Conheça o secretariado do prefeito eleito Marcelo Crivella

O prefeito eleito Marcelo Crivella anuncia nesta terça-feira (20) seu secretariado e a nova estrutura administrativa da Prefeitura. Crivella aguardava sua diplomação para anunciar os nomes que farão parte da sua administração.

São eles:

Casa Civil
Ailton Cardoso da Silva

Secretaria de Fazenda 
Maria Eduarda Gouvêa Berto

A economista Maria Eduarda Gouvêa Berto, especialista em PPPs e concessões, vai comandar a Fazenda municipal.

Secretaria de Relações Institucionais
Luiz Carlos Ramos

Secretaria de Saúde
Carlos Eduardo

Secretaria de Educação, Esporte e Lazer
Cesar Benjamin

Guerrilheiro torturado durante a ditadura, Benjamin integrou o MR-8 e foi expulso do país na década de 1980. O jornalista e cientista político foi filiado ao PT e ao PSOL, mas abandonou a vida partidária há cerca de dez anos.

Secretaria de Transporte
Fernando Mac Dowell

Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação
Clarissa Matheus Garotinho

A deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ), filha do ex-governador Anthony Garotinho, vai comandar a Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação.

Secretaria de Cultura
Nilcemar Nogueira

Secretaria de Conservação e Meio Ambiente
Rubens Teixeira

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos
Teresa Bergher

Secretaria de Ordem Pública
Cel. Amêndola

Amêndola, por sua vez, é membro da Polícia Militar desde 1974. Ele chegou a ser citado como envolvido no sequestro e morte do jornalista Alexandre von Baumgarten. Mas sua participação nunca foi comprovada. Seu nome constava na agenda de telefone do sargento Guilherme Pereira do Rosário, morto na explosão da bomba do Riocentro em 1981, segundo reportagem do jornal “O Globo” de 2011. Filiado ao PRB, o coronel foi condenado na década de 1980 por sequestro e tortura ao cobrar um cheque sem fundo de um devedor, segundo reportagens do “Jornal do Brasil”. A pena acabou prescrita. O militar fundou Nucoe (Núcleo de Operações Especiais) da PM, que daria origem ao famoso Bope. Também foi comandante e superintendente da Guarda Municipal na primeira gestão César Maia na Prefeitura do Rio (1993-1996).

Secretaria de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação
Indio da Costa

O candidato derrotado na eleição Índio da Costa (PSD) será o responsável por comandar a Secretaria de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação –ele era cotado para Educação, mas perdeu a vaga para Benjamin.

– As políticas de Turismo serão formuladas por um Conselho composto por Ricardo Amaral; José Bonifácio, o Boni; Roberto Medina e Paulo Manoel Protasio, que ficará ligado ao Gabinete do Prefeito.

– As políticas para a Pessoa com Deficiência serão formuladas por um Conselho ligado ao Gabinete do Prefeito formado pelo deputado federal Otávio Leite e pelo deputado estadual Márcio Pacheco.

Comentários

 




    gl