SRZD


16/08/2011 09h29

Hospital Carlos Chagas faz cirurgias bariátricas sem custo e sem fila
Laura Machado

O Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes,  na Zona Norte do Rio de Janeiro, oferece um   programa de cirurgia bariátrica, inédito na rede pública de saúde do país. Todos os procedimentos são feitos por  videolaparoscopia, intervenção menos invasiva, de forma gratuita. Além disso, os pacientes também podem fazer o acompanhamento pré e pós-operatório na unidade sem nenhum custo.

- Número de cirurgias bariátricas cresceu 150% apenas nos últimos sete anos

O chefe do serviço de  cirurgia bariátrica do Carlos Chagas, Cid Pitombo, destacou ao SRZD que desde de dezembro já foram operados 125 pacientes, sendo que nenhum deles foi encaminhado ao CTI. 

"O segredo do sucesso é a boa estrutura oferecida, o doente estar bem avaliado e a equipe cirúrgica estar bem preparada para o procedimento. Se esta lista for seguida não da problema na cirurgia de alta complexidade", contou Pitombo.  Ele destacou ainda que o hospital conta com equipamentos para atender a necessidade dos obesos, como macas especiais, e um moderno CTI.

- Tire suas dúvidas sobre cirurgia bariátrica

O cirurgião  explicou  também que não existe nenhuma fila para participar programa do Carlos Chagas. Segundo ele, o paciente de qualquer município fluminense deve procurar uma unidade pública de saúde, onde o médico deve atestar que a pessoa é portadora de obesidade mórbida. A Prefeitura da cidade depois vai entrar em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e encaminhá-lo para atendimento.

Em 2007, mulher morreu após cirurgia bariátrica e família luta por justiça

"Todos os que chegam são submetidos a uma avaliação médica e preparados para ser indicados para cirurgia. Porém, nem todos estão aptos para serem operados", completou. Após a cirurgia, os pacientes têm que ir uma vez por mês no hospital durante dois anos para acompanhamento médico, sendo que no primeiro mês eles devem comparecer na unidade semanalmente.

Cláudia Jimenez Mendes Fernandes, de 48 anos, foi uma das primeiras a participar do programa da SES. Ela fez a operação em fevereiro e recomenda o serviço para todos os que sofrem do problema.

"Engordei muito depois que fui mãe. Há 27 anos lutava para conseguir perder peso. Já tinha tentado várias fórmulas para emagrecer, mas sofria com o efeito sanfona. Queria fazer a cirurgia por plano de saúde, mas as carências eram enormes. Graças a uma amiga soube deste programa e deu tudo certo", ressaltou Cláudia, que pesava 110kg e já perdeu 35 kg.

Já Leila Daniela Torres, de 34 anos, recuperou a autoestima depois de participar do programa. Ela se inscreveu em dezembro e foi operada em junho.

"Sofria preconceito por ser muito gorda nas entrevistas de emprego. Agora já estou com mais confiança para procurar uma vaga. A minha autoestima esta muito melhor. O programa é de graça é muito bom para quem não tem condições de fazer esta cirurgia na rede particular", enfatizou Leila, que pesava  180 kg e perdeu 32 kg desde que foi operada. "É necessária muita disciplina para conseguir seguir as recomendações e manter a dieta. Mas com o  apoio da equipe multidisciplinar estou conseguindo. O sacrifício é válido", concluiu.


Veja mais sobre:Cirurgia bariátrica

Comentários
  • Avatar
    15/08/2014 20:45:03Ellen KarllaAnônimo

    Fui na unidade do Sus aqui em Xerém,mas não consegui.Me disseram que o hospital Carlos Chagas não está recebendo encaminhamento.O que devo fazer nesse caso?!Aguardo retorno.Obrigado!

  • Avatar
    15/08/2014 10:31:09ana paulaAnônimo

    Gostaria muito de fazer a cirugia tem 130 kl esto muito pesada minha pernas doir esto precizando de ajuda

  • Avatar
    14/08/2014 13:55:15simone g linsAnônimo

    Ola eu preciso mto faser a cirugia.o meu medico ja me encaminhou fui a assistente social levei o encaminhamento para a cirugia mas 8 meses ja e nao me deram resposta pq e pela prefeitura alguem pode me ajudar eu peso139 kilos tenho 20 anos minhas pernas doem por favor preciso de ajuda

  • Avatar
    14/08/2014 13:53:24simoneAnônimo

    Ola eu preciso mto faser a cirugia.o meu medico ja me encaminhou fui a assistente social levei o encaminhamento para a cirugia mas 8 meses ja e nao me deram resposta pq e pela prefeitura alguem pode me ajudar eu peso139 kilos tenho 20 anos minhas pernas doem por favor preciso de ajuda

  • Avatar
    05/08/2014 10:19:29juliocesarfernandesAnônimo

    eu preciso de fazer esta cirurgia estou acima bem do peso 160 kl já estou tendo diversas complicações devido ao meu peso obrigado. !! por favor me ajudem tenho 58 preciso viver ms um poco

  • Avatar
    02/08/2014 19:19:47Catia Gomes Salvador da SilvaAnônimo

    Olá Gostaria muito de fazer a cirurgia bariatrica pois estou com problemas nas articulações dependendo de perda de peso para fazer cirurgia e a cada dia fica mais dificil de emagrecer Grata

  • Avatar
    15/07/2014 19:49:57claudia mara siqueira couraAnônimo

    Tenho 45 anos, 1.50 de altura e 80 quilos. tive pancreatite, açucar alto, pressão altíssima, taquicardia e coração acelerado todos os dias mesmo com medicação. Já fiz várias dietas e não consigo emagrecer. Faço 3 meses pra perder 1 quilo, ai desanimo pois não vejo o resultado nunca. Agora ando muito mais preocupada pois tive desmaio e meu médico disse que corro risco de ter um aneurisma. Como posso conseguir essa cirurgia. alguém me ajude por favor.

  • Avatar
    14/07/2014 10:32:47simone almeida gonçalvesAnônimo

    Bom dia,eu fui encaminha pra fazer a cirugia no ano passado e até hoje ñ obitive nnn um retorno oq eu fasço obg.

  • Avatar
    11/07/2014 23:34:17Telma MeloMembro SRZD desde 11/07/2014

    Boa noite, tenho 47 anos, diabética e obesa. Já fiz várias dietas, tomei vários tipos de medicamentos e formulas, infelizmente nao consigo emagrecer. Gostaria mto de saber como faço para uam consulta e avaliação! Certa da resposta, aguardo ansiosa!

  • Avatar
    04/07/2014 14:13:53Evelin Santos de AndradeMembro SRZD desde 04/07/2014

    Boa tarde! tive diabetes gestacional,e logo depois que tive meu filho ela foi embora,mas depois de 6meses ela reapareceu,mesmo controlada,a glicemia não desce sempre está de 94 a 140,pela manhã apresenta-se com 105 a 115,em fim está oscilando mas moderada! eu gostaria muito de fazer essa cirurgia,pois desde então eu não consigo perder peso,estou atualmente com 84 e não consigo sair desse peso!

  • Avatar
    04/07/2014 11:40:29IVONEIDEAnônimo

    SOCORRO PRECISO DESSA CIRURGIA O Q VCS PODEM ME AJUDAR

  • Avatar
    25/06/2014 09:58:47concefrance limaAnônimo

    olaaa eu preciso dessa cirurgia como faço pois peso 185 e tenho 42 eu quero viver me ajude porfavor n/ao quero morrer quero ver mins netas adultas e casada quero viver velhinha ao lado do meu companheiro q tanto me ama q DEUS abençõe e vcs possam me ajudar obrigado.

  • Avatar
    10/06/2014 11:21:23carlaAnônimo

    Gostaria de saber como faco pra me inscrever para a cirurgia moro em sao goncalo rj peso 130 tenho1.68

  • Avatar
    30/05/2014 01:58:23vania ciprianoAnônimo

    eu sou a vania eu peso 150 quilo eu queria sabe como eu posso entra na fila da bariatrica não agunto mas ser assim

  • Avatar
    28/05/2014 12:29:05Tatiana Cunha de Aguiar MarinsAnônimo

    olá, gostaria de saber se apos a cirurgia bariátrica e o emagrecimento o sus realiza as plásticas reparadoras ?

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.