SRZD


20/01/2008 14h00

Nova Iguaçu vence a Summer Cup
Redação SRZD

O Nova Iguaçu venceu a seleção nacional da Nicarágua (163ª do ranking da Fifa) nesta sexta-feira (18) por 2 a 0 e se sagrou campeão da I Summer Cup. A competição internacional envolveu ainda Huracan Buceo, da segunda divisão uruguaia e o Floy, da terceira divisão norueguesa. A competição foi integralmente disputada no estádio Mourão Filho, na Rua Bariri, em Olaria.

Com três vitórias em três jogos, 100% de aproveitamento, a equipe comandada por Edson Souza fez o que dela se esperava e não teve dificuldades para superar os adversários, de nível técnico bastante inferior. No entanto, a competição serviu de preparação da equipe laranja para a Copa Rio e para a segunda divisão estadual de 2008.

Souza dirigiu o Mesquita na segundona de 2007 graças a um convênio entre Nova Iguaçu e o tubarão da Baixada. A equipe alvinegra era totalmente formada por jogadores do clube da cidade vizinha. Encerrada a parceria, o clube emprestou alguns jogadores e o treinador recorreu às divisões de base do clube. O treinador valorizou a conquista de sua equipe: ?É importante jogar contra equipes de diferentes escolas de futebol. Os uruguaios (Huracán) jogam mais duro, são catimbeiros. Já os noruegueses (Floy) exploram muito bem as bolas aéreas, fazem muitos lançamentos. Assim, nossa equipe aprende a se comportar em cada tipo de situação e isso é maturidade?, explicou o treinador.

Quanto aos jogadores emprestados para outros clubes, Edson não se mostrou decepcionado com a saída de jogadores com quem contava: ?É normal e o Nova Iguaçu tem boas categorias de base. Terminei este jogo (Nova Iguaçu 2x0 Nicarágua) com seis jogadores de 17 anos e eles estão se saindo muito bem. São juvenis?, afirmou.

O objetivo dos organizadores é realizar a competição paralelamente à Copa Peregrino, até 2014, ano em que o Brasil receberá a Copa do Mundo. ? Nosso objetivo será sempre o de estreitar os laços entre os clubes destes países e preparar as equipes para a temporada que está prestes a se iniciar?, afirma Leonardo Sciammarella, brasileiro que exerce a função de manager da Intersports, empresa que controla o Huracán Buceo.

Mauricio Cruz, técnico da seleção da Nicarágua, que se prepara para a primeira rodada das eliminatórias da Concacaf para a Copa da África do Sul, em 2010, aprova a iniciativa:?Estamos aqui nos preparando para as eliminatórias. Enfrentaremos a seleção das Antilhas Holandesas e é importante jogarmos contra diferentes equipes. No Brasil, além de disputarmos a Summer Cup, estamos disputando amistosos e acertando detalhes que serão fundamentais para que avancemos para a segunda fase da Concacaf. O futebol nicaragüense é muito carente e os jogadores não vivem do esporte, o que dificulta este intercâmbio, não há experiência internacional?, desabafou o treinador da seleção centro americana. A delegação permancerá no país até 4 de fevereiro e está hospedada do centro de treinamentos do Tigres., em Xerém.

A campanha do Nova Iguaçu- Campeão

14/01 ? Nova Iguaçu 2x0 Huracán Buceo (Uruguai)

16/01 ? Nova Iguaçu 2x0 Floy (Noruega)

18/01 ? Nova Iguaçu 2x0 Nicarágua

Elenco da campanha:

Goleiros: Edmilson e Marcos
Laterais direito: Paulo Henrique e Felipe
Zagueiros: Leonardo, Ajala, Naylhor e Arthur
Meias: Rafael, Jefferson e Diego
Volantes: Éderson, Marcos Vinícius e Luiz
Atacantes: Capixaba, Evandro, e Zambi.


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.