SRZD


06/02/2008 22h15

Presidente da Liesa avalia carnaval 2008
Isaac Ismar

Para o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa), Jorge Castanheira, os enredos precisam começar a ser repensados. Segundo ele, a falta de sambas que contagiassem o público, e a chuva, prejudicaram o desempenho das escolas neste ano. Algumas tiveram dificuldade de contar seus enredos na avenida.

“Aquele bebê (da Viradouro) era de um realismo fantástico, mas e o resto do carro? Só tinha bonequinhas. E as outras escolas que gastaram uma fortuna em carro alegórico? Qual foi o significado da comissão de frente? Daqueles caras atirando?”, comentou Castanheira. “Uma coisa que funcionou no desfile da escola foram as rosas se abrindo (em homenagem ao cartola). Foi emocionante! (O carro da pista de esqui) foi inovador. As pessoas vão se lembrar dele (Paulo Barros, carnavalesco da Viradouro), mas os enredos têm que começar a ser repensados. A Grande Rio teve dificuldade de compor um bom samba para o enredo. Afinal, falar de gás não é fácil. Mas mesmo assim, conseguiu se superar, tanto que chegou em terceiro.”

O presidente da liga disse que vai se pronunciar em detalhes quando as justificativas dos jurados forem divulgadas, daqui a cerca de 20 dias, mas acreditava que a Mocidade não deveria ter ficado fora do desfile das campeãs. “Tem que olhar as justificativas para saber por que os jurados tiraram ponto da escola, principalmente em alegorias”, destacou, lembrando o caso do Salgueiro, que no ano passado foi prejudicado por não voltar nas campeãs, embora tenha feito um belo desfile.

Sobre a Mangueira, ele afirmou que a escola sofreu com as crises, o que se refletiu na avenida, apresentando fantasias que não estava à sua altura.

A Portela foi um destaque positivo. “Ela se superou. Quem entrava no barracão da Portela há um tempo atrás, não acreditava na escola. Mas a determinação e a garra superaram isso”, disse ele dando os parabéns ao trabalho de Nilo Figueiredo, presidente da escola. “Nenhum samba contagiou o público, mas a chuva também atrapalhou. Portela e Mangueira desfilaram debaixo de forte chuva. Mas ainda assim, a única escola ovacionada pelo público foi a Portela, na Apoteose.”

A chuva prejudicou as escolas que desfilaram debaixo d’água na primeira noite, mas também afetou as alegorias do segundo dia, que haviam passado a noite anterior na rua, também tomando chuva.

O presidente da Liesa ressaltou ainda a dinâmica do carnaval do Rio. “A cada ano as coisas mudam muito. Um exemplo disso foi a comissão de frente da Imperatriz. A escola mudou o coreógrafo e a comissão de frente sentiu isso. Este ano a comissão de frente da escola não foi bem”, comentou.

Segundo ele, a questão financeira não teria feito tanta diferença neste carnaval. “As duas escolas que abriram os dois dias de desfile (São Clemente no domingo, rebaixada, e Mocidade na segunda, oitava), contaram com R$ 2 milhões da prefeitura de patrocínio. O dinheiro não foi preponderante.”

Outro caso que comprovaria a tese foi o da Vila Isabel, que teve patrocínio do governo federal. “Samba-enredo é 50% do desfile, mas a Vila não foi ajudada pelo seu samba, que deixou a deseja, apesar de a escola ter levado belas alegorias e fantasias”, avaliou.

Mesmo tendo conquistado o título, a Beija-flor perdeu pontos inesperados, segundo Castanheira, em fantasia. “Será que merecia? Isso tudo tem que ser analisado”, comentou. O presidente da Liesa ainda elogiou o trabalho de Alexandre Louzada, um dos carnavalescos da Beija-flor. “Ele está numa fase fantástica e conta com uma equipe e um barracão fantásticos. Quando vi as fantasias da Beija-flor, disse que pareciam fantasias de composição de carro-alegórico, de tão luxuosas. E contavam o enredo.”

Apesar da vantagem folgada no primeiro lugar, Castanheira destacou ainda a disputa acirrada pelas demais posições, principalmente para definir a última e as escolas que entrariam ou não no desfile das campeãs. “Tenho certeza que a Globo colocou câmeras em praticamente todas as quadras”, afirmou.


Comentários
  • Avatar
    13/02/2008 14:52:33BozoAnônimo

    E meus parabéns ao Império Serrano, q volta ao lugar de onde nunca deveria ter saído. E minha tristeza pela Mangueira, q jamais deve ocupar o 10 lugar... Parabéns a Liesa

  • Avatar
    13/02/2008 14:50:20BozoAnônimo

    Patéticas algumas declarações, nego vir dizer q a Beija-Flor teria passado a Portela ? E a década de 70, nossos títulos roubados ? E 81 ? E 95 ? Com td respeito a Mocidade, escola q concordo, deveria estar nas campeãs, dize

  • Avatar
    12/02/2008 05:20:03RenataAnônimo

    Tadinha da Mangueira... Até São

  • Avatar
    11/02/2008 22:47:22Eduardo SPMembro SRZD desde 08/08/2009

    Nunca vi um desfile tao belo como o da Portela, merecia o 1º lugar com certeza. A BF foi fantástica e perdeu notas em enredo, que realmente era ruim. Minha maior indignação é com a correria no final do desfile da GR-o que foi aqu

  • Avatar
    11/02/2008 03:55:57CRIS A MANGUEIRENSEAnônimo

    Acho que o Jorge não viu os desfiles...a Mangueira foi a única que levantou o público em baixo de chuva. Abre o olho Jorge! E principalmente tome providências urgentes pois a Mangueira como sempre sofrendo perseguições!

  • Avatar
    10/02/2008 10:21:03MateusAnônimo

    Não é por nada não. Mas esses comentários. Oh!!!tudo é roubado Oh!!! O Anísio comprou mais uma vez. OH!!! É tudo combinado. Numa boa! Já está enchendo saco. As pessoas não sabem fazer uma análise crítica e só falam

  • Avatar
    08/02/2008 02:37:23nano santannaAnônimo

    Quem é Jorge Castanheira, nunca ouvi falar do seu nome no mundo do samba, foi plantado por quem, e ainda faz um comentario absurdo sobre algumas escolas, por favor me digam quem é ele ou quem o plantou na LIESA,por que ele foi plantado,rrsrsrsrss

  • Avatar
    08/02/2008 02:33:52nano santannaAnônimo

    O que leva um j

  • Avatar
    08/02/2008 02:30:01nano santannaAnônimo

    Eu tenho 40 anos sou nasido e criado no samba, não sou sambeiro, sou mangueirense roxo, mais achei uma covardia o que fizeram com a PORTELA e com o SALGUEIRO,a beija flor d

  • Avatar
    08/02/2008 00:22:02PortelenseMembro SRZD desde 10/01/2010

    Muito coerente e satifatorio o depoimento de Castanheira. Eu vi a PORTELA ser OVACIONADA! E como ele fris

  • Avatar
    07/02/2008 21:14:42Rodrigo continuando...Anônimo

    ñ desmerecendo o salgueiro q fez o segundo melhor desfile de domingo, mas porra o vice não ser da PORTELA foi mta putaria!!!! Tiraria a grande rio fácil da camepãs, e colocaria a mocidade,

  • Avatar
    07/02/2008 21:11:32RodrigoAnônimo

    Caros amigos, Estou feliz mas ao mesmo tempo puto da vida com esse resultado; Porra a Beija globo, fez um bom desfile e tals, mas o resultado naum deveria ser tão desigual, foi COVARDIA! dar 9,2 para a har

  • Avatar
    07/02/2008 17:21:39Vila VintémAnônimo

    Fora Globo Rio(Grande Rio), Fora BBBeija-Flor(Anísio) e Portelinha......Aproveitem pq isso tudo é fase...Sai pragas ruins...

  • Avatar
    07/02/2008 16:45:12Maria de SouzaMembro SRZD desde 24/01/2010

    qto maior a subida maior será a queda. foi assim c/ a portela e será c/ a "deusa". o narigudo naum vai durar pra sempre e nem o macumbeiro. vlw.

  • Avatar
    07/02/2008 16:17:58julio cezarMembro SRZD desde 30/10/2009

    A DEUSA DA PASSARELA SOBRA O RESTO É BLA BLA BLA SE NÃO FOSSE AS GARFADAS NA DECADA DE 80 E 90 , JÁ TINHA ULTRAPASSADO A PORTELA EM NUMEROS DE TITULOS!

Comentar