SRZD


16/08/2011 09h29

Hospital Carlos Chagas faz cirurgias bariátricas sem custo e sem fila
Laura Machado

O Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes,  na Zona Norte do Rio de Janeiro, oferece um   programa de cirurgia bariátrica, inédito na rede pública de saúde do país. Todos os procedimentos são feitos por  videolaparoscopia, intervenção menos invasiva, de forma gratuita. Além disso, os pacientes também podem fazer o acompanhamento pré e pós-operatório na unidade sem nenhum custo.

- Número de cirurgias bariátricas cresceu 150% apenas nos últimos sete anos

O chefe do serviço de  cirurgia bariátrica do Carlos Chagas, Cid Pitombo, destacou ao SRZD que desde de dezembro já foram operados 125 pacientes, sendo que nenhum deles foi encaminhado ao CTI. 

"O segredo do sucesso é a boa estrutura oferecida, o doente estar bem avaliado e a equipe cirúrgica estar bem preparada para o procedimento. Se esta lista for seguida não da problema na cirurgia de alta complexidade", contou Pitombo.  Ele destacou ainda que o hospital conta com equipamentos para atender a necessidade dos obesos, como macas especiais, e um moderno CTI.

- Tire suas dúvidas sobre cirurgia bariátrica

O cirurgião  explicou  também que não existe nenhuma fila para participar programa do Carlos Chagas. Segundo ele, o paciente de qualquer município fluminense deve procurar uma unidade pública de saúde, onde o médico deve atestar que a pessoa é portadora de obesidade mórbida. A Prefeitura da cidade depois vai entrar em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e encaminhá-lo para atendimento.

Em 2007, mulher morreu após cirurgia bariátrica e família luta por justiça

"Todos os que chegam são submetidos a uma avaliação médica e preparados para ser indicados para cirurgia. Porém, nem todos estão aptos para serem operados", completou. Após a cirurgia, os pacientes têm que ir uma vez por mês no hospital durante dois anos para acompanhamento médico, sendo que no primeiro mês eles devem comparecer na unidade semanalmente.

Cláudia Jimenez Mendes Fernandes, de 48 anos, foi uma das primeiras a participar do programa da SES. Ela fez a operação em fevereiro e recomenda o serviço para todos os que sofrem do problema.

"Engordei muito depois que fui mãe. Há 27 anos lutava para conseguir perder peso. Já tinha tentado várias fórmulas para emagrecer, mas sofria com o efeito sanfona. Queria fazer a cirurgia por plano de saúde, mas as carências eram enormes. Graças a uma amiga soube deste programa e deu tudo certo", ressaltou Cláudia, que pesava 110kg e já perdeu 35 kg.

Já Leila Daniela Torres, de 34 anos, recuperou a autoestima depois de participar do programa. Ela se inscreveu em dezembro e foi operada em junho.

"Sofria preconceito por ser muito gorda nas entrevistas de emprego. Agora já estou com mais confiança para procurar uma vaga. A minha autoestima esta muito melhor. O programa é de graça é muito bom para quem não tem condições de fazer esta cirurgia na rede particular", enfatizou Leila, que pesava  180 kg e perdeu 32 kg desde que foi operada. "É necessária muita disciplina para conseguir seguir as recomendações e manter a dieta. Mas com o  apoio da equipe multidisciplinar estou conseguindo. O sacrifício é válido", concluiu.


Veja mais sobre:Cirurgia bariátrica

Comentários
  • Avatar
    18/12/2014 02:59:06ElaineAnônimo

    fui encamiada pro hospital carkos chagas para fazer a cirurgia ja vai pra um ano soi de volta redonda gostaria de saber qula minha posição pra ser chamada pra minha primeira consulta

  • Avatar
    14/12/2014 23:33:12AndreiaAnônimo

    Ola estou totalmente cansada e desanimada com tentativas de emagrecer,agora comecei a fazer acompanhamento nutricional para cirurgia aqui na minha cidade mas a nutricionista disse que tenho eu perder um pouco de peso,fiz tudo na medida que conseguia no primeiro mes e quando subi na balança nada!senti uma dor muito grande no coração uma sensação e incapacidade e limitação de me privar de tantas coisas que tenho vontade de fazer,e saber que até mesmo para pode fazer a cirurgia preciso enfrentar esse monstro da minha vida e pior que não consigo perder peso,já não sei mais o que fazer começo a caminhar me da vontade de chorar,tenho 31 anos engordei 40 quilos nas minhas duas gravidez e desde então não consigo conviver com isso ...alguém ja passou por isso?Não sei o que fazer!!!

  • Avatar
    10/12/2014 15:18:05Ana Cândida Pinheiro LimaAnônimo

    Olá , boa tarde , eu estou muito infeliz com minha autoestima muito baixa , pois engordei muito esse ano de 2014, o que me trouxe vários problemas de saúde ; como esporão em uns dos pés , açucar muito alto , e outras ...gostaria muito de poder fazer essa operação , obrigado.

  • Avatar
    05/12/2014 00:22:44ANA PAULA DE ABREU MARQUESAnônimo

    Boa noite: Me chamo Ana Paula de Abreu Marques, tenho 41 anoz tenho 1,57 de altura, peso 104 kg. sofro de Osteoartríte noz joelhos, hipertensa, venho de uma família com um índice enorme de diabéticos, cardíacos e obezoz, então fiquei sabendo do programa de cirurgia Bariátrica do HCC. Gostaria muito de aber como faço para me inscrever eu quero muito fazer a cirurgia.Me ajudem por favor.

  • Avatar
    02/12/2014 20:10:34danubia santosAnônimo

    Boa noite gostaria muito de fazer a cirurgia bariátrica,pois tenho 33anos e sou obesa tenho dificuldades para andar pois minha coluna doi muito meu peso está 180 kl,tenho dor nas articulações e presão alta.

  • Avatar
    02/11/2014 08:01:00Joilson da Silva TedericheAnônimo

    Bom dia eu ja me escrevi no progama sobre a cirugia foi no ano passado gostaria de saber se falta muito para me chamar espero algum comunicado obrigado

  • Avatar
    28/10/2014 10:39:56ALEX FERREIRA DE B ARROSAnônimo

    BOM DIA !PRESADOS,ME CHAMO ALEX FERREIRA DE BARROS TENHO 1.79 METROS E PESO 142Kg,EM UMA UNIDADE DE SAÚDE PRÓXIMA A MINHA CASA FUI DIAGNOSTICADO COM OBESIDADE MÓRBIDA COM OS SEGUINTES AGRAVANTES SOU HIPERTENSO,SOFRO DE TAQUI CARDIAS FREQUENTES,TENHO MÁ CIRCULAÇÃO SANGÜINEA NAS PERNAS QUE ME PROVOCAM DORES E DORMÊNCIAS QUASE QUE DIARIAMENTE E O MAIS PREOCUPANTE TENHO SENTIDO DORES INTENSAS NOS JOELHOS COM MUITA DIFICULDADES DE ME LEVANTAR TODA VEZ QUE ABAIXO,SOU MESTRE DE OBRAS E ESTOU DESEMPREGADO DEVIDO AO PRECONCEITO QUE ENFRENTO NA HORA DAS ENTREVISTAS POR SER OBESO,MAS NÃO POSSO RECLAMAR,POIS TAMBÉM NÃO ME CONTRATARIA SE FOSSE EU O RECRUTADOR,SOU CHEFE DE FAMÍLIA TENHO MULHER E UMA FILHA DE 05 CINCO ANOS QUE QUERO MUITO VER CRESCER,E SEI QUE SE CONTINUAR NESSE RITMO NÃO CONSEGUIREI ,POR ISSO PEÇO ENCARECIDAMENTE QUE ME AJUDEM,ME DEEM UM RETORNO EXPLICANDO COMO FAÇO PARA PARTICIPAR DESTE PROGRAMA. DESDE JÁ DEIXO AQUI MEUS AGRADECIMENTOS Att:ALEX FERREIRA DE BARROS

  • Avatar
    27/10/2014 07:45:01LUCIANA MARA LOURA XAVIER SANTOSAnônimo

    ESTOU PRECISANDO URGENTEMENTE PERDER PESO POR FAVOR SEJAM MEU ANJO.

  • Avatar
    08/10/2014 14:11:40rosiane de souza marinho santosAnônimo

    como me escrever para cirugia baliatra

  • Avatar
    02/10/2014 21:04:16Rachel da silva dreslerAnônimo

    Meu nome e Rachel tenho 32 anos,tenho 1,51cm e peso 118 kg gostaria muito de fazer a cirurgia bariatrica.O que e a onde tenho que ir para me escrever.

  • Avatar
    02/10/2014 21:00:56Rachel da silva dreslerAnônimo

    Meu nome e Rachel tenho 32 anos,tenho 1,51cm e peso 118 kg gostaria muito de fazer a cirurgia bariatrica.O que e a onde tenho que ir para me escrever.

  • Avatar
    16/09/2014 21:01:30liliane machadoAnônimo

    oi , eu sou Liliane. peso 120 quilos, e gostaria de saber como faço para fazer a cirurgia bariátrica? sou hipertensa e diabética necessito de ajuda!

  • Avatar
    15/08/2014 20:45:03Ellen KarllaAnônimo

    Fui na unidade do Sus aqui em Xerém,mas não consegui.Me disseram que o hospital Carlos Chagas não está recebendo encaminhamento.O que devo fazer nesse caso?!Aguardo retorno.Obrigado!

  • Avatar
    15/08/2014 10:31:09ana paulaAnônimo

    Gostaria muito de fazer a cirugia tem 130 kl esto muito pesada minha pernas doir esto precizando de ajuda

  • Avatar
    14/08/2014 13:55:15simone g linsAnônimo

    Ola eu preciso mto faser a cirugia.o meu medico ja me encaminhou fui a assistente social levei o encaminhamento para a cirugia mas 8 meses ja e nao me deram resposta pq e pela prefeitura alguem pode me ajudar eu peso139 kilos tenho 20 anos minhas pernas doem por favor preciso de ajuda

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.