SRZD


16/08/2011 09h29

Hospital Carlos Chagas faz cirurgias bariátricas sem custo e sem fila
Laura Machado

O Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes,  na Zona Norte do Rio de Janeiro, oferece um   programa de cirurgia bariátrica, inédito na rede pública de saúde do país. Todos os procedimentos são feitos por  videolaparoscopia, intervenção menos invasiva, de forma gratuita. Além disso, os pacientes também podem fazer o acompanhamento pré e pós-operatório na unidade sem nenhum custo.

- Número de cirurgias bariátricas cresceu 150% apenas nos últimos sete anos

O chefe do serviço de  cirurgia bariátrica do Carlos Chagas, Cid Pitombo, destacou ao SRZD que desde de dezembro já foram operados 125 pacientes, sendo que nenhum deles foi encaminhado ao CTI. 

"O segredo do sucesso é a boa estrutura oferecida, o doente estar bem avaliado e a equipe cirúrgica estar bem preparada para o procedimento. Se esta lista for seguida não da problema na cirurgia de alta complexidade", contou Pitombo.  Ele destacou ainda que o hospital conta com equipamentos para atender a necessidade dos obesos, como macas especiais, e um moderno CTI.

- Tire suas dúvidas sobre cirurgia bariátrica

O cirurgião  explicou  também que não existe nenhuma fila para participar programa do Carlos Chagas. Segundo ele, o paciente de qualquer município fluminense deve procurar uma unidade pública de saúde, onde o médico deve atestar que a pessoa é portadora de obesidade mórbida. A Prefeitura da cidade depois vai entrar em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e encaminhá-lo para atendimento.

Em 2007, mulher morreu após cirurgia bariátrica e família luta por justiça

"Todos os que chegam são submetidos a uma avaliação médica e preparados para ser indicados para cirurgia. Porém, nem todos estão aptos para serem operados", completou. Após a cirurgia, os pacientes têm que ir uma vez por mês no hospital durante dois anos para acompanhamento médico, sendo que no primeiro mês eles devem comparecer na unidade semanalmente.

Cláudia Jimenez Mendes Fernandes, de 48 anos, foi uma das primeiras a participar do programa da SES. Ela fez a operação em fevereiro e recomenda o serviço para todos os que sofrem do problema.

"Engordei muito depois que fui mãe. Há 27 anos lutava para conseguir perder peso. Já tinha tentado várias fórmulas para emagrecer, mas sofria com o efeito sanfona. Queria fazer a cirurgia por plano de saúde, mas as carências eram enormes. Graças a uma amiga soube deste programa e deu tudo certo", ressaltou Cláudia, que pesava 110kg e já perdeu 35 kg.

Já Leila Daniela Torres, de 34 anos, recuperou a autoestima depois de participar do programa. Ela se inscreveu em dezembro e foi operada em junho.

"Sofria preconceito por ser muito gorda nas entrevistas de emprego. Agora já estou com mais confiança para procurar uma vaga. A minha autoestima esta muito melhor. O programa é de graça é muito bom para quem não tem condições de fazer esta cirurgia na rede particular", enfatizou Leila, que pesava  180 kg e perdeu 32 kg desde que foi operada. "É necessária muita disciplina para conseguir seguir as recomendações e manter a dieta. Mas com o  apoio da equipe multidisciplinar estou conseguindo. O sacrifício é válido", concluiu.


Veja mais sobre:Cirurgia bariátrica

Comentários
  • Avatar
    14/04/2015 23:15:20aparecidaAnônimo

    eu tenho 64 anos sou impertensa sou diabetica minha filha que cuida de mim vou contar a minha historia tenho uma filha de 40 anos que peza 122 quilos tem problema de coluna e trabalha numa barraquinha de doces e se acabou para o mundo e tem dia que nao anda pelo pezo se desespera e eu vendo aquela situacao minha pressao e minha glicose sobe peco pelo amor de deus que algem me ajude pelo amor de deus ela gica nervosa uns chamam de gorda outros de baleia por favor me ajudem eu e minha filha

  • Avatar
    14/04/2015 22:37:58Patricia Teixeira Mendes da silvaAnônimo

    Eugostaria de pedir pelo amor de deus que me ajudem tenho 40 anos pezo 124 quilos nao posso trabalhar tenho dores nas pernas e na coluna minha vida acabou pelo amor de deus me ajudem A

  • Avatar
    13/04/2015 08:44:44stephane de limaAnônimo

    Oi meu nome e Stephane tenho 27 anos com 1,70 de altura e depois que minha filha nasceu eu comecei a engordar de uma maneira inesperada hj estou pesando 122 quilos e não sei o que fazer,estou entrando em uma depressão muito ruim,não consigo fazer minhas coisas pois não tenho ânimo, meu marido está diferente comigo pois diz que está assustado ao me ver assim e isso me deixa pior. Por favor eu peço que me ajudem pois não sei ate quando irei aguentar.

  • Avatar
    12/04/2015 12:33:57sheila rocha de oliveiraAnônimo

    oi meu nome e Sheila tenho 39 anos e peso 107 kilos e não aguento mais ser gorda e com a ajuda de voçes obrigada.

  • Avatar
    08/04/2015 17:53:21MirianAnônimo

    Tenho 27 anos 1,57 de altura e peso 94 kg sei que ainda não estou no pior peso mais gostaria de me informar se eu já posso fazer a bariatrica? e se eu puder como faço para me inscrever

  • Avatar
    06/04/2015 02:53:44Luciano SantosAnônimo

    Olá! Eu gostaria de mais detalhes de como fazer para me inscrever nesse programa, eu tenho 150 quilos, 38 anos e 183 de altura, sofro de hipertensão, tenho a auto estima muita baixa e já tentei por várias vezes emagrecer sem sucesso.

  • Avatar
    11/03/2015 02:20:10fatima rodrigues carreira silvaAnônimo

    Bom dia Tenho 48 anos sou obessa preciso muito da ajuda de voces , como faço para me escrever no programa de cirurgia bariatrica, tenho 126 kg em 2002 dei trombose venosa profunda e tenho muita dificuldade de emagrecer peço por favor me ajuda. tenho muita vergonha do meu corpo eu queria operar não por estetica e sim pela minha saude.

  • Avatar
    06/03/2015 15:39:45Márcio Milioli da SilvaAnônimo

    Já estou escrito no sistema e a secretária de saúde me ligou e disse que era só esperar a ligação do hospital Carlos Chagas. Que ate hoje não entrou em contato comigo pois estou precisando muito de sua ajuda Dr. CID PITOMBO pois sou obeso hipertenso diabético e fiz uma angioplastia e tenho muita dificuldade em emagrecer. tenho 170 de altura e peso135 quilos. Gostaria muito que fosse feito esse procedimento pois estou precisando muito não por estética e sim por causa de minha saúde.

  • Avatar
    25/02/2015 11:16:58RomildaAnônimo

    Bom dia. Tenho 43 anos sou hipertensa e peso 132 kg ou mais. Sou casada tenho um filho de quatro anos. Depois dos 25 anos comecei a engordar muito e nenhuma dieta ou remedio fizeram o efeito esperado,pois perdia peso e em pouco tempo recuperava tudo. Tenho fortes dores na coluna e no corpo,e nenhuma resistência pra qualquer atividade física. Necessito urgente de ajuda pois minha auto estima se foi e eu quero ver meu filho crescer e ter mais saude e qualidade de vida. Estou desempregada e nao tenho plano de saúde e nas condições que me encontro fica difícil trabalhar. Pelo amr de Deus me ajude!

  • Avatar
    18/02/2015 20:51:53Débora SantosAnônimo

    Boa noite, me chamo Débora tenho 34 anos peso 101KG e luto contra a obesidade desde a minha adolescência, tenho problema de hipotiroidismo e luto cobtra a balança mais não tenho sucesso. Como faço para me cadastrar para a cirurgia?

  • Avatar
    13/02/2015 15:02:38lucia de oliveira monteiro da silva oliveira monteiro da silvaAnônimo

    como faço para me escrever para fazer a cirigia bariatrica tenho quase 200 kls ja nao consigo sair de casa pra nada mts dores nas perna joelho braço costa td meu corpo doi mt, mt falta de ar cansaço tenho um filho de 3 anos e quero mt ver crescer, e ter saude pra cuida dl o precoceito das pessoas e mt grande, necessito mt dessa cirugia para te minha saude minha vida de volta!

  • Avatar
    02/02/2015 23:07:36cyntia pinto da costaAnônimo

    e Armaçao dos buzios tenho 26 anos 1,60 altura peso 130 kls tenho duas filhas fasso parte de um grupo no medico daqui a um ano e fui endicada para o hospital Calos chargas para cirusgia bariatrica queria uma enformaçao quanto tempo que leva para eu fazer essa cirusgia se puder me der uma luz no fim dessa jornada des de ja muito obrigado

  • Avatar
    02/02/2015 14:01:06Luara VenâncioAnônimo

    Boa tarde como me inscrever para realizar a cirurgia bariátrica? E os telefones para eu entrar em contato?

  • Avatar
    20/01/2015 22:30:32fatima cristina marques meloAnônimo

    tenho 31 anos e 120 kl priciso operar pois tenho duas filhas lindas e preciso viver muito para criar elas como eu faço para me escrever morro aqui em cacoal ro preciso de ajuda mas nao tenho dinheiro me ajudem por favor?

  • Avatar
    18/01/2015 16:25:54kelly aparecida da sillvaAnônimo

    meu nome e kelly tenho 34 anos e queria muito poder fazer a sirurgia pois eu to com 134 quilos e to com poblema de preçao dor na coluna nas pernas e ja nao consigo fazer mas nada por causa do meu pesso e queria muito que voces da equipe medica me ajudace a fazer a operaçao

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.