Sergio Cabral é preso em Operação Lava-Jato

O ex-governador do Rio Sergio Cabral foi preso na manhã desta quinta-feira (17) em seu apartamento no Leblon, Zona Sul da capital, em ação da Polícia Federal e da força-tarefa do Ministério Público Federal do Rio. A Operação é chamada de Calicute, um braço da Lava-Jato. Ela foi desencadeada a partir da delação de executivos das construtoras Andrade Gutierrez e Carioca Engenharia.

Outras pessoas ligadas ao peemedebista também foram presas: Wilson Carlos Cordeiro da Silva Carvalho, ex-secretário de governo do RJ; Hudson Braga, ex-secretário de obras; Carlos Emanuel de Carvalho Miranda, ex-assessor e ex-marido de uma prima de Cabral; Luiz Carlos Bezerra; Wagner Garcia, ex-assessor de Sérgio Cabral; José Orlando Rabelo; Luiz Paulo Reis. Também foram decretadas as prisões temporárias de Paulo Fernando Magalhães Pinto, assessor de Sérgio Cabral, e Alex Sardinha da Veiga.

O grupo é acusado de desviar R$ 224 milhões em contratos com diversas empreiteiras. A apuração identificou fortes indícios de cartelização de grandes obras executadas com recursos federais mediante o pagamento de propinas a agentes públicos, entre eles, Cabral. São investigados os crimes de pertencimento a organização criminosa, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, entre outros.

A ex-primeira-dama Adriana Ancelmo foi levada para depor em condução coercitiva. O empresário da construtora Delta, Fernando Cavendish, contou em depoimento que pagou o anel que Cabral deu à Adriana no valor de R$ 800 mil, em 2009. Adriana é suspeita de lavagem de dinheiro por meio de seu escritório de advocacia.

Duzentos e trinta agentes cumprem 38 mandados de busca e apreensão, oito mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisões temporárias e 14 mandados de condução coercitiva expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, além de 14 mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão temporária expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

O ex-governador Sergio Cabral já foi citado em ao menos três delações premiadas da Lava-Jato e em um processo da Justiça Federal do Rio. Cabral nega todas as acusações.

Cabral é o segundo ex-governador do Rio preso em menos de 24 horas. Na quarta-feira (16), a Polícia Federal prendeu Anthony Garotinho, acusado de participar de esquema de compra de votos em Campos, no Norte Fluminense.

Operação Calicute

A Operação Calicute é resultado de investigação em curso na força-tarefa da Operação Lava-Jato no Estado do Rio de Janeiro em atuação coordenada com a força-tarefa da Operação Lava-Jato no Paraná. O nome da operação é uma referência às tormentas enfrentadas pelo navegador Pedro Álvares Cabral a caminho das Índias.

Comentários

 




    gl