SRZD



Hélio Ricardo Rainho

Hélio Ricardo Rainho

Carioca, publicitário, MBA em Marketing, ator, diretor teatral, escritor, pesquisador de escolas de samba, futebol e teatro. Escreveu a biografia do jogador Mauro Galvão e é colunista de futebol há 13 anos. Twitter: @hrainho

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



28/07/2011 12h10

Hoje é dia de Vasco!
Hélio Ricardo Rainho

Foto: DivulgaçãoSaudações cruzmaltinas a essa imensa torcida bem feliz!

Hoje é o dia - ou melhor, a noite - de o Vasco consolidar a sua posição de um dos líderes do Campeonato. As voltas de Felipe e Juninho ao time, diante de um adversário tecnicamente bastante inferior, devem servir de mote para que o Vasco engrene, faça uma bela partida e já comece a pensar em saldo de gols - que configura, afinal das contas, um dos fatores preponderantes para a classificação final.

Jogando em casa, com a torcida e os ventos da Colina a seu favor, o time de Ricardo Gomes precisa mostrar sua força e, com isso, preparar o terreno para os desafios futuros.

Penso que, no futebol, é importante manter a fama de bicho-papão. Percebe-se claramente a diferença com que os adversários se postam diante do Vasco Campeão da Copa do Brasil. É, portanto, de grande valia que o time continue mantendo a imagem de adversário forte e temeroso, vitorioso e conquistador, sem esmorecer ou demonstrar desinteresse pelo certame.

É também uma boa hora para se testar jogadores como o argentino Chaparro, que tem uma certa predileção da torcida e ainda não apareceu para o jogo. Visto que alguns outros que também nunca jogaram a contento (caso do lateral esquerdo Márcio Careca) têm tido muitas oportunidades, nada mais lógico do que - ainda que não tenha demonstrado lá grandes coisas nos treinos - Chaparro possa aparecer no segundo tempo, substituindo o Felipe cansado, só para a torcida ver e entender se ele pode ou não ter alguma oportunidade no time principal. Deixar o argentino isolado no banco tem causado um certo desconforto à torcida. Que só precisa entender melhor o porquê do hermano nunca ser escalado...

De bastidores, soube que o Vasco já foi contatato pela diretoria para "reservar" três de seus jogadores para uma futura convocação da seleção de Mano Menezes. Já tenho os nomes, mas não é a hora de revelá-los. Prefiro evitar a "barriga". Mas são três, e o clube já se estrutura para prover suas ausências nessa convocação.

No mais, sigamos fazendo bonito, mantendo a bola do Vasco em alta, vencendo nossos jogos, pontuando e mostrando que a Copa do Brasil não foi acidente de percurso: efetivamente "o campeão voltou"!

UMA JOIA CHAMADA NEYMAR

A partida de ontem entre Santos x Flamengo, a melhor do ano, foi uma prova cabal de que não se crucifica um jovem talento por causa de um fracasso conjunto. Nem tampouco se associa esse fracasso a um penteado. Com o mesmo cabelo com que perdeu a Copa América e com que foi campeão da Libertadores, Neymar deu um verdadeiro show de repertório ontem à noite: dribles exuberantes, passes fantásticos (até caído ao chão), arrancadas fulminantes, fez lindos gols e mostrou que - independente das críticas ferinas e mordazes que estabelecem e derrubam mitos - é, hoje, a mais preciosa joia do futebol brasileiro.

Azar dos apressados, dos incautos ou dos que nunca viram uma joia ser lapidada.


Comentários
  • Avatar
    28/07/2011 17:35:39Fabio RejgenAnônimo

    Mestre, Por um acaso já havia lido este texto hoje, em outro site, o SuperVasco. E na hora eu falei pra mim mesmo: esse texto é do Mestre !!!! Sorte do SRZD poder contar com um profissional do seu quilate ! Parabéns ! E vida longa ao Hélio no SRZD !!!! Abraços ! Fabio Rejgen

  • Avatar
    28/07/2011 16:01:12Erivelton LazariniAnônimo

    Helio, Parabens pelo espaço e pelos textos. SV Lazarini.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.