SRZD


16/08/2011 09h29

Hospital Carlos Chagas faz cirurgias bariátricas sem custo e sem fila
Laura Machado

O Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes,  na Zona Norte do Rio de Janeiro, oferece um   programa de cirurgia bariátrica, inédito na rede pública de saúde do país. Todos os procedimentos são feitos por  videolaparoscopia, intervenção menos invasiva, de forma gratuita. Além disso, os pacientes também podem fazer o acompanhamento pré e pós-operatório na unidade sem nenhum custo.

- Número de cirurgias bariátricas cresceu 150% apenas nos últimos sete anos

O chefe do serviço de  cirurgia bariátrica do Carlos Chagas, Cid Pitombo, destacou ao SRZD que desde de dezembro já foram operados 125 pacientes, sendo que nenhum deles foi encaminhado ao CTI. 

"O segredo do sucesso é a boa estrutura oferecida, o doente estar bem avaliado e a equipe cirúrgica estar bem preparada para o procedimento. Se esta lista for seguida não da problema na cirurgia de alta complexidade", contou Pitombo.  Ele destacou ainda que o hospital conta com equipamentos para atender a necessidade dos obesos, como macas especiais, e um moderno CTI.

- Tire suas dúvidas sobre cirurgia bariátrica

O cirurgião  explicou  também que não existe nenhuma fila para participar programa do Carlos Chagas. Segundo ele, o paciente de qualquer município fluminense deve procurar uma unidade pública de saúde, onde o médico deve atestar que a pessoa é portadora de obesidade mórbida. A Prefeitura da cidade depois vai entrar em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e encaminhá-lo para atendimento.

Em 2007, mulher morreu após cirurgia bariátrica e família luta por justiça

"Todos os que chegam são submetidos a uma avaliação médica e preparados para ser indicados para cirurgia. Porém, nem todos estão aptos para serem operados", completou. Após a cirurgia, os pacientes têm que ir uma vez por mês no hospital durante dois anos para acompanhamento médico, sendo que no primeiro mês eles devem comparecer na unidade semanalmente.

Cláudia Jimenez Mendes Fernandes, de 48 anos, foi uma das primeiras a participar do programa da SES. Ela fez a operação em fevereiro e recomenda o serviço para todos os que sofrem do problema.

"Engordei muito depois que fui mãe. Há 27 anos lutava para conseguir perder peso. Já tinha tentado várias fórmulas para emagrecer, mas sofria com o efeito sanfona. Queria fazer a cirurgia por plano de saúde, mas as carências eram enormes. Graças a uma amiga soube deste programa e deu tudo certo", ressaltou Cláudia, que pesava 110kg e já perdeu 35 kg.

Já Leila Daniela Torres, de 34 anos, recuperou a autoestima depois de participar do programa. Ela se inscreveu em dezembro e foi operada em junho.

"Sofria preconceito por ser muito gorda nas entrevistas de emprego. Agora já estou com mais confiança para procurar uma vaga. A minha autoestima esta muito melhor. O programa é de graça é muito bom para quem não tem condições de fazer esta cirurgia na rede particular", enfatizou Leila, que pesava  180 kg e perdeu 32 kg desde que foi operada. "É necessária muita disciplina para conseguir seguir as recomendações e manter a dieta. Mas com o  apoio da equipe multidisciplinar estou conseguindo. O sacrifício é válido", concluiu.


Veja mais sobre:Cirurgia bariátrica

Comentários
  • Avatar
    25/02/2015 11:16:58RomildaAnônimo

    Bom dia. Tenho 43 anos sou hipertensa e peso 132 kg ou mais. Sou casada tenho um filho de quatro anos. Depois dos 25 anos comecei a engordar muito e nenhuma dieta ou remedio fizeram o efeito esperado,pois perdia peso e em pouco tempo recuperava tudo. Tenho fortes dores na coluna e no corpo,e nenhuma resistência pra qualquer atividade física. Necessito urgente de ajuda pois minha auto estima se foi e eu quero ver meu filho crescer e ter mais saude e qualidade de vida. Estou desempregada e nao tenho plano de saúde e nas condições que me encontro fica difícil trabalhar. Pelo amr de Deus me ajude!

  • Avatar
    18/02/2015 20:51:53Débora SantosAnônimo

    Boa noite, me chamo Débora tenho 34 anos peso 101KG e luto contra a obesidade desde a minha adolescência, tenho problema de hipotiroidismo e luto cobtra a balança mais não tenho sucesso. Como faço para me cadastrar para a cirurgia?

  • Avatar
    13/02/2015 15:02:38lucia de oliveira monteiro da silva oliveira monteiro da silvaAnônimo

    como faço para me escrever para fazer a cirigia bariatrica tenho quase 200 kls ja nao consigo sair de casa pra nada mts dores nas perna joelho braço costa td meu corpo doi mt, mt falta de ar cansaço tenho um filho de 3 anos e quero mt ver crescer, e ter saude pra cuida dl o precoceito das pessoas e mt grande, necessito mt dessa cirugia para te minha saude minha vida de volta!

  • Avatar
    02/02/2015 23:07:36cyntia pinto da costaAnônimo

    e Armaçao dos buzios tenho 26 anos 1,60 altura peso 130 kls tenho duas filhas fasso parte de um grupo no medico daqui a um ano e fui endicada para o hospital Calos chargas para cirusgia bariatrica queria uma enformaçao quanto tempo que leva para eu fazer essa cirusgia se puder me der uma luz no fim dessa jornada des de ja muito obrigado

  • Avatar
    02/02/2015 14:01:06Luara VenâncioAnônimo

    Boa tarde como me inscrever para realizar a cirurgia bariátrica? E os telefones para eu entrar em contato?

  • Avatar
    20/01/2015 22:30:32fatima cristina marques meloAnônimo

    tenho 31 anos e 120 kl priciso operar pois tenho duas filhas lindas e preciso viver muito para criar elas como eu faço para me escrever morro aqui em cacoal ro preciso de ajuda mas nao tenho dinheiro me ajudem por favor?

  • Avatar
    18/01/2015 16:25:54kelly aparecida da sillvaAnônimo

    meu nome e kelly tenho 34 anos e queria muito poder fazer a sirurgia pois eu to com 134 quilos e to com poblema de preçao dor na coluna nas pernas e ja nao consigo fazer mas nada por causa do meu pesso e queria muito que voces da equipe medica me ajudace a fazer a operaçao

  • Avatar
    18/01/2015 16:20:54kelly aparecida da sillvaAnônimo

    eu queria muito fazer a sirurjia pois tenho 34 anos peso 134 quilos tenho muitas dores nas pernas e na coluna e ja nao to conseguindo fazer nada pois pesso a voces a juda pois eu ne trabalha eu to conseguindo mas

  • Avatar
    04/01/2015 17:43:54ANNE LOPES DA SILVAAnônimo

    OLA GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA CONSEGUIR ESSA CIRURGIA GRATUITA,NAO AGUENTO MAIS O MEU PESO E A MINHA OBSIDADE ISSI ME PREJUDICA MUITO TANTO NA VIDA PESSOAL QUANTO NA VIDA PROFISSIONAL.ME AJUDEM POR FAVOR

  • Avatar
    03/01/2015 10:27:04osiel dias da silvaAnônimo

    ola meu nome e osiel dias tenho um buffet,tenho 60 kilos,mais estou aki vcs podem ate achar estranho,o motivo e minha melhor amiga,mercedes ela e uma mulher linda ,maravilhosa mais hoje ela estar muito triste revoutada com a vida ,ela esta com 200 kilos e esta precizando de ajuda urgente,socorro por favor,sei q tem muitas pessoas que tanbem preciza mais a saude dela ta abalada,muito debilitada se tiver um meio ate q seja pelomenos a saude dela ,ser cuidada,eu ja fico feliz fasso isso por q amo minha amiga,me ajudem ,

  • Avatar
    27/12/2014 19:36:25Pedro Henrique de Assis barbosaAnônimo

    Boa noite,meu nome é Pedro Henrique de Assis Barbosa,tenho 29 anos,peso 200Kg,me inscrevi em fevereiro deste ano,ainda não obtive nenhum contato,peço que alguém possa me ajudar ou me dar alguma orientação,sofro muito com a obesidade e o preconceito das pessoas,já não aguento mais,tenho um filho de 3 anos e não consigo brincar com meu filho,preciso de uma luz,ou um retorno de alguma forma,desde já obrigado.

  • Avatar
    18/12/2014 02:59:06ElaineAnônimo

    fui encamiada pro hospital carkos chagas para fazer a cirurgia ja vai pra um ano soi de volta redonda gostaria de saber qula minha posição pra ser chamada pra minha primeira consulta

  • Avatar
    14/12/2014 23:33:12AndreiaAnônimo

    Ola estou totalmente cansada e desanimada com tentativas de emagrecer,agora comecei a fazer acompanhamento nutricional para cirurgia aqui na minha cidade mas a nutricionista disse que tenho eu perder um pouco de peso,fiz tudo na medida que conseguia no primeiro mes e quando subi na balança nada!senti uma dor muito grande no coração uma sensação e incapacidade e limitação de me privar de tantas coisas que tenho vontade de fazer,e saber que até mesmo para pode fazer a cirurgia preciso enfrentar esse monstro da minha vida e pior que não consigo perder peso,já não sei mais o que fazer começo a caminhar me da vontade de chorar,tenho 31 anos engordei 40 quilos nas minhas duas gravidez e desde então não consigo conviver com isso ...alguém ja passou por isso?Não sei o que fazer!!!

  • Avatar
    10/12/2014 15:18:05Ana Cândida Pinheiro LimaAnônimo

    Olá , boa tarde , eu estou muito infeliz com minha autoestima muito baixa , pois engordei muito esse ano de 2014, o que me trouxe vários problemas de saúde ; como esporão em uns dos pés , açucar muito alto , e outras ...gostaria muito de poder fazer essa operação , obrigado.

  • Avatar
    05/12/2014 00:22:44ANA PAULA DE ABREU MARQUESAnônimo

    Boa noite: Me chamo Ana Paula de Abreu Marques, tenho 41 anoz tenho 1,57 de altura, peso 104 kg. sofro de Osteoartríte noz joelhos, hipertensa, venho de uma família com um índice enorme de diabéticos, cardíacos e obezoz, então fiquei sabendo do programa de cirurgia Bariátrica do HCC. Gostaria muito de aber como faço para me inscrever eu quero muito fazer a cirurgia.Me ajudem por favor.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.