SRZD


04/11/2010 09h15

Caso Tiririca: teste de alfabetização é marcado para o dia 11
Redação SRZD

O Tribunal Regional Eleitoral paulista (TRE-SP) marcou para o dia 11 de novembro o teste de alfabetização do deputado federal eleito e humorista Tiririca (PR). O exame será realizado à portas fechadas no Fórum João Mendes, no Centro da capital paulista. É o terceiro prazo ao qual Tiririca, que recebeu 1,3 milhão de votos no primeiro turno, se submete. Além disso, o parlamentar eleito terá o direito de se recusar a fazer o teste.

Ele responde a processo na Justiça Eleitoral sob acusação de falsificar o documento de alfabetizado. No decorrer do caso, o próprio já admitiu que fez a redação com auxílio da mulher. Além disso, os advogados de Tiririca encaminharam na defesa laudos médicos que indicam uma deficiência. De acordo com o documento, o problema impede que o deputado eleito escreva com firmeza, embora vídeos o mostrem oferecendo autógrafos sem dificuldade aparente.

Durante a campanha, um dos bordões usados pelo humorista era "Vote no Tiririca, pior que tá não fica".

- Presidente Lula: "Tiririca é a cara da sociedade"


Veja mais sobre:Tiririca

Comentários
  • Avatar
    08/12/2010 16:25:49Francilda Pereira GomesAnônimo

    eu quero que tiririca fica

  • Avatar
    06/12/2010 19:15:39eliria das graças pereiraAnônimo

    eu sou uma cidadã que votei en tirica e voto de novo se precisar, o povo brasileiro quer tirica para deputado. o analfabeto pode votar por que ele não pode ser deputado! Sro juiz de essa chance para ele, eu tenha certeza que ele vai aprender

  • Avatar
    19/11/2010 20:39:06jose luiz alvesAnônimo

    gostaria de saber se os votos do tiririca vao para o lixo, se for o voto dos brasileiros e lixo nao valem nada

  • Avatar
    17/11/2010 20:11:09cristina mariaAnônimo

    deveriam colocar todos os deputados, p fazerem este teste. com certeza o resultado seria surpreendente.

  • Avatar
    17/11/2010 00:35:33toniAnônimo

    que palhaçada e essa quase dois meses para provar que sabe ler e escrever,vai terminar o mandato dele e ainda vai estar nessa novela sabe ler ou nao tenho ate que rir tem ate testemunha isso sim e piada boa kkkkk

  • Avatar
    13/11/2010 16:37:59CHUCHU VERDEAnônimo

    Corrigindo... Carlos Alberto Dias de Campos, o Lula já está em condições de ser seu professor de gramática, pois você é muito pior do que ele. Em quatro linhas de sua mensagem foram detectados erros grossseiros de gramática. Como pode um cara que não sabe escrever e nem se expressar, condenar outro que escreve e se expressa melhor que ele.

  • Avatar
    13/11/2010 14:34:58CHUCHU VERDEAnônimo

    Carlos Alberto Dias de Campos, o Lula já está em condições de ser seu professor de gramática, pois você é muito pior do que ele. Em quatro linhas de sua mensagem foram detectados erros muitos grossseiros de gramática. Como pode um cara que não sabe escrever e nem se expressar, condenar outro que escreve e se expressa melhor que ele. 09/11/2010 21:19:53 Gente, quem vai aplicar o teste de alfabetização ,será o Lulla, então que Tiririca não fique preocupado, vai passar , e o presidente ENEM aí prá isso, tá na África, lá ele é o "cara", aqui no Pindorama "móis" vai pagar o tal do CPMF, recriado com novo codi-nome , "nóis sofre ,mas nóis gosta!!".

  • Avatar
    11/11/2010 19:14:41dioneAnônimo

    acho que tiririca sabe ler mais como ele foi eleito com muito votos encomodou muitas gente pois uma pessoa que nunca foi politico e derepente com seu jeito de matudo supreende todos com tantos votos e assim mais ele vai vencer que Deus e pai e ira fazer um bom mandato

  • Avatar
    11/11/2010 18:27:45marli siebenAnônimo

    Pois é , Tiririca leu e escreveu, perante um desembargador , leu jornais com matérias do dia e escreveu um ditado sobre leis eleitorais. Agora quem estava torcendo para ele se ferrar novamente vão ter de engolir mais esta. Qualquer um em sã consciência deveria saber que para atuar e interagir com outros profissionais da televisão a pessoa deve ter , digamos, o mínimo de instrução para entender o script a ele destinado. E mais o Lula não está no Brasil, se ele deu alguma dica para o Tiririca foi por telepatia.

  • Avatar
    11/11/2010 08:32:15ultima esperançaAnônimo

    Ofereço R$ 50.000,00 para que a professora que esteja TENTANDO ensinar TIRIRICA a ler apareça. Deve trazer pelo menos um trechinho de alguma das aulas gravada no celular. Esta pode ser a ultima esperança de impedir que este senhor chegue a ocupar cargo publico, e o que eh mais grave, arraste com ele mais 5. Tenho vontade de assassinar as pessoas que votaram no dito cujo.

  • Avatar
    10/11/2010 00:26:45alexAnônimo

    cala deicha o cala axumir asfinal fois os puvo que o escolei heheheeh pior saos os caras letrados que a unica coisa que aprenderam foi roubar roubam ate o direito de escolha se o povo escolhei que se dane o resto afinal a constituiçao diz que o poder emana do Povo e Para o Povo.

  • Avatar
    09/11/2010 21:19:53carlos alberto dias de camposAnônimo

    Gente, quem vai aplicar o teste de alfabetização ,será o Lulla, então que Tiririca não fique preocupado, vai passar , e o presidente ENEM aí prá isso, tá na África, lá ele é o "cara", aqui no Pindorama "móis" vai pagar o tal do CPMF, recriado com novo codi-nome , "nóis sofre ,mas nóis gosta!!".

  • Avatar
    09/11/2010 14:59:43claytonAnônimo

    os candidatos devem cumprir a fraca lei eleitoral. se não for alfabetizado deve ser proibido de tomar posse. se falsificou documentação deve responder processo criminal. votação expressiva não significa nada frente ao crime e a lei. já houve votações expressivas para animais no nordeste, devem tomar posse também?

  • Avatar
    09/11/2010 14:45:44luciaAnônimo

    Acho um absurdo oque estao fazendo com tiririca ele merece assumir o que ele conquistou

  • Avatar
    09/11/2010 10:53:45DENIZE GUEDESAnônimo

    Essa história retrata com riqueza de detalhe a fragilidade politica de nosso país. Uma vez a todo mundo pode tudo. Não é valido, após uma votação expressiva, simplesmente falar que o candidato não possa ser empossado, visto que este é analfabeto. O correto ter uma regra que somente pessoas com um determinado grau de estudo possa concorrer a um cargo público, uma vez que lei diz apenas que tem ser alfabetizado, deveria se fazer esta comprovação no momento do registro da candidatura, mas como em nosso pais nao temos politica de prevenção somente aquela que enfatiza o problema, nao a sua causa... Podem acreditar que ele possivelmente perde o cargo e somos obrigados a conviver com Jose Dirceu, Antonio Palloci e tantos outros dos mensalinhos e mensalões.... É isso que teremos enquanto nao começarmos a tomar nossas proprias atitudes e buscar o conhecimento para executarmos nossas ações, pois é muito facil dizermos que politicos sao corruptos? é nós somos passivos e temos a mesma parcela de culpa por nosso país ser assim uma vez que somos nos quem os colocamos onde estes estão. DENIZE GUEDES - ASSISTENTE SOCIAL

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.