SRZD


16/08/2011 09h29

Hospital Carlos Chagas faz cirurgias bariátricas sem custo e sem fila
Laura Machado

O Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes,  na Zona Norte do Rio de Janeiro, oferece um   programa de cirurgia bariátrica, inédito na rede pública de saúde do país. Todos os procedimentos são feitos por  videolaparoscopia, intervenção menos invasiva, de forma gratuita. Além disso, os pacientes também podem fazer o acompanhamento pré e pós-operatório na unidade sem nenhum custo.

- Número de cirurgias bariátricas cresceu 150% apenas nos últimos sete anos

O chefe do serviço de  cirurgia bariátrica do Carlos Chagas, Cid Pitombo, destacou ao SRZD que desde de dezembro já foram operados 125 pacientes, sendo que nenhum deles foi encaminhado ao CTI. 

"O segredo do sucesso é a boa estrutura oferecida, o doente estar bem avaliado e a equipe cirúrgica estar bem preparada para o procedimento. Se esta lista for seguida não da problema na cirurgia de alta complexidade", contou Pitombo.  Ele destacou ainda que o hospital conta com equipamentos para atender a necessidade dos obesos, como macas especiais, e um moderno CTI.

- Tire suas dúvidas sobre cirurgia bariátrica

O cirurgião  explicou  também que não existe nenhuma fila para participar programa do Carlos Chagas. Segundo ele, o paciente de qualquer município fluminense deve procurar uma unidade pública de saúde, onde o médico deve atestar que a pessoa é portadora de obesidade mórbida. A Prefeitura da cidade depois vai entrar em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e encaminhá-lo para atendimento.

Em 2007, mulher morreu após cirurgia bariátrica e família luta por justiça

"Todos os que chegam são submetidos a uma avaliação médica e preparados para ser indicados para cirurgia. Porém, nem todos estão aptos para serem operados", completou. Após a cirurgia, os pacientes têm que ir uma vez por mês no hospital durante dois anos para acompanhamento médico, sendo que no primeiro mês eles devem comparecer na unidade semanalmente.

Cláudia Jimenez Mendes Fernandes, de 48 anos, foi uma das primeiras a participar do programa da SES. Ela fez a operação em fevereiro e recomenda o serviço para todos os que sofrem do problema.

"Engordei muito depois que fui mãe. Há 27 anos lutava para conseguir perder peso. Já tinha tentado várias fórmulas para emagrecer, mas sofria com o efeito sanfona. Queria fazer a cirurgia por plano de saúde, mas as carências eram enormes. Graças a uma amiga soube deste programa e deu tudo certo", ressaltou Cláudia, que pesava 110kg e já perdeu 35 kg.

Já Leila Daniela Torres, de 34 anos, recuperou a autoestima depois de participar do programa. Ela se inscreveu em dezembro e foi operada em junho.

"Sofria preconceito por ser muito gorda nas entrevistas de emprego. Agora já estou com mais confiança para procurar uma vaga. A minha autoestima esta muito melhor. O programa é de graça é muito bom para quem não tem condições de fazer esta cirurgia na rede particular", enfatizou Leila, que pesava  180 kg e perdeu 32 kg desde que foi operada. "É necessária muita disciplina para conseguir seguir as recomendações e manter a dieta. Mas com o  apoio da equipe multidisciplinar estou conseguindo. O sacrifício é válido", concluiu.



Comentários
  • Avatar
    09/04/2014 10:36:56Sandra Mara Costa da Silva de OliveiraAnônimo

    Oi bom dia... Meu nome é Sandra Mara, pesquisando na internet descobri vcs... Fiquei muito animada, gostaria de saber se tem um dia próprio para ir ai fazer a inscrição já que moro em São Gonçalo, gostaria que vcs me passassem todo as coordenadas.

  • Avatar
    08/04/2014 14:39:32ERINEIA FERNANDES GAUDARDAnônimo

    Oi, sou do Rio de Janeiro, tenho 51 anos, altura 1.58, a ultima vez que me pesei estava com 106 kg. pra mim é muito pq já tentei de tudo pra perder peso, e sempre volto a engordar. Faço tratamento de coluna no INTO ( Instituto Nacional de Traumatologia) pois tenho 03 hérnias de disco lombar e 02 cervical. E as medicações me ajudam a ganhar peso. O médico de lá já me deu um papel de lá mesmo dizendo que preciso fazer a cirurgia pra me ajudar a tirar a dor da coluna, pernas e pés. Como faço pra me inscrever no programa da cirurgia bariátrica??? me ajudem por favor!!!!! aguardo.... Erineia Fernandes Gaudard

  • Avatar
    07/04/2014 14:12:06MICHELLE MARTINSAnônimo

    Oi tenho 31 anos e peso 133 kg, ja tentei fazer muuitos tratamentos para emagrecer mas depois ganho o dobro, isso tem me feito muuito mal pois tenho 1 filho de 4 anos e não consigo brincar direito com ele, sempre estou muito cansada e sentindo muitas dores nos pés! Por favor preciso muuito conseguir essa cirurgia pois é a única forma que terei para acompanhar o crescimento do meu filho e não perder mais nada do dia a dia dele! Obrigada pela atenção, Michelle.

  • Avatar
    02/04/2014 04:11:28jeronymo jorgeAnônimo

    TENHO APROXIMADAMENTE 1.70MTS, 170 KG, SOFRO DE HAS+ DIABETES TIPO 2, TENHO ARTRITE,E ALGUMAS LESÕES CERVICAIS.SOFRO DE APNÉIA(NÃO SEI PRECISAMENTE QUANTOS SEGUNDOS).TENHO SENSAÇÃO DE MEMBROS INFERIORES(EMBURRACHADOS).CONDIÇÕES DE SONO E REPOUSO, PÉSSIMAS,DORES ARTICULARES DIUTURNAS.SOU APOSENTADO POR INVALIDEZ,E TENHO 51 ANOS,NÃO DESEJO CONTINUAR, NESTA SITUAÇÃO DESESPERADORA.PODEM AJUDAR-ME, QUERO VOLTAR A TRABALHAR.

  • Avatar
    01/04/2014 22:29:10GilsonAnônimo

    Minha irmã tem mais de 150 quilos e uma altura de 1.62, vem a muito tempo sofrendo com essa situação. foi ate o hospital Carlos Chagas e esta esperando a muito tempo porem não teve nenhum contato por parte do mesmo preciso que nos ajude pois acho que ela não vai aguentar por muito tempo sem passar pela cirurgia, favor nos ajudar

  • Avatar
    30/03/2014 02:42:49FabíolaAnônimo

    Tenho 41 anos meu IMC é 58,00 e estou muito mal, com vários problemas já desistindo de tudo, peço que me ajudem como posso fazer a cirurgia? e como dou andamento? onde ligar? se há um médico que possa me ajudara fazer a cirurgia? ainda tenho um filho de 9 anos e não quero morrer antes de vê-lo crescer, por favor me ajude.

  • Avatar
    26/03/2014 21:57:18sandraAnônimo

    quero que alguém me ajudem tenho uma filha de 1.60 e pesa 128k usa quatro pino no joelho não aguenta respirar direito fica muito cansada , ela tem uma filha de 6 anos gostaria muito que ela melhorasse sua alto estima. como faço a inscrição.

  • Avatar
    26/03/2014 13:17:12selma maria de souzaAnônimo

    Boa tarde moro em Osasco, já tente pelo sus daqui mas ate agora não tive retorno de consulta de nada,Preciso fazer esta cirurgia com urgência Sou mãe de 10 filhos. tenho 50 anos, peso por volta de 115 quilos, tenho 1,60 de altura estou bem cima do peso, já estou com problema no joelho serio... Preciso fazer essa cirurgia pra ter minha saúde melhor pode caminha sem passar mal, sem fica de cama por causa desse peso mas que carrego. já fiz de tudo já tomei remedia, já fiz dieta etc.... mas não consigo me sinto uma fracassada minha lata estima já não existe mas a anos... aqui o sistema não leva a nada, não ajuda vc em nada. oro a Deus que me conceda este presente que peso ano apos anos. Peço para vcs entrarem em contato comigo pois estou precisando muito disso para minha saúde ser melhor para mim pode viver mas anos sem dor sem medo de morrer nunca ter conseguido isso, faço o que precisar para poder realizar essa cirurgia. muito Obrigado. Selma souza.

  • Avatar
    26/03/2014 10:19:05jose lucianoAnônimo

    bom dia, fui ao medico ontem, dia 25/03/2014, para pedir emcaminhamento e me consultar, ele me disse que eu nao preciso de operacão, eu acho que ele deve esta louco e ou nao querem da a liberação para a operação, com pode uma pessoa assim como meu estado de ... altura 1,69cm, peso 156 e ele me dizer que eu nao preciso, peço a ajuda de voces o que devo fazer? por favor me ajudem!

  • Avatar
    25/03/2014 20:29:11fernanda paula bechtlufftAnônimo

    ola , tenho 39 anos e tenho 129 quilos gostaria muito de pode fazer essa cirurgia , tenho problema de pressão alta, circulação e obesidade morbida me ajude por favor , obrigado

  • Avatar
    25/03/2014 13:35:13José LucianoAnônimo

    Boa tarde gostaria de saber como faço depois que o médico prescrever que sou obeso mórbido, se eu tenho que ligar para algum lugar ou eles mesmo entrarão em contato comigo.pois sou obeso do grau III,aguardo resposta desde ja obrigado!

  • Avatar
    24/03/2014 11:44:24laiusa da silvaMembro SRZD desde 24/03/2014

    Bom dia gostaria de saber como faço para poder me cadastrar no sus para fazer a cirurgia, pois venho passando por dificuldades de saúde e não estou mais suportando esta vida de obesidade mórbida. Já estou no grau III e cada dia fico mais preocupada, por favor me dê uma luz pois não tenho mais a que recorrer. Aguardo resposta, desde já agradeço à atenção! Att: Laiusa da silva

  • Avatar
    20/03/2014 19:00:36Andre luizAnônimo

    Boa noite! gostaria de saber como faço depois que o médico prescrever que sou obeso mórbido, se eu tenho que ligar para algum lugar ou eles mesmo entrarão em contato comigo. Preciso muito dessa cirurgia! espero seu contato.....

  • Avatar
    17/03/2014 17:05:51iraci carreiraAnônimo

    gostaria de saber com faço para marcar uma consulta aí no hospital pois meu peso e de 115kg e meço 1,62 ja estou com uma cirurgia de joelho para fazer mas gostaria de fazer a bariatrica primeiro pois tenho 55 anos e ja estou com dificuldade para me locomove ja que meu peso esta prejudicando outras parte do meu corpo preciso emagrecer urgente pois meu medico que disse que não conseguir andar preciso de ajuda não tenho com pagar por isso estou recorrendo a vcs. desde ja muito obrigado. me ajude.

  • Avatar
    13/03/2014 21:00:54ana lúcia santosAnônimo

    estou desperada com o meu peso tenho 116 quilos altura155 .já tente fazer todos tipo de regime nunca consigui emagrecer ;meu medico fez o pedido , fui na secretaria de saude da minha cidade de cabo frio rj e eles falaram para mim que já me escreveu no hospital carlos chagas ,isso tem quase um ano e a secretaria de saude passou o numero do protocolo que é 3337 eu gostaria de saber qual é o numero para eu acompanhar a minha situação por favor me ajude me socorre

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.