SRZD


21/01/2008 01h19

Grande Rio passa bem e Unidos da Tijuca arrasa na Sapucaí
Isaac Ismar

Em uma noite de dois bons ensaios técnicos e Sapucaí com 25 mil pessoas, Grande Rio e Unidos da Tijuca não decepcionaram. A tricolor de Caxias foi a primeira a entrar na Avenida, por volta das 20h. Com um contingente numeroso, a agremiação conseguiu empolgar o público. O samba-enredo “Do verde de Coarí, vem meu gás, Sapucaí!” foi bem cantado pelos componentes. A evolução e a harmonia não comprometeram. Desta vez, havia mais espaços dentro das alas, o que permitiu mais liberdade para os componentes brincarem na Avenida. E a bateria, uma das mais bem premiadas do Grupo Especial, manteve a cadência até o final, em mais uma bela exibição dos ritmistas de mestre Odilon.

A comissão de frente, coreografada por Renato Vieira, apresentou a coreografia oficial. O público vibrou com a exibição entrosada dos rapazes, que tinham nos braços um adereço em forma de asa, já que o grupo representará os “Anjos da Criação” no enredo. Sidclei e Squel, primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, vestiam a fantasia do último carnaval. A dupla garante que está pronta para o dia do espetáculo.

- O andamento da comissão de frente com o nosso está perfeito, depois de muitos ensaios. Ensaiar fantasiado também ajuda a sentir o ritmo. Hoje foi muito legal, me agradou. Tudo que ensaiamos saiu como o combinado – comemorou Sidclei.

Um tripé trazia o símbolo da escola ainda no início do treino. O promoter da agremiação, David Brazil, fez muito sucesso ao acenar para o público do alto da alegoria. À frente dele, uma nêga maluca que carregava por todos os cantos da Avenida um fogão e botijão de gás também divertiu.

Era possível ouvir o carro de som em todas as alas da escola, o que não aconteceu da vez passada. De acordo com o presidente Hélio de Oliveira, isso ajudou no desempenho da agremiação.

- O ensaio foi excelente, o que já era esperado. Não só as alas de comunidade, como todos os componentes cantaram. A harmonia deu conta do recado. Temos mais um ensaio lá em Caxias para nos prepararmos para o carnaval – afirmou o dirigente.

Nos locais onde estarão os carros alegóricos no dia do desfile oficial, a escola optou por delimita-los com tripés e numeração das alegorias. No canto da pista os diretores de harmonia estavam atentos ao canto e evolução dos sambistas.

Mais uma vez, a bateria fez bem o seu papel. O ritmo cadenciado da ala com o andamento perfeito do intérprete Wander Pires colaboraram para o crescimento do samba-enredo desde a sua escolha, em outubro. As paradinhas, tão aguardadas para o carnaval, podem não acontecer na Grande Rio. Mestre Odilon ainda não está decidido se apresentará bossas este ano.

A Grande Rio será a quinta agremiação a desfilar na segunda-feira de folia.

Tijuca ignora a chuva e faz um dos melhores ensaios técnicos da temporada

Nem a chuva que caiu do início ao fim do treino tijucano tirou o ânimo dos componentes da escola. Em seu segundo e último treino na Sapucaí antes do carnaval, a Azul e Amarela mostrou garra e organização. O destaque, mais uma vez, ficou por conta dos sambistas da agremiação. A comissão de frente, o casal de mestre-sala e bandeira, o samba e a bateria também merecem destaque.

Antes de iniciar o treino, o intérprete Wantuir pediu uma prece para um Rio de Janeiro de mais paz, na data em que foi comemorado o dia do santo padroeiro da cidade, São Sebastião. Quando a chuva começava a aumentar, a comissão de frente iniciou a sua evolução. Sincronizados e com vários movimentos ágeis, os bailarinos encantaram o público. O grupo é coreografado por Rodrigo Negri e Priscila Mota, ambos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que mantêm em sigilo a representação da abertura do desfile da agremiação.

Uma falha no carro de som, por alguns instantes, não atrapalhou o canto dos componentes que já chegavam perto da metade da pista. A evolução e a harmonia também ajudaram a Unidos da Tijuca a apresentar um dos melhores ensaios técnicos desta temporada. A mais simpática ala da escola, cujos integrantes representarão uma coleção de ursos de pelúcia no enredo “vou juntando o que eu quiser, minha mania vale ouro. Sou Tijuca, trago a arte colecionando tesouro”, voltaram a levar bexigas coloridas para a Sapucaí. Mas desta vez também brincaram com verdadeiros ursinhos de pelúcia.

As baianas estavam vestidas de branco e traziam rosas da mesma cor. Uma homenagem a São Sebastião, conforme contou uma delas. A bateria comandada por Mestre Casagrande não pareceu ter problemas com a chuva. Com algumas paradinhas, os ritmistas da escola do Morro do Borel fizeram um show à parte. Simpática, a rainha de bateria Adriane Galisteu beijou e abraçou crianças. Ela vestia short, camiseta e botas. Tudo preto.

Um dos casais de mestre-sala e porta-bandeira mais aguardados na Avenida, Bira e Lucinha Nobre passaram segurança e simpatia em uma ótima apresentação para a terceira cabine de jurados. Próxima da bateria, a dupla optou por desfilar sem fantasia. O mestre-sala evoluiu sem sapatos e sem medo de escorregar no chão molhado da Marquês de Sapucaí.

A Unidos da Tijuca será a segunda a desfilar no segundo dia de espetáculos do Grupo Especial.


Comentários
  • Avatar
    22/01/2008 13:25:16JrAnônimo

    Como diz o nosso samba de quadra "TIJUCA FAZ ESSE MEU SONHO ACONTECER DESFILA TEU CANTO DE AMOR E LUTA CHEGOU A NOSSA HORA DE VENCER"

  • Avatar
    22/01/2008 12:31:36binhoAnônimo

    a tijuca deu showwwwwwwwwwwww

  • Avatar
    22/01/2008 12:04:26LeonardoMembro SRZD desde 09/04/2009

    Eu estou com o ricardo! Apesar de torcer para a viradouro, ví muita vibração na Tijuca, muita garra, e sou apaixonado pela cadenci

  • Avatar
    22/01/2008 11:42:52RICARDOAnônimo

    ASSISTI AO ENSAIO TÉCNICO DA TIJUCA E DA VIRADOURO E ACHO QUE AS DUAS FORAM MUITO BEM

  • Avatar
    22/01/2008 11:02:56Sr.kabaralAnônimo

    Vam

  • Avatar
    22/01/2008 10:51:27Sr.kabaralAnônimo

    A tijuca não ganhou 2003...2004 vai ganhar agora pq? eu tb não sei como ela conseguiu vm nas campeãs de 2007:...com um avião todo torto>>.a escola muito feia :,..carros quadrados// o pes

  • Avatar
    22/01/2008 10:43:31Sr.kabaralAnônimo

    Sou mocidade.. tb torço um poukinho pra Grande rio//em toda apuração..:minha familia e eu brincamos de jurados ..e ness ano . colokei a Grande rio como campeÃ

  • Avatar
    22/01/2008 10:39:34EduAnônimo

    Agora é impressionante como alguns editorias de cobertura carnavalesca enaltecem certas escolas que tiveram um ensaio fraco e outras que tiveram um ensaio até melhor, tem o ensaio dito como razoável, pregando-se apenas as falhas.

  • Avatar
    22/01/2008 10:36:44EduAnônimo

    O ensaio da Tijuca foi muito bom novamente com destaque ao casal de MS e PB, o Wantuir que está cantando muito e a bateria. Agora o ensaio da Grande Rio foi fraco mais uma vez. O pessoal se arrastava e muitos ñ cantavam o samba. Na arq

  • Avatar
    22/01/2008 10:36:16LeonardoMembro SRZD desde 09/04/2009

    Aliás, não há rivalidades no samba! Não há espaço para isso! Enfim, o comentário do menino de ramos foi o mais sutíl, e mesmo sem concordar com tudo que por ele foi dito achei um dos mais brilhantes deste tópico!

  • Avatar
    22/01/2008 10:34:23LeonardoMembro SRZD desde 09/04/2009

    Acho que mais importante que o estilo é a arte! Cada escola tem um modo de cativar quem ama o samba, O legal é vc entender a mensagem que lhe é passada, independentemente se é do max, da rosa ou do paulo barros, o tÃ

  • Avatar
    22/01/2008 10:28:35LeonardoMembro SRZD desde 09/04/2009

    Basta analisarmos os carnavais de 2005, quando um dos carros bateu na grade do setor 1 e ficou desequilibrado, e a escola perdeu por 1 décimo! e de 2006, quando ninguém, absolutamente ningu

  • Avatar
    22/01/2008 10:24:03LeonardoMembro SRZD desde 09/04/2009

    O menino de ramos falou uma coisa que eu penso mas nunca tinha conseguido verbalizar, parece-me que a tijuca incorporou este estilo pós-moderno e mais barato (do ponto de vista financeiro) de carnaval do que a vi

  • Avatar
    22/01/2008 10:07:42menino de ramosAnônimo

    o problema é que a viradouro agora vem da mesma forma. e não precisava diss

  • Avatar
    22/01/2008 10:03:38menino de ramosAnônimo

    tambem não gosto do carnaval ala paulo barros, mais tenho que respeitar o resultado e isso a tijuca vem conseguindo. acho que apesar de ir bem jamais vai venc

Comentar