Festa na Cidade do Samba marca lançamento do CD do Grupo Especial

A Liesa, instituição que rege os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, promoveu nesta quinta-feira (1º), uma festa na Cidade do Samba para lançar o CD das escolas de samba do Carnaval 2017. O evento contou com a presença de dirigentes, segmentos das escolas, autoridades públicas e imprensa. A ocasião foi apenas para convidados, sem a presença de desfilantes e torcedores. No próximo dia 9, no Acadêmicos do Salgueiro, a liga promoverá uma festa semelhante para homenagear os foliões.

As 12 agremiações tiveram a oportunidade de comemorar e se apresentar ao público com três passadas dos sambas-enredo. Ritmistas da Estação Primeira de Mangueira, campeã de 2016, foram responsáveis por dar o tom. Os mestres de bateria assumiam os postos na medida em que suas escolas eram chamadas ao palco.

O Paraíso do Tuiuti foi a primeira agremiação a se apresentar na voz do intérprete Wantuir. Após 16 anos afastada do Grupo Especial, a campeã da Série A em 2016 retorna à elite do Carnaval carioca com o enredo “Carnavaleidoscópio Tropifágico”, uma homenagem ao movimento tropicalista. O casal de mestre-sala e porta-bandeira foi o destaque na apresentação da escola.

Em seguida, veio a União da Ilha, com enredo “Nzara Ndembu – Glória ao senhor tempo”, com a interpretação de Ito Melodia. O samba empolgou o público presente e a agremiação fez uma das melhores exibições da noite no conjunto de samba, mestre-sala e porta-bandeira e intérprete.

 

A terceira escola a se apresentar foi a Mocidade Independente de Padre Miguel, que em 2017 cantará o Marrocos com o título “As mil e uma noites de uma Mocidade prá lá de Marrakesh”. Wander Pires, que retorna à agremiação, homenageou as vítimas do acidente envolvendo a delegação da Chapecoense. O cantor interpretou o samba com o sentimento de gratidão por ter sido acolhido novamente à casa que o lançou como cantor de Carnaval e emocionou a Cidade do Samba.

A São Clemente, com seu enredo “Onisuáquimalipanse”, foi a quarta a subir ao palco, representada pelo cantor Leozinho Nunes, que levou o samba com maestria.

A Unidos de Vila Isabel veio em seguida com o tema “O som da cor”. Igor Sorriso, cantor que em 2016 ganhou o Prêmio SRzd Carnaval de melhor intérprete do Grupo Especial, confirmou a força do samba da azul e branca de Noel.

Homenageando a cantora Ivete Sangalo no enredo “Ivete do Rio ao Rio”, a Grande Rio foi a sexta a se apresentar no embalo do cantor Emerson Dias. A tricolor de Caxias “levantou poeira” e realizou uma excelente exibição.

A Imperatriz Leopoldinense levará para a Avenida o enredo: “Xingu – O Clamor que vem da floresta”. O samba foi defendido pelo estreante Arthur Franco, que valorizou a riqueza poética e melódica da obra. Rafaela Theodoro e Thiaguinho Mendonça, que dançarão juntos pela primeira vez em 2017, mostraram garra e entrosamento e foram o destaque da verde e branco.

Oitava da noite, a Beija-Flor subiu ao palco para cantar “A Virgem dos Lábios de Mel – Iracema”. O intérprete Neguinho da Beija-Flor, que completou 40 anos de Marquês de Sapucaí, marcou presença para defender sua escola de coração e brilhou ao lado de Selminha Sorriso e Claudinho, que esbanjaram simpatia.

Nona agremiação a se apresentar, o Salgueiro trouxe “A Divina Comédia do Carnaval”. A dupla Leonardo Bessa e Serginho do Porto embalou os convidados com o samba e contagiaram o público. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Sidclei e Marcela, também se destacaram.

Terceira colocada no Carnaval de 2016, a Portela foi a décima a se apresentar com o tema “Quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar…”. Gilsinho, intérprete da azul e branco, fez o samba crescer ainda mais. O casal de mestre-sala e porta-bandeira desceu do palco e dançou junto ao público.

A Unidos da Tijuca veio em seguida com “Música na alma, inspiração de uma nação”. O intérprete Tinga foi o destaque da apresentação da escola do Borel.

A campeã Mangueira fechou as apresentações com chave de ouro cantando “Só com a ajuda do santo”. A verde e rosa promoveu um verdadeiro show. Todo o público cantou o samba da escola, que mostrou força para brigar pelo bicampeonato.

Em noite de festa na Cidade do Samba, os leitores do SRzd Carnaval puderam acompanhar todas as apresentações através da bela transmissão ao vivo pelas rádios Arquibancada e Ação. Centenas de pessoas, de várias partes do Brasil, acompanharam, junto com o portal SRzd, inclusive mandando comentários e saudando as equipes envolvidas na transmissão.


*cobertura de Pedro Henrique Leite e Rodrigo Trindade

Comentários

 




    gl