SRZD


11/03/2011 11h30

Terremoto e tsunami no Japão deixam 300 mortos e 88 mil desaparecidos
Redação SRZD

Foto: Reprodução de TVO Japão foi atingido por um forte terremoto nesta sexta-feira e o tremor de magnitude 8,9 na costa nordeste do país deixou ao menos 300 mortos e provocou um tsunami que ameaça outros países da costa do Oceano Pacífico, conforme informou o Serviço Geológico dos EUA. O terremoto, que aconteceu às 14h46 (hora local) foi o pior registrado no Japão em 140 anos, segundo a agência americana e o 7º pior da história.

Os abalos provocam um tsunami que chegou até áreas da cidade de Sendai e imagens de TV mostram a água arrastando carros e caminhões. Depois do tremor avisos de tsunami com ondas de até seis metros foram emitidos em todo o país. O Centro de Alerta de Tsnumanis do Pacífico também entrou em ação enviando alertas para vários países, já que existe possibilidade de ondas de até dez metros atingirem outros locais.

- Vídeo: veja onda arrastando tudo pela frente

Logo depois do terremoto, ondas atingiram as Filipinas, conforme informou o sismólogo chefe do país. Além dela, Indonésia também sofreu com as ondas, mas não houve danos e o governo levantou o alerta, assim como a ilha de Guam, território americano do Pacífico. Nas ilhas Midway as ondas chegaram a 1,5 metro, segundo o centro. As ondas já chegaram ao Havaí também, mas a estação que faz o monitoramento afirmou que era impossível determinar a altura delas.

Mortes podem chegar a 300

Segundo a polícia da província de Miyagi, entre 200 e 300 corpos foram encontrados na região costeira de Sendai, todas vítimas do tsunami. O embaixador do Brasil no Japão informou que não há notícias de brasileiros entre as vítimas. Segundo ele, cerca de 17 mil brasileiros moram na região próxima ao epicentro, que aconteceu no Oceano Pacífico a 130 Km da península de Ojika, no Japão, e uma profundidade de 24 Km, considerada baixa.

Depois do terremoto, outros 52 fortes tremores de magnitude maior que 5 foram sentidos, segundo a agência americana. O governo japonês já emitiu alertas de réplicas.

Primeiro-ministro pede calma

Naoto Kan, primeiro-ministro japonês pediu calma à população, apenas de "grandes" os danos causados pelo abalo. Por causa dos tremores, incêndios foram registrados em pelo menos 80 lugares, conforme informou agências locais.

Em Tóquio, grandes prédios foram sacudidos e o governo pede para que as pessoas que moram nos arredores da capital deixem suas casas em direção ao centro da cidade. As linhas telefônicas ficaram abaladas, o trem-bala da capital e os dois principais aeroportos foram fechados temporariamente e o transporte coletivo entrou em colapso.

- Embaixador diz que não há informações de brasileiros entre as vítimas

- Usina nuclear está em estado de emergência após terremoto no Japão

- Terremoto no Japão deixa Chile e Equador em alerta para Tsunami

- Google lança serviço que ajuda a localizar vítimas do terremoto no Japão

- Primeiras ondas chegam ao Havaí


Veja mais sobre:Terremoto no Japão

Comentários
  • Avatar
    23/05/2011 15:26:54SusaninhaAnônimo

    Nossa ... Imagina o sofrimento que as mães que perderam os seus filhos estão ... Os homens qe perderam sua familia, e pessoas que nao tem onde morar!! :/

  • Avatar
    26/04/2011 19:52:32LuanaAnônimo

    gente, pra deixar bem claro, eu disse ótima a matéria. pois está completa. mas essa catástrofre é realmente muito chocante e triste.

  • Avatar
    26/04/2011 19:45:09LuanaAnônimo

    ótimo!

  • Avatar
    21/04/2011 10:36:06juliana oliveira da silvaAnônimo

    Meus Pensames A todos q faleceram unica coisa a fazer é orar e pedir A Deus q isso não se repita ...

  • Avatar
    14/04/2011 11:41:29RapinaAnônimo

    se você procurar nas cartas do jogo de RPG, vai encontrar registros que nos avisam sobre esses fatos antes mesmo de acontecer. Desde o atetado de11 de setembro até hoge . se quiser saber a verdade fale comigo

  • Avatar
    04/04/2011 12:00:00marcio de manausAnônimo

    estamos torcendo para q Deus ilumine a sabedoria dos homens para q eles possam fechar a quela abertura na usina nuclear pois ai seria o fim da humanidade

  • Avatar
    01/04/2011 12:45:18talitaAnônimo

    oi amei tudo isso pois é super verdade e a verdade é que nimguem esperava isso deve ter sido assim nossa aguaaa

  • Avatar
    31/03/2011 21:01:09dayaraAnônimo

    nossa esse tsunami é realmente muiiiiiiiiiiiiito chocante eu tenho até medo sabe mas... eu tenho certesa que tudo isso vai passar e todos eles vão ficar bem como eram antes so é ter fé em DEUS bjos

  • Avatar
    21/03/2011 10:44:08Marcio AmimAnônimo

    "O PRINCIPIO DAS DORES" muitos procuram explicações p/ esses acontecimentos com base na ciencia e etc... mas se esqueceram q esses acontecimetos ja estavam previstos e tb escritos.sim isso mesmo,sabem onde? na bíblia em diversas passagens c/ nos evangelhos de isaias,mateus,marcos e ainda em apocalipse.E sendo assim muitos se esqueceram disso e recorrem a outros livros e a auto conhecimentos,p/ tentarem explicar algua coisa,mas ñ explicam nada pq o homem é limitado.E pq tudo isso é palavra de DEUS e homem nenhum pode desvendar os misterios e os propositos de DEUS, pq tudo é permissão e p/ a glória de DEUS. "E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu. LUCAS 21.11" "Do SENHOR dos Exércitos serás visitada com trovões, e com terremotos, e grande ruído com tufão de vento, e tempestade, e labareda de fogo consumidor. ISAIAS 29.6 "E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva." APOCALIPSE 11.19 Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores. MARCOS 13.8 6 E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. 7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. 8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores.mat24.6-8.O homem ñ pode se queixar de q ñ sabia disso.PQ JA FOI INFORMADO E ALERTADO JA A MUITO TEMPO SÓ Q FALTA NA POPULAÇÃO É SE INTEIRAR MAIS DA PALAVRA DE DEUS. FORÇA A TODOS Q FORAM ASSOLADOS E Q DEUS DE O LIVRAMENTO A TODOS Q AINDA Ñ FORAM ASSOLADOS. SE ENTREGUEM A JESUS EM QUANTO A TEMPO, ÓH MUNDO INCREDULO!!!! Q JESUS VENHA ABENÇOAR

  • Avatar
    14/03/2011 16:09:14sandraAnônimo

    gnt desculpa pelo meu ultimo post, nao é verdade esse negocio de dia 11

  • Avatar
    14/03/2011 16:07:38Nossa que horrorAnônimo

    Que horror!Acredito que são 88mil pq o japao tem uns 3 milhoes de habitantes?

  • Avatar
    14/03/2011 12:27:00sandraAnônimo

    gente preste atenção muita atenção todas as catastrofes ta acontecendo no dia 11 olhe e pesqse sob a haarp o centro de concentração do usa a fema bjo e q deus tenha piedade de nós e da ganancia do homem de qrer ser o numero 1

  • Avatar
    14/03/2011 00:21:16elicleyton roberti monteiroAnônimo

    o ser humano busca a sua destruiçao pois tanto tempo destruindo a naturesa agora ela esta cobrando o a destruiçao que o homem fes digo sem mais obrigado

  • Avatar
    13/03/2011 13:04:05eleusa santiagoAnônimo

    eu estou muito chocada com a trágedia.chorei fiquei com trauma, mas confio em deus e jesus estar voltando para levar so os deles. ñ conheço ninguém do japão mas abalou o mundo.fique com deus

  • Avatar
    12/03/2011 21:13:36SONIA SUELI OKADAAnônimo

    OLHA EU PEDI A LISTA NO COMENTARIO ANTERIOR;E QUE NAO SEI ONDE ESTA MINHA IRMA NAO SEI QUE CIDADE;POR ISSO PEÇO INFORMAÇAO SOBRE mARCIA oKADA DE cARVALHO;aIRTOM cARVALHO(esposo dela)HENRIQUE OKADA DE CARVALHO;GABRIEL OKADA DE CARVALHO E GUILHERME OKADA DE CARVALHO;OS 3 SAO FILHOS DELA ANTES ELES ESTAVAM EM FUKUI;MAS DEOPOIS PERDI CONTATO OBRIGADA

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.