SRZD


16/08/2011 09h29

Hospital Carlos Chagas faz cirurgias bariátricas sem custo e sem fila
Laura Machado

O Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes,  na Zona Norte do Rio de Janeiro, oferece um   programa de cirurgia bariátrica, inédito na rede pública de saúde do país. Todos os procedimentos são feitos por  videolaparoscopia, intervenção menos invasiva, de forma gratuita. Além disso, os pacientes também podem fazer o acompanhamento pré e pós-operatório na unidade sem nenhum custo.

- Número de cirurgias bariátricas cresceu 150% apenas nos últimos sete anos

O chefe do serviço de  cirurgia bariátrica do Carlos Chagas, Cid Pitombo, destacou ao SRZD que desde de dezembro já foram operados 125 pacientes, sendo que nenhum deles foi encaminhado ao CTI. 

"O segredo do sucesso é a boa estrutura oferecida, o doente estar bem avaliado e a equipe cirúrgica estar bem preparada para o procedimento. Se esta lista for seguida não da problema na cirurgia de alta complexidade", contou Pitombo.  Ele destacou ainda que o hospital conta com equipamentos para atender a necessidade dos obesos, como macas especiais, e um moderno CTI.

- Tire suas dúvidas sobre cirurgia bariátrica

O cirurgião  explicou  também que não existe nenhuma fila para participar programa do Carlos Chagas. Segundo ele, o paciente de qualquer município fluminense deve procurar uma unidade pública de saúde, onde o médico deve atestar que a pessoa é portadora de obesidade mórbida. A Prefeitura da cidade depois vai entrar em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e encaminhá-lo para atendimento.

Em 2007, mulher morreu após cirurgia bariátrica e família luta por justiça

"Todos os que chegam são submetidos a uma avaliação médica e preparados para ser indicados para cirurgia. Porém, nem todos estão aptos para serem operados", completou. Após a cirurgia, os pacientes têm que ir uma vez por mês no hospital durante dois anos para acompanhamento médico, sendo que no primeiro mês eles devem comparecer na unidade semanalmente.

Cláudia Jimenez Mendes Fernandes, de 48 anos, foi uma das primeiras a participar do programa da SES. Ela fez a operação em fevereiro e recomenda o serviço para todos os que sofrem do problema.

"Engordei muito depois que fui mãe. Há 27 anos lutava para conseguir perder peso. Já tinha tentado várias fórmulas para emagrecer, mas sofria com o efeito sanfona. Queria fazer a cirurgia por plano de saúde, mas as carências eram enormes. Graças a uma amiga soube deste programa e deu tudo certo", ressaltou Cláudia, que pesava 110kg e já perdeu 35 kg.

Já Leila Daniela Torres, de 34 anos, recuperou a autoestima depois de participar do programa. Ela se inscreveu em dezembro e foi operada em junho.

"Sofria preconceito por ser muito gorda nas entrevistas de emprego. Agora já estou com mais confiança para procurar uma vaga. A minha autoestima esta muito melhor. O programa é de graça é muito bom para quem não tem condições de fazer esta cirurgia na rede particular", enfatizou Leila, que pesava  180 kg e perdeu 32 kg desde que foi operada. "É necessária muita disciplina para conseguir seguir as recomendações e manter a dieta. Mas com o  apoio da equipe multidisciplinar estou conseguindo. O sacrifício é válido", concluiu.


Veja mais sobre:Cirurgia bariátrica

Comentários
  • Avatar
    29/07/2015 22:57:16zelia nogueiraAnônimo

    peso 115 e preciso fazer uma bariatrica pra operar a coluna

  • Avatar
    20/06/2015 05:05:39marilia francaAnônimo

    Socorro como faco pra entra nessa pois estou sofrend Poxa muito desde ja espero uma resposta obrigada.

  • Avatar
    19/06/2015 14:10:28BarbaraAnônimo

    Oi eu tenho 23 anos altura 1,65 e peso 135 kilos ja fiz tratamento no Sus mais, não me colocaram na fila ai desanimei, ando sofrendo demais porque já fiz de tudo e não consigo emagrecer queria muito que vcs me ajudasse,minha pressão ta cada vez mais alta a última chego 17 de PA e tenho tiroide... por favor me ajudem obrigado

  • Avatar
    09/06/2015 17:05:41Ranalucia CerdeiraAnônimo

    Preciso por motivo de saúde urgente e resgate do meu casamento

  • Avatar
    08/06/2015 13:44:52emilianaAnônimo

    quero muito entrar na fila como faço.

  • Avatar
    08/06/2015 13:44:45emilianaAnônimo

    quero muito entrar na fila como faço.

  • Avatar
    03/06/2015 14:55:37joaorodriguesAnônimo

    SEN FILA BRINCADEIRA ESTOU A MAIS DE UM ANO ESPERANDO ME CHAMAREM PRA FAZER A CERUGIA ESTOU COM 187KILOS NAO CONSIGO EMAGRESER SE CAMINHAR AS MINHAS PERNAS ABREN EN FERIDA MINHA COLUNA DOI MORO EM IGUABA CHEFEZ TRES VEZES OS EXAMES PRA O OPERATORIO ATE RISCO CERUJICO MAS PEDE ATE A DEUS SECRETARIOS DEPOTADOS MEDICOS PRA ME AJUDAREM POIS TENHO 50 ANOS OS DIABETES QUEREN ACABAR COMIGO A PRESAO LEVO DE BOA POIS TOMANDO O REMEDIO E 12 8 MAS MEU CORACAO ESTA CANSADO DE POXAR DOIS CORPOS POIS SAO 187KILOS DUAS PESOAS DE 90KILOS CADA RSRSRSRSQUEM SABE UM ANJO QUE TRABALHE AI E POUSA ME AJUDAR A TENTAR VEVER MAIS 50 ANOS POIS ASIIM NEM DEZ ANOS VIVO QUE DEUS OPERE NESTE PEDIDO AMEN

  • Avatar
    31/05/2015 16:47:18Sonia cristinaAnônimo

    Oi tenho 49 anos 152 de altura e 98 kilos mais tbem tenho complicações de saúde pois tenho diabete.colesterol alto e mto cansaço sem falar o constrangimento de ser excluída por algumas pessoas então tenho o sonho de consegui fazer a cirurgia mas não tenho condição de pagar.então como faço pra conseguir saber se tenho alguma chance de conseguir.por favor e desde já obgada.pq já perdi vários emprego por ser gordinha.mto obgada.

  • Avatar
    23/05/2015 11:09:49claudia eugenia ramos dasilva mirandaAnônimo

    eu quero emagrece para fazer uma prova militar

  • Avatar
    14/04/2015 23:15:20aparecidaAnônimo

    eu tenho 64 anos sou impertensa sou diabetica minha filha que cuida de mim vou contar a minha historia tenho uma filha de 40 anos que peza 122 quilos tem problema de coluna e trabalha numa barraquinha de doces e se acabou para o mundo e tem dia que nao anda pelo pezo se desespera e eu vendo aquela situacao minha pressao e minha glicose sobe peco pelo amor de deus que algem me ajude pelo amor de deus ela gica nervosa uns chamam de gorda outros de baleia por favor me ajudem eu e minha filha

  • Avatar
    14/04/2015 22:37:58Patricia Teixeira Mendes da silvaAnônimo

    Eugostaria de pedir pelo amor de deus que me ajudem tenho 40 anos pezo 124 quilos nao posso trabalhar tenho dores nas pernas e na coluna minha vida acabou pelo amor de deus me ajudem A

  • Avatar
    13/04/2015 08:44:44stephane de limaAnônimo

    Oi meu nome e Stephane tenho 27 anos com 1,70 de altura e depois que minha filha nasceu eu comecei a engordar de uma maneira inesperada hj estou pesando 122 quilos e não sei o que fazer,estou entrando em uma depressão muito ruim,não consigo fazer minhas coisas pois não tenho ânimo, meu marido está diferente comigo pois diz que está assustado ao me ver assim e isso me deixa pior. Por favor eu peço que me ajudem pois não sei ate quando irei aguentar.

  • Avatar
    12/04/2015 12:33:57sheila rocha de oliveiraAnônimo

    oi meu nome e Sheila tenho 39 anos e peso 107 kilos e não aguento mais ser gorda e com a ajuda de voçes obrigada.

  • Avatar
    08/04/2015 17:53:21MirianAnônimo

    Tenho 27 anos 1,57 de altura e peso 94 kg sei que ainda não estou no pior peso mais gostaria de me informar se eu já posso fazer a bariatrica? e se eu puder como faço para me inscrever

  • Avatar
    06/04/2015 02:53:44Luciano SantosAnônimo

    Olá! Eu gostaria de mais detalhes de como fazer para me inscrever nesse programa, eu tenho 150 quilos, 38 anos e 183 de altura, sofro de hipertensão, tenho a auto estima muita baixa e já tentei por várias vezes emagrecer sem sucesso.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.