quer desfilar na segunda. Mas já fui campeão no domingo também", afirmou.

Sobre a contratação de Paulinho Mocidade, o dirigente disse que o intérprete merecia uma oportunidade. "Achei por bem dar uma oportunidade a ele. Ele saiu, mas nunca se afastou da escola. É um bom companheiro, amigo e responsável. Merecia mais uma oportunidade", justificou.

Salgueiro: A presidente do Salgueiro, Regina Duran, garante que não ficou decepcionada com o resultado do sorteio, que definiu a escola como a segunda a entrar na Avenida na Segunda-feira de Carnaval. "Estou satisfeita. Horário nobre na televisão", justificou.

A dirigente também confirmou o anúnico do enredo sobre o tambor para a noite desta terça-feira, na quadra da escola. Sobre os motivos para a escolha do tema, ela foi direta: "Viemos de dois enredos muito bons. O terceiro tinha que ser exemplar".

Mocidade: O presidente da Mocidade, Paulo Vianna, ficou muito satisfeito com o sorteio, que colocou a escola como a quarta a desfilar no Domingo de Carnaval. "Gostei. A quarta escola tem um horário privilegiado com a televisão. E o público já está aquecido", justificou.

O dirigente se orgulha de a escola estar em uma situação bem melhor do que há pouco tempo. "Dá para sentir que estamos crescendo muito do último ano para cá. Passamos por uma época muito difícil. Mas, agora, estamos indo no caminho certo", afirmou.

Porto da Pedra: O presidente Uberlan de Oliveira disse que era esperado abrir o desfile de segunda e não tinha esperança de alguma escola trocar posição. "Abrir ninguém quer. Nem tentei trocar, porque não tinha jeito".

Veja a ordem de desfile:

Domingo
1 - Império Serrano
2 - Grande Rio
3 - Vila Isabel
4 - Mocidade
5 - Beija-Flor
6 - Unidos da Tijuca

Segunda
1 - Porto da Pedra
2 - Salgueiro
3 - Imperatriz
4 - Portela
5 - Mangueira
6 - Viradouro


Comentários
  • Avatar
    06/09/2008 16:37:20Marcelo David MacedoMembro SRZD desde 11/04/2009

    Carnaval se ganha nos ensaios de quadra, não é com ordem de desfile... Vila Isabel foi campeã desfilando num domingo - aliás, na mesma posição em que a Beija-Flor está esse ano, se não me engano. Viradouro é favorita sim, mas não faz Carnaval há anos. Quer fazer só show, vai pro Canecão...

  • Avatar
    28/07/2008 18:50:54IlseAnônimo

    Arreppiaa Salgueiro!!!! creo q tuvimos un buen sorteo, saldremos al dia siguiente del desfile de beija flor, lo que hará que el desfile de salgueiro se luzca en todo su esplendor y esta vez si sea valorado como se debe.

  • Avatar
    14/07/2008 18:10:06Sou Viradouro, Sou Paixão!Membro SRZD desde 30/06/2009

    Excelente o horário do CARNAVAL 2009.Em todos os sentidos.Para mim todas as escolas estão no horário em que deveriam estar.Minha Vira fechando o carnaval...é sonho antigo que se realiza.Beija-Flor no domingo...interferência divina.Grande-Rio em péssimo horário...Deus sabe o que faz.Adorei a SEGUNDA, é óbvio que a campeã sai de lá.Em relação a favoritas...é cedo, mas ADEUS BF...já vai tarde.Salgueiro tem ótimo horário.Só tenho pena da Portela...os dois horários ruins de desfilar na 2a. são: 1a. e 4a. Gosto muito da Portela, mas acho que Au revoir desfile das campeãs(francamente não entendi a euforia dos portelenses).Enfim, acredito que a Viradouro estará de volta, com as mudanças, temos uma nova escola que joga suas fichas para conseguir um campeonato nessa década.Há muito merecemos outro título.Para obtê-lo, tudo é preciso, inclusive utilizar fórmulas da Beija-Flor(enredo geográfico, com muito luxo e macumba).O sorteio nos foi muito grato.Nesse horário, enredos geográficos sempre se dão bem.Agora, resta felicitar Marco Lira e trabalhar por um título a essa comunidade tão maravilhosa!

  • Avatar
    08/07/2008 19:50:57paulinhodavaleriaMembro SRZD desde 09/04/2009

    Olá meu amigo herico, estaremos juntos para arrebentar naquele ensaio da comunidade. Um grande abraço dos amigos Paulinho e Valéria.

  • Avatar
    07/07/2008 18:44:22herico portela e sempre harmoniaMembro SRZD desde 13/04/2009

    Não importa o dia ou a hora importante é o locao de onde partiremos o "Correios" para a nossa Portela é uma concentração ideal,alô minha comunidade vai começar a festa como dizia o finado Aroldo Melodia "-Segura marimba!!!haha"

  • Avatar
    04/07/2008 22:45:41paulinhodavaleriaMembro SRZD desde 09/04/2009

    Gostaria de fazer uma obs: o comentário que eu não entendi foi o do Victor e não do amigo Toni como eu falei no comentário anterior.

  • Avatar
    04/07/2008 00:48:25paulinhodavaleriaMembro SRZD desde 09/04/2009

    Meu caro FMADRUGA voce não leu o meus comentários, eu jamais iria desrespeitar outras escolas, eu só não entendi o comentário do amigo Toni. Sou PORTELA sim, com muito orgulho e a minha intenção é participar dos comentários, porque acho que é uma maneira de nós botarmos as nossas idéias da melhor forma possivel, um grande abraço meu caro FMAdruga sem magoa nenhuma.

  • Avatar
    04/07/2008 00:18:22Léo BFAnônimo

    A ordem ñ teve grandes surpresas!!! A principal foi a Beija-Flor no domingo e também Grande Rio e Salgueiro um pouco cedo, mas o Carnaval tá nivelado. Todas têm a mesma chance de ser a Campeã!!! Abraço!!!

  • Avatar
    03/07/2008 03:20:31Alexandra ClaudinoMembro SRZD desde 19/04/2009

    Quem estiver em casa mal poderá ver Império e Porto da Pedra. Afinal as "emoções" de A FAVORITA tem prioridade. Além do mais essas escolas tem poucos globais entre seus componentes... Essa transmissão da Globo tem q ser revista...ao menos partilhada.

  • Avatar
    03/07/2008 00:10:12FMADRUGAMembro SRZD desde 07/06/2009

    Não concordo , NEM admito ver comentarista, chamar as escolas de samba que irão desfilar no DOMINGO de EMPRESAS. Ora, sr Paulinhodavaleria, se DESEJA RESPEITO, o Sr. ANTES DEVERÁ RESPEITAR!!! Outrossim, o que na VERDADE ocorre é que algumas escolas são mais ORGANIZADAS ADMINISTRATIVAMENTE, e sabemos que tudo na vida que é ORGANIZADO da CERTO!!..o que sabemos que em anos anteriores NÃO ocorreu na Portela, principalmente pelas discidências que ocorreu durante anos, razão principal da fundação da Tradição.. CERTO. Abraços a todos!!

  • Avatar
    02/07/2008 18:34:55paulinhodavaleriaMembro SRZD desde 09/04/2009

    Valeu pela força Toni, ele (Vitor) não conhece a historia da PORTELA.

  • Avatar
    02/07/2008 10:15:53ToniMembro SRZD desde 10/01/2010

    PAULINHO A VALERIA, Perdoe o Victor, pois ele deve ter nascido anteontem ou então ta variando das idéias tratando a Portela co0mo se fosse uma qualquer. Claro q o SAL também é tradicional e querida, mas... Aliás o sorteio foi um sonho real! Dividiu os gostos: quem sabe o que é samba ai compra ingresso pra segunda! E quem gosta de "empresas do carnaval" vai pra o domingo (cOM EXCEÇÕES).

  • Avatar
    02/07/2008 01:33:26AlbertoAnônimo

    Continuar no mesmo erro é burrice!!!A Mocidade já desfilou duas vezes monstrando as histórias de paises, assim foi em 2005 com o enredo sobre a Itália e em 2008 com Portugal e resultado não foi positivo.Agora apostar no Chile para figurar entre as campeãs é brincadeira, nada contra o pais , mas sim pelo fato de não ter a cara da Mocidade!Esse enredo tem mais a cara da Imperatriz e não a Mocidade.O enredo sobre o aço tinha muito mais a ver com a verde e branco da zona oeste e com certeza não faltaria patrocinador , como : A vale , Alunorte , ou então aquela empresa daquele Eike Batista

  • Avatar
    01/07/2008 23:26:04Lucio FlávioMembro SRZD desde 07/04/2009

    Parabéns para a Liesa, pelo sorteio, deixando bem mesclado a ordem dos desfiles, foi surpresa no domingo, só não achei legal a Gr. Rio ser a segunda à desfilar. Enquanto a segunda-feira, todas as escolas estão perfeita, caso a Mangueira fosse a segunda..., mas d qq forma tá ótimo. Q vença a melhor!!!

  • Avatar
    01/07/2008 23:16:45Denise (São Clemente)Membro SRZD desde 08/04/2009

    Marcelo, mas esse seria o diferencial do Império. Aquarela Brasileira passou lindamente na avenida. Eu sinceramente não queria a Lenda das Sereias. Não tem pegada e é forte para impactar logo de cara. Que venha o Bumbum paticundum então.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.