SRZD


04/01/2011 09h39

Aposentados que recebem mais que o mínimo vão ter aumento maior
Redação SRZD

Uma portaria publicada nesta última segunda-feira pelo "Diário Oficial da União" mostra que os aposentados que ganham mais de um salário mínimo vão receber um índice de aumento maior do que os que recebem apenas o piso: 6,41% a partir de janeiro. Quem ganha apenas o salário mínimo vai ter reajuste de 5,88%, o mesmo índice de correção salarial que elevou o valor para R$ 540, de acordo com uma das últimas Medidas Provisórias (MP) editadas pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de transmitir o poder.

A taxa de inflação usada como base pela Previdência Social para a concessão do aumento, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), teve pesos diferentes: o reajuste para os que recebem além do mínimo considerou a previsão para o último mês do ano, enquanto para os que recebem apenas o piso, o resultado do INPC considerado foi o de julho, mesma época em que o projeto de lei orçamentária foi encaminhado ao Congresso.

Apesar da alta dos preços ter registrado uma aceleração no final de 2010, os índices diferenciados de reajuste foram mantidos. O ministro recém-empossado da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, não quis comentar a disparidade, alegando que não estava no cargo quando o Governo Federal confirmou o aumento.


Veja mais sobre:Previdência Social

Comentários
  • Avatar
    09/01/2012 13:31:10Marise DanielyAnônimo

    Na carteira de trabalho vai continuar descontando o mesmo valor que descontava antes??

  • Avatar
    08/01/2012 17:27:53JOSÉ NILTON ROCHAAnônimo

    Sou aposentado pór tempo de serviço desde 1997 e as perdas são enormes. Quereo saber se agora em 2012 vou ter reaguste salarial ou vou ficar a ver navios? As contas não esperam e aumentam o valor e alemé do mais a minha idade já nmão é a mesma. Como vou ficar?

  • Avatar
    03/10/2011 19:27:44leoniAnônimo

    Viu como são "falsos"!!!! Já sabiam que a inflação seria de 6,47 %(se é que é "só isso") e saíram com essa"pataquada"!!!! E tem "idiota" que publica uma asneira dessas!!!!

  • Avatar
    23/09/2011 17:54:11MARCOS MODAAnônimo

    Boa tarde.pelo menos 16% teria que ser o nossos reajuste este mes, Meu salario esta defasadíssimo. Para quem pagou oito e meio;hoje recebo três salários. Isso é uma vergonha.

  • Avatar
    14/07/2011 10:44:56Lucinea MariaAnônimo

    Sinceramente? eu fico inojada com os politicos do nosso país."o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre" se eu fosse eles me envergonharia.

  • Avatar
    10/02/2011 10:22:25Maria Nazareth da SilvaAnônimo

    NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOssa!!!!!! !!!!!!!!!! Quase igual.................... Parlamentares 61,83%-Presidente 133,96%-Vice e Ministros 148,63%. Isso é o que eu chamo de governo; não é à toa que é PT!!!!!.Eu tenho nojo!!!!, o meu País está fedendo com essa podridão.Pergunto: abuso de poder não é Crime?

  • Avatar
    08/02/2011 15:59:05Luiz Roberto RibeiroAnônimo

    Recebi a aposentadoria de janeiro em 03/02/2011 com aumento de sòmente 3%, porque?????? Se estão falando ou foi decretado 6,41%. Gostaria que me respondessem. Obrigado.

  • Avatar
    07/02/2011 16:13:06Joana D´ArcAnônimo

    Gostaria de saber porque o reajuste de aposentadoria de minha mãe foi de apenas, 5,39%?

  • Avatar
    24/01/2011 10:53:31marcos pessinAnônimo

    bons ventos - alguem do governo quer propor aumento, se igular a inflacao mais 0,5 ja esta de bom tamano

  • Avatar
    22/01/2011 00:43:48jose ademar teschAnônimo

    e voces vão acabar com a pobresa mesmo com esta migalha de aumento dos aposentado. vão morrer tudo de fome sim isto e uma vergonha eu queria trocar minha aposentadoria pela diaria do parlamentares.

  • Avatar
    08/01/2011 14:51:13avelino comimAnônimo

    Acho muito importante que o governo se preocupe um pouco mais com os que recebem mais que o salário mínimo, pois o nosso poder aquisitivo vem sendo deteriorado pelas copnstantes perdas que obtivemo ao longo dos últimos anos, quando o mínimo aumentou bem acima da média, não quero dizer com isso que o mínimo não possa aumentar, bem pelo contrário, tem que aumentar muito, só que proprorcioanal às outras aposentadorias. Obs: por favor nos devolvam tudo aquilo que nos foi levado, precisamos muito desses valore que nos pertencem. Um grande abraço...

  • Avatar
    07/01/2011 23:15:45Zeferino PedraAnônimo

    Meu comentário, e que mesmo sendo o reaujuste pouco em virtude de + de14 anos,acontecendo esses aumentos difericiados + ja e um bom começo c a nossa Presidente; o que precisa acontecer mesmo e, acabar c esse tal fator previdenciário,e muito injusto dar aumento diferente; porque quem ganha + e porque contribui +

  • Avatar
    07/01/2011 09:57:49Zeferino RibeiroAnônimo

    bom dia o meu comentario é que voces disem que querem acabar com a pobresa. com com esa migalha de salario que voces querem conceder nese jeito nunca que voces vão acabar com a pobresa porque os asalariado ja são trabalhador pobre que vivem dese salario minguado e que ja são pobre vão ficar mais pobre ainda com ese salario. o porque que quando voces reajustão o salario de voces na calada da noite é vapte vupte esta aprovado e quando é para conceder um reajuste para o trabalhador e aposantados voces fasem reunião e reunião .reunião e não chegam um bom senso ok. voces fasem coisas oculta mas não esquesam que existe um DEUS que ve tudo e ele vai reprovar tudo o que voces fasem as ocultas.se é que voces são algum homem temente a DEUS

  • Avatar
    06/01/2011 12:08:50Zeferino RibeiroAnônimo

    primairamente bom dia.o meu protesto é sobre o salario minimo eu acho uma vergonha nacional de voces concederem um salario de 540.00 e uma falta de consideração com os trabalhadores do nosso brasil que é grande em instensão que poderia pagar um salario de 1000.00 por mez .fasa aconta descontando o inss luz agua e telefone gaz vetuario os estudos de nossas criansas iso não contando com alguma familha que paga aluguel.some tudo e veja o que sobra para o trabalhador isso que eu fico triste sendo que voces concedem um salario para voces de 26.000.00 tudo livre das despesas de voces até quando vão dando esa migalha de salario na verdade voces estão dando oque voces recadam com nossos inpóstos é isso ai o meu protesto fico mais triste ainda quando aquele ministro diz se for lansado um salario maior do que 540.00 o governo véta sera que os nóssos vótos não vale nada para voces fica a minha pergunta e meu protesto

  • Avatar
    06/01/2011 10:35:10Luiz Alberto FerreiraAnônimo

    Pessoal o negócio é o seguinte Aposentados neste País é uma pedra no sapato dos politicos, será que eles nunca vão ficar velhos ou se aposentar, queria ver se são capazes de sobreviver com o salário que nós recebemos, trabalhamos a vida toda e somos desprezados agora.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.