SRZD


09/09/2010 08h46

'O que este governo faz é violação dos direitos humanos', diz paciente
Gleriston Rodrigues e Laura Machado

As condições de precariedade na saúde de Maricá castigam especialmente os ostomizados, pacientes que foram submetidos ao procedimento cirúrgico que desconecta um  trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário, ou outro qualquer, e a abertura de um orifício externo, e o liga ao um tubo, que vivem na cidade. Apesar da legislação exigir que eles recebam um tratamento digno para sua enfermidade, como direito a um especialista, bem como aos equipamentos médicos, os doentes que vivem no município, além de sofrerem com a doença, são obrigados a ingressar com ações judiciais para tentar sobreviver.

"Na outra gestão da cidade eles até davam algum tipo de atendimento mal e porcamente, mas nesse governo eles nem se sensibilizam com a nossa condição. O que este governo faz é uma violação dos direitos humanos", desabafou o fundador e presidente da Associação de Ostomizados de Maricá, Spencer Ferreira, de 55 anos, ao SRZD.

"Já abrimos mais de 21 processos contra a Prefeitura. Na maioria dos casos conseguimos já vitória. No entanto, eles (administração municipal) não respeitam nem o que o juiz manda. No último mês, a justiça até determinou o sequestro dos valores nos cofres públicos", complementou. Segundo ele, Maricá tem cerca de 40 pessoas que sofrem com a condição, bem como deve ser o único município brasileiro com tantas ações.

Spencer destacou ainda que o dinheiro para o tratamento dos ostomizados é garantido pelo governo federal, por meio de uma verba vinda do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele ressaltou que depois da decisão da juíza Rosana Simen Rangel de Figueiredo Costa, que determinou o sequestro do dinheiro direto na conta da Prefeitura, a secretaria municipal de Saúde chegou a procurar a Associação e prometeu cumprir a lei e instalar um serviço de atenção para pessoa ostomizada.

"Acredito que essa promessa seja apenas eleitoral, pois até agora não vi ninguém se mexer para realmente fazer nada a respeito. A eleição está cada vez mais perto e a esposa do prefeito é candidata a deputada. A gente está procurando a imprensa, fazendo barulho, mostrando os problemas que enfrentamos", conclui.

Idoso sofre com descaso da Prefeitura

Um homem de 70 anos, morador de Itaipuaçu, Maricá, que por toda sua vida cumpriu seus deveres e pagou seus impostos, é uma das vítimas do descaso da Prefeitura. Além de sofrer com a doença, que destruiu seu abdômen, é abandonado pelos serviço público de saúde. Ele não tem sequer acesso a bolsas coletoras de fezes, bem como nunca foi atendido por um especialista para sua enfermidade, um estomaterapeuta.

O idoso é um dos que já conseguiram vitória judicial para ter seu tratamento, mas que ainda sofrem com o descaso do governo que não acata as decisões.

"Já temos vários casos em que a Prefeitura deve altos valores de multas pelo descumprimento das decisões. As multas determinadas pela Justiça são diárias, por isso tem casos que pacientes tem até mais de R$ 200 mil a receber da administração. Não é justo que esse dinheiro sai dos cofres públicos e que quem acaba pagando pelos erros seja o dinheiro dos impostos da população", finalizou o fundador da Associação de Ostomizados de Maricá ao SRZD.

A equipe do SRZD já denunciou as precariedades no sistema de saúde enfrentadas pela população em reportagem anterior "Após denúncias, Prefeitura de Maricá é investigada pelo Ministério Público". Até o momento, a Prefeitura não enviou nenhuma resposta a respeito.


Veja mais sobre:Saúde

Comentários
  • Avatar
    04/10/2010 12:45:48Sergio Eduardo MeksykAnônimo

    O Hospital Modesto Leal tem fama de ser um matadouro , minha mãe veio a falecer nele , naõ tem CTI ou UTI , doentes ficam jogados , existem varias denuncias mais o Ministerio Publico não age .

  • Avatar
    24/09/2010 10:14:04Ricardo Vieira FerreiraAnônimo

    O governo de Maricá é criminoso e destroi tudo que encontra pela frente. No entanto quando se trata de vidas humanas o caso se torna mais sério. A Polícia Federal já pegou 3 governadores e está tardando muito em agir na desgraçada Maricá entregue nas mãos de facínoras.

  • Avatar
    15/09/2010 22:40:46Martha LocksAnônimo

    Passamos do estado de tristeza, o povo está apático, pois está sofrendo de uma depressão profunda, vivemos neste País de esperança e atualmente a rica Maricá por sua beleza já não tem mais lágrimas, pois agora sangra, não só no hospital, mas por todo o Município. Por aqui a esperança passa distante. Estamos vivendo em um município abandonado. Maricá por sua beleza nos feriados, férias, finais de semana estava sempre repleta de turistas, me recordo que há anos atrás era considerada uma cidade dormitório, hoje ela serve de passagem para outros municípios, pois até o turista abandonou esta cidade. Lembro do discurso do atual prefeito: - começaremos com um show por mes e ainda este ano (2009) um show por semana. Realmente nós estamos assistindo um show por dia "O ABANDONO", o abandono do hospital, o abandono da população, abandono........, abandono do município. Outra frase interessante foi neste ano não vou fazer o carnaval, pois não há dinheiro, porém no próximo ano (2010) vamos arrebentar o carnaval. Realmente arrebentou (acabou) com o carnaval, arrebentou o hospital, arrebentou a cidade, não há mais espaço para tantos buracos nas ruas e mais uma vez arrebentou com o município. Parece que nós não tivemos compreensão suficiente para entendermos as várias conotações utilizadas nos discursos do atual governante de Maricá. Desta forma se fossemos analizar todos os seus dircursos, perderíamos dias analizando todas as suas conotações. Parabéns ao SRZD´!!!! continue nos informando.

  • Avatar
    13/09/2010 15:19:25Rosilene PaesAnônimo

    Se Maricá tivesse pelo menos 1 dúzia de pessoas como o Sr Spencer, com certeza essa cidade não teria se transformado no caos em que está agora. Que outros como ele, denunciem essa situação vergonhosa. Intervenção JÁ!!!!

  • Avatar
    11/09/2010 00:55:07teresaAnônimo

    De todos os descasos em Maricá, o que acontece na saúde é o pior, pois são assassinatos impunes, onde o assassino é a prefeitura. É inconcebível o que esse pato bebado fez com a cidade, numa megalomania nunca vista, onde pelo visto o sonho dele é destruir todo o Estado Rio, já que a unica coisa que o QUAQUA fez ate agora foi sumir com verbas públicas e estar há 20 meses fazendo campanha política pra mulher dele.

  • Avatar
    10/09/2010 15:32:47Suenne SantosAnônimo

    Gente, pelo amor de Deus, vamos fazer alguma coisa. Não aguento mais esse descaso que nossa cidade está vivendo. Me coloco a disposição para protestar e me mecher no que for preciso para mudar a triste história que estamos vivendo.

  • Avatar
    10/09/2010 15:25:10Val CarvalhoAnônimo

    Quando pensamos que já vimos de tudo, surge mais um absurdo do atual governo. Muitos reclamavam do antigo, mas mal sabiam o que estava por vir. O povo de Maricá é muito pacato, calmo, tranquilo e, talvez por isso, não se tenha visto ainda uma revolta quanto ao abandono de nosso município. Mas acho que não faltará muito para isto acontecer. O povo com a ajuda da mídia séria está começando a ver que há uma luz no fim do túnel. Não podemos mais esperar por mais 2 anos para mudar esta situação. Temos que fazer algo AGORA! Contamos com a ajuda de vocês, equipe de jornalismo da SRZD, para mostrar o caos que nos encontramos pois ao nosso lado só está um vereador e este busca ajuda de todos os lados para mudar a situação atual, mas nada pode fazer pois a maioria da bancada da Câmara está com este governo. Agradecemos e parabéns pelas matérias lançadas neste site.

  • Avatar
    09/09/2010 10:31:49luiz gadelhaAnônimo

    Enfim a imprensa do Rio, mesmo que só pela internet, acordou para os crimes cometidos pela Prefeitura de Washington Quaquá (PT) em sua sanha de eleger a mulher para a Câmara, Rosângela Zeidan.O caso dos ostomizados, como de resto em todo setor da saúde, pode ser considerado crime contra os direitos humanos. Só não vê isso quem não quer ou está na agenda do prefeito. Já é hora de dar um basta e confiar no MP para por todo mundo na cadeia. Num país sério, não iriam ficar impunes por quase dois anos. Agora que acordem também os outros jornais e jornalões, porque em Maricá, tão pertinho do Rio, a situação é mais escabrosa do que em Brasília ou em Dourados.

  • Avatar
    09/09/2010 10:24:19Enorê RodriguesAnônimo

    PRISÃO PARA O QUAQUÁ JÁ!!!

  • Avatar
    09/09/2010 10:14:18Enorê RodriguesAnônimo

    O QUAQUÁ É UM GRANDE CALHORDA AMBICIOSO QUE PISA NO POVO PARA ELEGER A ZEIDAN.QUAQUÁ,POR FAVOR ME PROCESSE,O MEU SONHO É FICARMOS FRENTE A FRENTE NUMA AUDIÊNCIA COM UM REPRESENTANTE DA JUSTIÇA

  • Avatar
    09/09/2010 09:46:20Romilda de CamposAnônimo

    É muito triste um municipio lindo por natureza, com mar, montanha, flora e fauna exuberante; De povo abençoado, respeitador dos deveres, seja refem de tanto, tanto, TANTO DESCASO. Existem impostos municipais, Estaduais e Federais que são repassados a Maricá, visando a saude e o bem estar da população. NÒS TAMBÉM SOMOS O BRASIL, este país cantado em prosa e verso nas propagandas eleitoreiras, no qual nada falta. Aqui falta tudo, aqui nada funciona; Aqui a saude é apenas o reflexo de um abandono TOTAL; Esgoto, sujeira, educaçao, ruas, lixo...Nada temos...Parece que nada somos, e no entanto nosso municipio é o que mais cresce na regiao metropolitana sem o mínimo de planejamento. Seja o CRISTO, a imprensa livre ( que querem acabar), O Jornalista Sidney Rezende e o Ministério Público presentes entre nós. Nós merecemos respeito.

  • Avatar
    09/09/2010 09:44:03zoraia guntherAnônimo

    Realmente a saúde nesse momento em Maricá sofre um abandono total. O Hospital de Maricá realmente está realmente precário, não temos o mínimo para atendimento, as filas são extensas para atendimento. E os postos de saúde se tivessem médicos nos dias marcados???? Temos que mudar tudo isso, não somente na área de saúde, e sim toda a administração da Prefeitura. Quando vão começar um pouquinho da obra da Estrada de Itaipuaçu???? Qualquer dia cairemos num buraco tão fundo que não conseguiremos sair.... O que foi prometido, se tivessem feito apenas 10% já estaria um pouco melhor. Sempre visito outras cidades próximas do Rio e realmente quando volto a Itaipuaçu fico bem triste, pois escolhi esse lugar para morar, por ser uma região linda, com uma natureza de fazer inveja a qualquer outro lugar, mais estou bastante cansada, pois o mínimo de condições no presente momento não temos, desde que vim morar aqui já vai fazer 9 anos, sempre pensamos em melhorias e vemos um local lindo sendo destruído por pessoas que parecem que não gostam daqui.... TEMOS QUE MUDAR TUDO ISSO!!!!! zoraia gunther - moradora a 9 anos e trabalho aqui mesmo em Itaipuaçu.....

  • Avatar
    09/09/2010 09:07:32Steffani Soraia BispoAnônimo

    A prefeitura não responde porque não tem o que responder. Meu pai sofre uma barbaridade com o abandono. Maricá nunca foi um exemplo de boa saúde, mas o governo anterior pelo menos era mais presente do que o atual. Os atuais governantes lembram aqueles cidades do interior que a pessoa entra com uma mão e outra atrás e termina o governo milionário.Como ficam rico tão rápido eu não sei.

  • Avatar
    09/09/2010 09:05:12RENATO S FIGUEIREDOAnônimo

    Parabéns a equipe do SRZD por divulgar o real estado do município de Maricá. Se possível for peço outras matérias sobre os outros muitos absurdos e descasos do atual prefeito.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.