SRZD


25/07/2011 12h26

Cor e raça: como classificar o brasileiro?
Flávia Carrijo

Estudo feito pelo IBGE "Pesquisa das Características Étnico-Raciais da População: um Estudo das Categorias de Classificação de Cor ou Raça", coletou informações em uma amostra de cerca de 15 mil domicílios e mostrou que 96% dos entrevistados afirmam saber a própria cor ou raça.

Destes 96%, ao serem indagados sobre sua cor ou raça, 65% utilizaram uma das cinco categorias de classificação do IBGE (branca, preta, parda, amarela e indígena), além dos termos "morena" e "negra"). Vamos aos números: branca (49,0%), preta (1,4%), parda (13,6%), amarela (1,5%) e indígena (0,4%), além dos termos "morena" (21,7%, incluindo variantes "morena clara" e "morena escura") e "negra" (7,8%).

Notem que 49,0% se declararam brancos e apenas 1,4% negros, e se somarmos todas as outras categorias apontadas pelo IBGE, apenas 38,6% não se classificaram como brancos.

Sempre que nos deparamos com uma pesquisa como esta, em que apenas dados são divulgados sem uma análise e descrição mais detalhada, diversas interpretações e questionamentos podem ser feitos.

Qual a finalidade real deste tipo de pesquisa? Apenas a percepção "equivocada" que o brasileiro tem sobre sua etnia? A pesquisa do IBGE, que é feita com recursos públicos, seria para criação de políticas públicas? Quais exatamente? Quais foram os estratos sociais pesquisados? E quem são estes 49,0% de brasileiros brancos?

Outros dados que intrigam são do Distrito Federal, que, com seus pouco mais de 2,5 milhões de habitantes provenientes de todo o Brasil, obteve a maior porcentagem da resposta "negra" (10,9%) e as respostas "branca" e "parda" tiveram proporções iguais (29,5%). E entre as unidades da federação pesquisadas, também teve o maior percentual de resposta afirmativa quanto à influência da cor e raça em suas vidas (77,0%).

A formação da população brasileira sempre provoca debates, embora todos concordem que somos o produto de um complexo processo de miscigenação. Mas qual o resultado real desse processo?


Comentários
  • Avatar
    25/10/2012 11:02:03Fernanda Tonato CostaAnônimo

    Leonardo Carvalho, me desculpa mais se você axa que pardo e exagero, você tem preconceito contra "preto" que se você não sabe é chamado negro! Eu realmente teria orgulho de ter Descendencia de um lutador!!!!!

  • Avatar
    22/04/2012 07:10:43Leonardo CarvalhoAnônimo

    Afinal qual é a minha cor? Sou filho de pai branco, mãe morena de cabelos crespos bem ruin e nariz chato. Eu sou moreno, cabelos crespos, mas tenho os pelos íntimos bem finos e lisos. Preto sei que não sõu, branco também não. Por favor digam algo a respeito. A minha primeira identidade dizia pardo. Eu achei um exagero, não tenho nada de preto. Meu avô por parte de mãe é português nato mas minha avó é filha de indígena. Meu pai é branco, filho de português e italiano.

  • Avatar
    22/04/2012 06:58:19Leonardo CarvalhoAnônimo

    Afinal nem sei qual é minha cor. Sou filho de pai branco e minha mãe é filha de português com raça indígena. É morena de cabelos crespos e nariz chato.Tenho cabelos crespos, e cor morena. Os pelos de minhas partes íntimas são finos e lisos. A primeira identidade que tirei deram a minha cor como parda. Creio que seria pela foto que ficou escura. Podem tirar minhas dúvidas?

  • Avatar
    05/08/2011 16:28:25Rodrigo PaixãoAnônimo

    Perfil de Rodrigo Paixão, Brasileiro nato, carioca da gema e flamenguista da geral. Da geral mesmo ! Geral no sentido do todo, do resumo, do resultado... Mistura de informações de DNA's, SRD, sem raça definida, de acordo com o IBGE, porque não me reconheço branco, não me enxergo negro, mulato, cafuzo, mameluco, índio, amarelo, pardo Ah! Sai pra lá .. Tenho pedigree irmão.. Sou do Brasil ! Anota aí IBGE.. Um item só basta para classificar a verdadeira etnia da nossa gente: (x) Raça Brasileira ! Caramba !! Quem é o responsável por esta pesquisa hein ?! Para que serve mesmo? Alguém conhece algum órgão de pesquisa da europa? Da Irlanda, por exemplo? Aposto que lá, no campo referente a raça, deve ser assim: ( )Branco, ( )Negro, ( )Amarelo e ( ) Brasileiro. Só aqui mesmo ...!!

  • Avatar
    04/08/2011 19:17:08Romano BruminiAnônimo

    Eu quero indicar o lado do IBGE, este instituto mascara a Realidade de Nossa Nação, é o que acontece!!!

  • Avatar
    02/08/2011 15:08:34FLAVIA FERREIRA L.Anônimo

    afinal qual a minha cor

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.